Maconha pode aliviar glaucoma?

Por , em 12.04.2010

Segundo os cientistas isso até é possível – mas maconha ainda é ilegal, então não se anime com a idéia.

Antigamente, na Grécia, na China e na Pérsia médicos realmente receitavam maconha para aliviar a dor, para ajudar no tratamento de distúrbios intestinais e para curar a insônia. Em meados de 1800 foi a “aspirina” da época, usada como analgésico.

A maconha contém ao menos 60 substâncias químicas conhecidas como canabinóides – entre eles o THC é o principal componente responsável pela “viagem” da maconha. Um dos usos do THC é a redução de náusea e da perda de peso em pessoas com HIV.

Tanto pessoas mais velhas como mais novas que nunca tiveram experiência com maconha podem não tolerar os efeitos colaterais do THC. Médicos geralmente prescrevem vários outros medicamentos antes de apelarem para esse químico.

O glaucoma faz com que a pressão no olho aumente, o que pode causar perda de visão. Sabe-se que fumar maconha reduz a pressão na órbita ocular. E seu médico pode até prescrever outros remédios para o glaucoma, mas sabe-se que eles perdem o efeito com o tempo.

Alguns médicos defendem o uso da maconha em casos “legítimos” como o do glaucoma, mas as autoridades ainda a consideram uma droga perigosa.

Junto com os problemas como vício na droga, a maconha pode causar perda de memória e as substâncias da fumaça podem causar câncer.

Fonte: LiveScience

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

56 comentários

  • Julio Cesar Lopes:

    Fala mal mais toma bebida alcoolica fuma cigarro e julga que nao sao a sua maneira

  • Pamella costa:

    , olhaa soo gente o cannabiis eeh erva, ee acho que deveriia sim liberar, afinaal saii da terra e deixa as pessoas numa brisa cara… , e se tem gente que critica, e porque nao sabe que tabaco e alcool tbm sao drogas, e bem pior que o cannabis !

  • Willams:

    Cidadãos, aqui vai minha sugestão: quem consume essa droga , alimenta a criminalidade e na minha opinião deveria ser punido como traficante,pois só existe tráfico, porque existe consumidor.

    • Carlos Henrique Santos:

      Se o traficante depender da maconha, tah mais ou menos enrolado. Traficante mexe é com COCAINA

    • Guilherme Marques:

      nao so existe trafico pq nao legalizo a erva ainda se fossem prender todos os usuarios como traficantes ia ter mais cadeia doque cidades maconheiro encubado e oq mais tem por ae

    • Andre Ipolito:

      larga de ser ignorante, só existe trafico por causa da proibição !

  • Alexandre __\|/__:

    Tem um certo pessoal ae q comentaram falando mal,e fazendo muitas críticas da nossa erva,agora eu pergunto por que falarem mal duma coisa que vocês não conhecem, isso é preconceito porra! E a maconha não e a porta de entrada para outras drogas basta a pessoa ser cabeça.A maioria das pessoas q são contra,são usuários do tabaco,que mata! Fume maconha,não cigarros,pois neurônios você tem milhões e pulmão você só tem dois! Fogo na bomba! __\|/__

  • Gleyder:

    E iso ai to com vcs
    so q preferia q liberasen a erva por q depois q liberaran vai acabar com a moral dos traficanres
    eu adimito mesmo q fumo mais iso e o q menos inporta.

  • caique:

    meu deus ajude a essas pessoas sairem dessa vida.

  • Lívia Marya:

    TENHO UM AMIGO Q É VICIADO EM MACONHA & CRACK GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM CHEITO Q EU POSSO AJUDA-LÓ???
    TENHO FÉ EM DEUS CREIO Q ELE VAI VOLTAR IR PRA IGREJA COMIGO IAMOS JUNTOS TODOS OS DIAS E ADORAR AO SENHOR…….

    • Adller Thug:

      olha. o povo que fala mal da maconha. se nos maconheiros perguntar p um desses oq é a maconha. eles nem sabem. hoje a maioria do povo vai pela a cabeca dos outros. o reggue a maconha. traz uma paz. um alivio.
      entendo vcs. nao concordarem com a liberacao. vcs sao filhos do sistema. num intende. cada um tem seu modo de viver a vida. entao se procupe com vcs e nao com nos,, ( procupe-se masa com sua consiencia doq com sua reputacao. pois sua consiecia é oq vc é. e sua reputacao é oq os outros acham de vc.. mando um salve ai a todos maconheiro de plantao;;

  • faby:

    a forma que vemos as coisas, é a forma que a sociedade nos mostra!!!
    assistimos na televisão, muitos comerciais de cerveja entre outras bebidas… e achamos normal o uso do alcool e nicotina… tudo por causa da grana que ele redem pra “sociedade” não sei acho que eles estão meio sem saber como cobrar o imposto da erva, por isso não liberam…
    e no fim das contas eu que sou uma cidadã do bem, tenho que me esconder, me reprimir porque aqueles que deveriam me dar segurança ME CAÇAM!!! vamos lutar peos nossos direitos galera!

  • Rubens Cod:

    Kara uso da erva já a 16 anos….
    fumo de 2 a 3 cigarros de maconha por dia
    terminei meus estudos
    Hj tenho meu trabalho honesto e dentro da lei
    minha esposa fuma já a 8 anos, já nos conhecemos assim. fumando.
    Ela tmb trabalha cumprimos com nossas contas, pagamos nossos impostos…. estamos pensando em ter filhos..
    conversamos muito sobre o nosso habito de fumar… pois devido ser proibido pela lei… (e não mais pelos homens)
    não sabemos como conversar isso com eles, quando já estiverem discernindo as coisas..

    mas nunca deixamos de cumprir com nossas obrigações…
    poucos sabem de nossa vida particular ( o uso da Maconha)

    e acredito assim como o ar serve para respirar, que no momento em que a maconha for liberada e passarmos a educar o nosso povo com novas leis, e costumes, a democracia ainda irá continuar,, mas a taxa de crimes ira cair… acredito que ate 50%

    então,,, as pessoas verá como e importante respeitar o direito de cada cidadão..

    A maconha só e proibida pq os impostos não são pagos legalmente………

    criem impostos para a venda da maconha e legalizem o que Deus criou… pq o que nasse da terra a todos os Homens pertence..

    Rubens EllCod

    mas nunca deixamos de cumprir com nossas obrigaçoes…
    poucos sabem de nossa vida particular ( o uso da Maconha)

    e acredito assim como o ar serve para respirar, que no momento em que a maconha for liberada e passarmos a educar o nosso povo com novas leis, e costumes, a democracia ainda irá continuar,, mas a taxa de crimes ira cair… acredito que ate 50%

    então,,, es pessoas verá como e importante respeitar o direito de cada cidadão..

    A maconha só e proibida pq os impostos não são pagos legalmente………

    criem impostos para a venda da maconha e legalizem o que Deus criou… pq o que nasse da terra a todos os Homens pertence..

    Rubens EllCod

  • L30:

    Gostaria de chamar atenção para uma confusão que é muito comum.
    O usuário não é o culpado pela violência e outros malefícios do tráfico de drogas. A lei é que não permite outra alternativa para os consumidores… ou o sujeito “cospe na panela” e vai arrumar o produto com traficantes, ou então ele terá que cultivar sua erva (o que não é viável para a maioria).
    É muito facil chegar e culpar o usuário pelo dinheiro e poder que os traficantes detêm, o difícil é enxergar o que está por trás disso tudo. Na verdade a Guerra às Drogas não fortalece apenas os traficantes, é uma questão de interesses políticos, há muito dinheiro envolvido. Enquanto hipócritas ambiciosos não sairem do poder a sociedade continuará pagando o pato.

  • Silvia:

    Aqui na Lagoa da conceição esta droga já está liberada.Faz parte da cultura retardada dos velhos surfistas dos anos setenta,que teimam em levar adiante este maldito hábito de fumar o boris,e ainda são eleito para cargos públicos e recebem do governo verbas para suas ONGS.Aqui tá tudo dominado,do pescador ao pescado.Só que não tem redes para pescá-los,pois os peixes são GRANDES! – ÓI,ÓI,Ó.TAIS É TOLO!
    -Não toca nos meninos!

  • lucas prates:

    acho que o cannabis deve ser liberado, pois as pesssoas ficam relachadas com o uso dela,o alcool sim deveria ser proibido ,pois as pessoas ficam inconcientes com ele,e a erva é planta,e deixa tranquilo.

    pois é, a erva deve ser liberada,pois é natureza!

    • Filipe Gomes:

      Concordo com você Lucas, a cannabis deveria ser liberada, ela acalma as pessoas, quando você a entende.

  • Geovani:

    Geraldo, pergunte para o Gabeira se vc pode fumaaaaa !!!

  • Nolra:

    Acorda Gente! … Alcool e cigarros tmbm são drogas! só pq vc consegue Comprar fácil em qualquer esquina ñ significa que “são droguinhas do Bem”
    Sou a favor da liberação (do restante delas), pois se a proibição se resulta na situação atual, vamos tentar o contrário!
    -Eu bebo bebidas alcólicas (socialmente) como a maioria da população, mas nen por isso saí por aí matando, roubando, espancando e etc..”DEVE-SE SABER USAR QUALQUER UMA DELAS”
    – Só pra citar, quando aconteceu a liberação das drogas naturais na Holanda, nen todos os Holandeses param de trabalhar, estudar, para fumar o dia inteiro! (esse parece ser o maior medo do Brasileiro ao citar a Liberação)

    até!

  • nada:

    Já dizia D2: “São dez mil anos de uso e nem sequer uma morte!”

  • Cla:

    Existe colírio pra glaucoma feito da cannabis, mas não é legalizada no Brasil. Conheço um médico que importou para pesquisa, tomou alguns vidrinhos e não sentiu efeito algum, e portanto o colírio realmente só serve pro glaucoma. Porém, por ser substância proibida no Brasil o colírio não pode ser comercializado aqui.

  • Dona matildi:

    So estudante de arquitetura, tenho 19 anos e fumo maconha desde os 13, ja me envolvi com outra drogas com cocaina, fiquei um tempo so usando pó, mas graças a minha força de vontade ,consegui parar sozinha, não me internei nunhuma vez, vi varios amigos sendo internado, pos eles queria contiunuar seus vicios em tal coisa, mas eu não, entao hoje em dia, unica coisa que eu faço é fumar erva, pos sei q isso me faz muito bem muito bem msm, desde quando eu descbri o outro lado da erva melhorei em tudo na minha vida.
    Ates so fumava pra me divertir e por onda dos amigos, agora não, agora eu sei realmente o que a maconha traz de bom na vida de uma pessoa. meus pais sabe que eu fumo, não gostam , mas aceitam, pos sabem q ela me deixa bem e deixa a nossa familia mas unida. eu so muito agressiva tenho alguma disturbios neurologicos , tenho um neurologista q me ajuda muito minha familia me ama e eu a eles.
    Não vem dizer q agente contribui com o trafico não, pq não e agente que lucra com ele
    pelo contrario
    sou usuaria e sei o perrengue q e pra conseguir.
    e quando conseguimos ainda levamos erva ruim podre e problema com a policia ,
    se fosse legalizada poderiamos ter nossos pezinhos em casa
    iamos fumar qualidade sem acabar com a sociedade.
    Obrigadaa todos

  • paulo stehling:

    GERALDO BOHESSEF vc não sabe de nada , ouviu o galo cantar mas num sabe aonde. se liga, antes de falar besteira procure estudar.

  • Carlos:

    Pô meu!!!Fala sério
    Por isso que “os mano” andam de gorrão, jaquetão de indio e o olho mucho.

  • wilson:

    PARA O MARCELLO DO EZEQUIEL

    Voce que fuma desde os 12 anos é uma prova de que a maconha faz a mente regredir pois com 29 anos os erros de português são tantos que somente faz reforçar a minha opinião de que droga é uma porcaria!

    • Filipe Gomes:

      Comentário sem base, nada com nada, por isso que o Brasil não progride

  • César:

    Caraca!
    O cara usa maconha desde os 12 anos e acha legal?!?!
    Parece aquela comediante q tem uns vídeos no Youtube: “-Eu uso maconha faz 30 anos e não estou viciada!”

    Gente, acho que a questão não é legalizar a maconha e sim criar um MEDICAMENTO à base de THC para tratamento de glaucoma.
    Quando alguém tem dor de cabeça, não sai fumando casca de salgueiro, mas toma AAS (aspirina).

  • César:

    Libera o crack também! Faz emagrecer!

  • Frangolino:

    Penso que ao invéz de fazerem o uso de cigarros de maconha por parte dos pacientes,a industria farmaceutica fará quem sabe algum medicamento feito a base de maconha sem os efeitos adversos contidos na planta.

  • Joelson:

    O assunto é tão complexo que cada um tem um pouco de razão, os que são contra a legalização e os que são a favor.

    Porém o problema do tráfico chegou num ponto tão crucial que acredito que a legalização traria muito mais benefícios do que malefícios. São diversos problemas sociais ligados à ele, como violência, tráfico de armas, corrupção, roubo, assassinatos. Praticamente uma guerra civil, sem contar a questão da saúde pública, pois hoje quem consome drogas não consegue nem imaginar que tipo de substâncias podem estar contidas junto com o princípio ativo.

    Portanto, na minha humilde opinião, a legalização hoje é a única forma de se viabilizar uma forma de acabar com o tráfico de drogas.Não precisa ser a legalização liberal, mas sim com controle, com acompanhamento.

    Há algum tempo atrás li um artigo onde era proposto que o usuário tivesse o direito de plantar maconha para consumo próprio, ou seja, seria permitido que cada pessoa tivesse um único pé. Claro que isso pode também trazer consequências, porém achei uma forma simples de inviabilizar o papel do traficante.

  • marcello do ezequiel:

    eu fumo maconha des dos 12 anos tenho 29 anos agora so que so uso ela pra durmi todos os dias antes de durmi me relaxa faz que eu durmo mais rapido e na opiniao de quem disse que leva as outras drogas nada haver quem gosta de maconha nao e fan de cocaina efeitos totalmente contrario concordo em liberar ela pq assim os traficantes vai ter menos oportunidade de mostrar seus outros produdos que da mesmo dinheiro sao as quimicas

  • Carlos Dan:

    Eu tenho Glaucoma. Será que isso um dia virá a ser respaldo para consumir DORGAS IARIARIARIARIARAIRAIRI

  • Eduardo:

    Gente, quem não conhece não sabe. Quem vê pessoas conhecidas ou ouve falar de casos extremos não está nem perto da realidade. Abre o olho, certinho! Seu chefe super-bemsucedido pode ser um usuário e vc que não conhece nunca vai saber, e não, não é ele que vai matar a família pelo vício. Beba seu Uísque, fume seu cigarro e tenha a consciência limpa pois está do lado da lei, certo? hipocrisia e falta de informação…

  • Drdoom:

    CULPADO ? VÍTIMA ? Como poder determinar ? Porta para outras drogas ?
    Para acabar com isso precisa 5 coisas:
    Policiais Honestos com salarios ótimos
    Proibição do alcool – A mais perigosa droga, não sejam hipócritas por beber, lembram, causa cirrose e comportamento anti-social, quase todo mundo se droga com álcool, então ta tudo bem ?
    Espera um pouco, não é nos bares que os traficantes ficam ?
    Penas severas para o traficante, tipo trabalho pesado obrigatório, quebrar pedras por exemplo. Eles são a máquina que promove o crime.
    fechando o circulo, tudo começa com a polícia honesta, com educação (estudo) e bem remunerada, sem isso nada da certo.
    Tratamento para o usuário de alcool, maconha, cocaína etc.
    Vontade política, quantas vezes ja pegaram políticos envolvidos com o tráfico ? Não tinha aquele que cortava as vítimas com moto-serra ?
    Fechando o circulo a base de tudo esta em uma polícia honesta, educada e bem remunerada, ai o resto da certo sem injustiças.

  • wilson:

    Quem usa droga (qualquer um tipo de droga) sempre irá defender
    o livre arbítrio mas no fundo são tão bandidos,traficantes e criminosos quanto aos que vendem,traficam e imponhem o medo,destruindo famílias e juventude!Duvido que algum pai que tem o filho viciado defende a legalização da maconha e ou outros
    tipos de drogas!
    Somente quem já é viciado e não tem amor próprio defende esta
    tal ” liberdade” que encarcera o próprio usuário!
    Se algum usuário(viciado ou não) se sentir feliz com esta condição;acho que deveria procurar um psiquiatra antes de matar a própria família para roubar para consumir tal produto!
    Espero sinceramente que quem usa pense que está destruindo sua própria existência e enriquecendo traficantes(que não usam) e alimentando a violência em nosso país!
    SEM DEMAGOGIA: QUEM USA TAMBÉM É CULPADO

  • Waldecir:

    Sou a favor da legalização, melhor dar o dinheiro das drogas para o governo e empresas do que para os bandidos e financiando seus arsenais. Além disto isto ajudaria no ramo dos remédios para casos como o do glaucoma.

  • Ernani:

    Irmãos, – escutem! Cuidem dos seus filhos, caso contrário eles serão adotados pelos traficantes, pedófilos ou pelas torcidas (des) organizadas.

  • Ernani:

    Deixemos de hipocrisia, pessoas sem amparo famíliar, sem amor, sem lar, sem apoio social, carentes de afetividade, etc e tal, é que engrossam as fileiras dos drogados. Quem de nós, estou me incluindo, perde um pouco do seu tempo para ajudar alguém. Alguém que anda se perdendo nessa vida. É claro que existem os inconsequentes, mas até eles usam a droga como válvula de escape. Somos ainda imperfeitos, logo acredito que a nossa Terra seja mesmo um mundo de expiação. Cada um cuide de suas obras na Terra, pois 2010 vem chegando.

    O traficante são pessoas que estão aproveitando as mazelas sociais

  • Willams Lima:

    Caros Leitores,acredito que enquanto não se libera o uso desta droga, ninguém deve pensar em usa-la,pois quem faz uso de maconha estar alimentando a criminalidade.

  • Jose Henrique:

    Muitissimo bem colocado Claudio.

    Geraldo, relendo meu post, pareci exaltado.
    Desculpe não é essa intenção!

    Abçs!

  • Claudio:

    Geraldo, discordo de você. Provavelmente você não é usuário e conhece pessoas fora do seu circulo de amizade que chegaram a uma conduta extrema. O termo mais correto é que “pode ser” a porta para outras drogas mais pesadas. Mas não que isso seja uma regra.

  • Jose Henrique:

    Desculpe discordar de vc Geraldo, mas esse papo de maconha abre porta pra outras drogas é furado!

    O usuario de maconha so tem contato com outras dorgas, pq ela nao é liberada e, infelizmente, a pessoa recorre ao traficante. E é sabido que traficante não vende somente maconha, outro somente cocaina etc… E o cara não vai querer perder mercado…
    Agora imagine se a maconha fosse legalizada, não somente liberada, se ela passasse por tributação assim como é o cigarro e o alcool. Essa “porta” se fecharia, não é mesmo?!?!

    Este é um assunto bem polemico, prefiro parar por aqui, não sou a favor e nem contra a legalização da maconha. É realmente um assunto muito delicado pra se falar abertamente. Ha muitas opiniões e não quero “pesar” pra nenhum dos dois lados, muito menos impor a minha… E vou entender, claro, se vc discordar de mim.

    Abçs!

  • Bovidino:

    Juan. Essa é ótima.

  • Bovidino:

    Geraldo Bohessef
    O caminho das drogas não inicia pela maconha mas sim pelo cigarro ou tabaco que é ‘legal’ associado ao alcool que também é ‘legal’. Do cigarro comum junto com o alcool, é que se passa para a maconha e daí por diante.
    Todavia, todas as drogas podem ser uzadas com bom senso. O que falta mesmo é o bom senso para o uzo na medida e na ocasião apropriada. Os idiotas transformam qualquer coisa boa em vício degradante.

  • Mary Juana:

    Cade o olftalmo que libera a bagaça???

  • Juan:

    Maconha faz mal para a memória e outras coisas que não me lembro…

  • Marcos Psiq:

    Na Psiquiatria não existem mais duvidas que o uso da maconha atua como fator desencadeante e agravante de diversas doenças mentais. Estas levam a tentativas de suicidio, agressão a terceiros, maus cuidados pessoais, dificuldades no trabalho, etc…
    .
    A legalização da maconha para diminuição da criminalidade é balela, pois o vagabundo traficante de hoje é o vagabundo assaltante de amanha.
    .
    As drogas causam dependência, e dependência é o contrario de liberdade.
    .

  • Daniel:

    Em primeiro lugar:

    Não há se quer um caso no mundo de morte provocada pelo uso da Cannabis. Muito menos por cancêr, derivado do uso da mesma.

    Segundo:

    São pouquissimos os relatos oficiais de usuarios que desenvolveram algum tipo de dependência. Em todo o caso, a maconha vicia muito menos do que o Cigarro, causa menos dano e é proíbida por ser considerada “perigosa”.

    Perigosa à quem???

    Vamos querer selecionar melhor as matérias para não queimar o filme, né?

  • GERALDO BOHESSEF:

    Não conheço uma só pessoa que começou a fumar maconha e que não tenha passado para outras drogas pesadas. A maconha é a porta de entrada para a cocaína , crack e outras drogas.

  • jeane:

    Acho extremamente válidas essa colocações,para fins de concientização da socidade.deveria ser liberado de forma parcial,com limitações de consmo,e acompanhamento fiscalizado.pois os riscos ainda são grandes em relação principalpente para juventude,que continua não sabendo ter limites.mas acho que talvez uma liberação possa trazer uma diminuição no tráfico.isso ainda é muito complexo.

  • Eliakim Ferreira Oliveira:

    Eu, sinceramente, acho realmente isso possível, levando-se em conta os componentes químicos da maconha. Um fato que sei sobre a maconha é que ela pode acarretar em estados eufóricos e depressivos.

  • wilson:

    Agora todos os maconheiros que alimentam a violência sustentando traficantes irão usar este artifício para poder usar maconha mesmo sabendo que este é o primeiro passo para o uso de drogas mais pesadas!
    Estes idiotas que pregam a legalização de drogas deveriam saber que em suas mãos correm sangue de chacinas,crimes,assaltos e muita violência que ocorrem no país!
    Quero que legalize o direito a alimentação,saúde e educação neste país!Principalmente a educação pois o que estes analfabetos escrevem…

  • Drdoom:

    sorte da galera que então é imune ao glaucoma, agora só falta aumentar a visao das autoridades, afinal ate o Fernando Henrrique admitiu que ja fumou.
    Nao se escuta noticias do cara que fumou um baseado e matou varias pessoas no transito.
    Maconha não é uma droga perigosa, perigosas são as drogas aceitas e consumidas livremente pela sociedade, alcool, tabaco, antidepressivos e por ai vai.
    Conheço pessoas respeitaveis que na realidade são bêbados e ou boleteiros, e não se sentem viciados em drogas porque podem consegui-las com o médico ou no buteco da esquina.
    DIGA NÃO AS DROGAS, INCLUSIVE PARA AS PERMITIDAS !!!

  • adamo:

    LIBERA JÁ!

  • Ernani:

    Vou usar THC para dimunir a pressão ocular. Já pensou um colírio a base de THC? O que vai ter de neguinho pedindo umas pigadinhas. O Mangaba… fumou e hoje é autoridade, é uma autarquia. Acho que só vou intender a teoria do buraco da minhoca que fica dentro do buraco negro usando o THC, ou será, LHC?! Que viagem…

  • Lucas:

    Legalize já!
    pelo menos tem benéficios, e tem muita gente ai que bebe e fuma cigarros e discrimina!
    mas “to” pra ver ainda um caso de morte causada pelo consumo de cannabis!
    deveriam tomar como exemplo a Holanda… e olha que todo habitante lá tem um fuzil em casa para o caso de guerra…

    Bebida sim deveria ser proibido, pelo menos as propagandas igual fizeram com o tabaco! mas preferem proibir um “mato” uma planta! como se quem a usasse fosse um estuprador…. a fala sério!

Deixe seu comentário!