Homens ‘machistas’ ganham maiores salários

Por , em 22.09.2008

Homens que crescem pensando que as mulheres devem ficar em casa podem ser rotulados como “antiquados”, mas podem ficar muito acima dos demais em termos de salário.

Um estudo realizado nos EUA e publicado na revista científica Journal of Applied Psychology sugere que eles consistentemente ganham mais do que homens que pensam de maneira mais “moderna”.

Em média isso significa U$ 8.500 (R$ 15.250) a mais por ano.

Psicólogos não envolvidos com o estudo disseram que homens inclinados a exercerem influência em suas relações podem também fazer isso no trabalho.

O estudo, efetuado por pesquisadores da Universidade da Flórida, foi feito em larga escala, com 12.686 homens e mulheres entrevistados em 1979, quando tinham entre 14 e 22 anos e mais três vezes nas duas décadas seguintes, com a última tendo sido realizada em 2005.

Os pesquisadores perguntaram se eles acreditavam que o lugar das mulheres era em casa, ou se o fato delas trabalharem poderia aumentar as taxas de delinqüência juvenil.

Previsivelmente os homens eram mais propensos a ter esta visão do que as mulheres, mas a distância entre os sexos caiu significativamente ao longo dos anos.

No entanto, quando perguntaram sobre os salários dos homens, outra lacuna surgiu, com aqueles que possuíam uma visão “tradicional” ganhando significativamente mais.

Reciprocamente, quando a mulher tinha a visão oposta, ela também ganhava mais, em média U$ 1.500 (R$ 2.700) do que mulheres com visões “tradicionais”.

O Dr. Timothy Judge, um dos pesquisadores, disse: “Pessoas mais tradicionais podem estar procurando preservar a separação histórica de trabalho e deveres domésticos, ou nossos resultados provam que este é, de fato, o caso.”

O Dra. Magdalena Zawisza, psicóloga da Universidade de Winchester, no Reino Unido, disse que há uma quantidade de teorias que poderiam explicar a diferença. Ela disse que “pode ser que homens de pensamento tradicional tenham mais interesse em poder (…), dinheiro e mulheres submissas. Outra teoria sugere que os empregadores são mais inclinados a promoverem homens que são os únicos que trabalham em casa ao invés dos demais – eles reconhecem que eles podem precisar de mais recursos para suas famílias, porque são o ganha-pão.” [BBC]

machismo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,00 de 5)

4 comentários

  • Joyce Oliveira:

    verdade , eu ja percebi isso mesmo rs

  • Andrew:

    Se você é machista e não sabe, é só fazer um teste de português.

    Tente colocar a vírugula

    Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro.

    =D

    • Laura Macedo:

      Ah, com certeza! Eu também ficaria riquíssima trepando com todos os caras ricos do país, ou pousando nua! Eis ai outra dica de como ganhar dinheiro e ter um ótimo salário me esperando no banco. DESONESTIDADE E IMORALIDADE! Estudar pra quê, né?… (ainda bem que esse pensamento não é meu)

  • ThiagoSperandio:

    Vai ver que é por isto que não estou ganhando muito, hehehe

    Quem sabe se eu ficar mais machista não ganhe mais um pouquinho né!? rsss

Deixe seu comentário!