Biólogo descobre a menor cobra do mundo

Por , em 3.08.2008

A menor cobra do mundo com apenas 10 cm de comprimento foi encontrada sob uma pedra na ilha caribenha de Barbados.

A nova espécie foi chamada de Leptotyphlops carlae e é menor do que todas as demais 3.100 espécies conhecidas de cobras, de acordo com o biólogo Blair Hedges, da Universidade Estadual da Pennsylvania, que também ajudou também a encontrar o menor sapo e o menor lagarto do mundo.

A pequenina cobra se alimenta de cupins e larvas de cupins e foi encontrada em 2006. A descoberta de Blair foram publicadas na revista científica Zootaxa, no domingo.

A maior cobra do mundo é a píton reticulada (Python reticulatus) da Ásia, que pode chega a 10m de comprimento.

As cobras existem desde a época dos dinossauros. O fóssil de cobra mais antigo conhecido foi datado com 100 milhões de anos. E as primeiras cobras, que se pensa que evoluíram dos lagartos, de fato tinham membros bem pequenos.

Blair pensa que a nova espécie está próxima do tamanho mínimo de cobra que pode existir. Ela bota um único ovo por vez e ele toma grande parte do corpo da mãe, segundo ele. [Reuters]

maior cobra do mundo
A maior cobra do mundo é a Python reticulatus

• Erenilton Ramos:

Sinto muito mais ele ñ foi o descobridor dessa espécie, pode até ter sido o divulgador e nomeador dela em 2006, más tenho 25 anos e desde que me entendo por gente, conheço-a desde criança aqui no Brasil nas plantações de feijão aqui do interior da Bahia é muito comum, e já vi um exemplar de cerca de 50 centímetros morto no caminho da roça, más desse tamanho somente uma vez eu o vi, menorzinha já encontrei vária e por aqui a chamamos de cobra de ferro, damos alguns nós nela e ela desata sozinha…

• Erenilton Ramos:

essa foto ñ mostra mais na parte de baixo no final da calda tem uma manchinha amarela ou branca, em todas que vi.

• Zilmar Vargas Ilha:

a reportagem fala em 10 cm….e nenhuma mancha na caUda……

• bruno:

isso ai e um monstro

• leonardo:

cobras são muito perigosas mesmo, mas que é uma coisa bonita, isso é mesmo…

• leonardo:

cobras são muito perigosas mesmo, mas que é uma coisa bonita, isso é…

• glautemir:

nossaaaaaaaaa pensava que as cobras nao poderian chegar a esse tamanho, mais por encrivel que pareça ah cobras que ainda nem foram descobertas. impresionante ver essa foto, é de dar medo. seráá que existe cobras maiores que esta.

• as:

Sim. já vi uma foto. ela tem 19 metros, mas foi morta.

• RONY:

CARACOLIS É REALMENTE IMPRESSIONANTE ESSA NOVA ESPECIE PELO SEU TAMANHO [10CM] É UMA MINIATURA SE CONSIDERARMOS QUE HÀ ESPECIES ENORMES,MUITO LEGAL E AO MESMO TEMPO INACREDITAVEL POIS COMO SOBREVIVE EM MEIO ANIMAIS ENORMES?,SIMPLESMENTE DEMAIS!!!.

• marlos:

a maior cobra do mundo esta na malasia tem 15 metra e pesa 500 kilos

• pedro:

seus burros montagen

• pedro:

gostei muito de seu comentario

• gilvan anselmo valle moreira:

ainda acho q não existen cobras desse tamanho! alguém ai sabe reportar?

• Jessika vilar:

Oi,eu moro em recife,eu me apaixonei por essa cobra,eu achei ela dmais,e até linda por sinal,ela se pareçe com migo…ha ha ha ha brincadeirinha,ela se parece com ela.

• josé israel:

Está cobra pode ser a maior cobra já encontrada nos dias de hoje por que
    nos antigos tempos não é verdade porque á maior tinha quase 50 metros de comprimento.

• max:

eu amo cobra

• raquel:

q daora..

• emilly:

pocha cara primeira ves qui eu vejo;
    uma cobra dessas.

• daniel:

isso e tudo mentiro pwo vc e burro demais pwo carra eu ja via u

• Isabela:

Gente Pelo amor de Deus, sao animais perigosos, que nao deve ficar livre por aii nao, q nem a outra falou, eles tem o msm direito q o nosso, sónao mexer q elas nao fazem mal a nos, e se vc esta em lugar sem fazer mal a ela e te pica, HUm?
    Coisas bonitas e seguras devem ser apreciadas eeee ajudar mantes sua especie, ja animal q pode prejudicar um humano como qualquer cobra, deve presenciar sim, dentro de uma jaula, assim como um presidiario em questao humano, tem o animal q prejudica tambem.

• karolina:

nossa bastante irado eu queria que no mundo nao existisse coisas venenosas.”

• ildamilene:

ela é enorme,é linda…

• fernanda:

essa cobra e muito grande e muito linda

• czar:

Eu achei uma cobra dessa na minha casa em niteroi rj, ela então existe aqui no rio de janeiro tb.

• yasmin:

para mim a cobra pode ser grande ou pequena
    mais o inportante é que a gente temos que preservar
    o que a gente tem as pessoas estam matando os
    animais para comer voces acha isso serto

• jhonekened:

parabens vc escreveu a mesma coisa que eu acho.

• jhonatan:

que cobrão em!!!!!!!!!!!11

• davi:

para mim esta cobra é pequena mas tem veneno,então o seu tamanho não importa ela pode ser inofensiva se você respeitar o espaço dela.

• Débora Soares Pereira Brito:

olha eu amooooo de coração serpentes então nao acho q elas tem nada de perçonhentas e nao fais mal a ningém se nao mexer com elas só devemos ter certeza q ela irá picar apenas se elas sentirem q queremos a fazer mal pra ela.
    Além delas serem lindas tem o direito de viver livre como nós seres humanos………..tah
    Tem mais;;;;;;;;;;;
    quero deixar esse recados a todos os fanáticos de serpentes como eu…. Q SE VC GOSTA DELA DEIXE ELA SER LIVRE E FELIZ ASSIM COMO NÓS!!!!!!!!!!!
    muitos dizenm q o cão é o melhor amigo do homem
    devemos tê-las também quase igual a um cão… só a diferença é q elas devem ser livres na natureza……….
    A VOCÊ Q GOSTA DE SERPENTE VAMOS AS PROTEGER JUNTOS… POIS É JUNTOS QUE FAZEMOS A DIFERENÇA,,,,,,,,,,,;;;;;;;;;;……………..
    BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

• lauli pontes:

essas cobras realmente são grandes,mas amior cobra do mundo foi encontrada no amapá em 1948 media 40 metros e pesava 5 toneladas.

• luzenir:

moro em rondonopolis, e vivo encontrando estas cobrinhas aqui em casa,fico com medo pois tenho criança pequena e gostaria de saber se elas são venenosas ou não,de qualquer forma para mim são cobras de qualquer jeito.há e ontem encontrei uma coral aqui dentro da minha varanda,tb não sei falar se era verdadeira ou falsa.afina são muito parecidas.

• Pierre e Jão:

– A risada da luciana é Ridícula!!! – Pierre. – Se tentar me matar liga pro meu telefone e marca um horário!!!! ahushaushaushuahsua!
    … O jão tá aqui no outro PC!!! Ele tá desligadão jogando jogos infantis!!!
    – Eu n to jogando jogos infantis!!! – Diz Jão.
    – Magina!! Só tá jogando Padrinhos Mágicos!! – Diz Pierre.
    – Tá vo falar o q interessa!! Ouvi falar q a píton tem duas cabeças!! É verdade??? Acho q não! – Diz Jão.
    – Na minha opinião vc viaja demais!!! – Diz Pierre!
    – Olha eu acho q tbm a cobra de 10 cm é uma minhoca!! Concordo com a Luciana!! – Diz Pierre.
    – A gente só tá encomodando…. Nem manda!! – Disse Jão.
    – Vo mandar!! – Diz Pierre!
    – Nãooo! – Grita Jão!
    – Pronto! – Pierre

No estado de Mato Grosso, precisamente em Colíder, vi algo semelhante (o que parece ser comum por lá). Seria bom que os biólogos brasileiros se interessassem por pesquisar, pois como temos uma das maiores cobras do mundo, é possível que também tenhamos uma das menores.

• Isis:

Eleandro, existe um reptil q chamam de cobra-cega tbm, e a amphisbena alba.
    Cobra-cega e apenas um nome popular, utilizado com a amphisbena(reptil) e a gymnophiona(anfibio), q alias sao realmente muito parecidas, a diferenca e q o reptil tem escamas e o anfibio nao. 😉

• Eleandro:

ONTEN EU ACHEI UMA “COBRA-CEGA” AQUI EM CASA… MUITO PARECIDA COM ESSE REPTIL AI.. PORÉM COBRA CEGA NAO É UM REPTIL MAS UM ANFIBIO! QUE COISA NÉ!? RSRS

Luciana, ele realmente não mencionou.
    Mas não dá pra responder a sua pergunta porque não sei se foi esquecimento ou não. Não sei nem se ele tinha tal informação.

• Vi:

Se a serpente é peçonhenta ou não, realmente a informação deveu. Até pq nem dá pra ver se o animal tem as características que distinguem serpentes peçonhentas das não peçonhentas tais como presença de fosseta loreal, o tipo de cauda e a dentição. Agora quanto a ser minhoca, certamente ela não é. Minhocas não possuem escamas.

• Dinis:

Para mim, apesar de ser pequena demais, ela tem veneno sim so que a mesma nao custuma picar alguem de qualquer maneira sem que alguem o ofenda. Pois nos devemos temer todo o animal existente no Mundo dado que ha outros animais que nos despresamos por ser demasiado pequenos mas sendo perigosos.

Mas o bichinho e nojento…. Ahahahahahah…..!!!
    bribribri…..