Meninas preferem a cor rosa a partir dos dois anos de idade

Por , em 19.09.2011

Será que as meninas gostam de rosa e os meninos de azul naturalmente ou apenas pelo estereótipo que a sociedade criou para essas cores? A resposta certamente é a segunda opção. Uma nova pesquisa demonstrou que ninguém nasce gostando mais de uma dessas duas cores.

As meninas começam a procurar objetos cor-de-rosa a partir de dois anos de idade, o que mostra que elas não nascem com essa preferência. Os meninos, por outro lado, começam a evitar qualquer objeto rosa nessa mesma idade.

Anteriormente ao estudo, algumas teorias supunham que haveria uma vantagem evolutiva nas mulheres, que seriam atraídas pelas frutas e folhas mais coloridas, mas esse parece não ser o caso.

Pesquisadores acreditam que os bebês não são biologicamente programados para preferir cores em particular, assim como não gostam delas muito precocemente como se pode imaginar.

As crianças, ao invés disso, se tornam “detetives de gênero”, e logo que começam a entendem que são um menino ou uma menina, começam a procurar maneiras de estar de acordo com o estereótipo social do gênero. Não é muito difícil que elas entendam as cores que devem gostar, já que desde antes de nascerem, seus quartos e roupas já estão separados por cores representativas.

À medida que crescem, as meninas têm desde computadores até lancheiras cor-de-rosa, enquanto os meninos têm os mesmos objetos em azul.

A partir de dois ou três anos, as crianças costumam começar a falar sobre sexo e buscar informações sobre ele. Assim, como a cor rosa socialmente significa feminilidade, não é surpreendente que as meninas nessa idade sejam atraídas pela cor.

No entanto, essa rigidez parece diminuir com a idade. É só pensar na quantidade de homens adultos que usam camisas e gravatas rosa sem nenhum problema. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)

4 comentários

  • Willian:

    eu nunca gostei muito de azul sou rockeiro entao PRETO!!! oh yea!

    Boa materia,continue assim.

  • Flor de Lis:

    Rosa é a única cor que eu não gosto…e pense na tristeza quando vejo minhas fotos de infância… eu, criança inocente, toda vestida de rosa…rsrsrs… ô meu Deus… como é ruim não poder emitir opinião… graças a Deus cresci…ô dádiva!!!!!

  • Wellington Goncalves:

    Hum….
    e as tendencias gay ?

  • Milena Karla:

    Eu prefiro azul! Quando eu era pequena eu gostava mais de lilás,depois fui pro azul e roxo. Acho que vai da cabeça de cada pessoa gostar ou não de certa cor,eu era influenciada pelas minhas amiguinhas a gostar mais de rosa,mas depois eu parei e falei: -Mas eu gosto mais de azul cacildis!

Deixe seu comentário!