Ícone do site HypeScience

Meteorito gigante é retirado de buraco na Argentina

Meteorito Gancedo

Meteorito Gancedo

No último dia 10 de setembro, astrônomos da Asociación de Astronomía del Chaco encontraram um enorme meteorito ferroso, e conseguiram recuperar o mesmo no fim de semana seguinte.

O meteorito foi encontrado depois de várias pesquisas e levantamentos preliminares, mas o tamanho do meteorito não foi previsto pela pesquisa, e causou surpresa entre os astrônomos envolvidos.

Batizado de Meteorito Gancedo, em homenagem à cidade próxima, ele pesa 30.800 kg, perdendo apenas para o meteorito Hoba, encontrado na Namíbia em 1920, que pesa cerca de 60.000kg.

O meteorito Gancedo foi encontrado em uma região do Chaco chamada Campo del Cielo, ou Campo do Céu, uma região em que caíram vários meteoritos semelhantes 4.500 anos atrás. Campo del Cielo tem muitas crateras, que foram descobertas pelos europeus em 1570, mas elas já eram conhecidas dos indígenas.

Não é o primeiro meteorito ferroso que é encontrado na região do Chaco, e também não é o primeiro meteorito gigante. É da mesma região o Meteorito El Chaco, encontrado em 1969, que antes se acreditava ser o maior das Américas. As estimativas anteriores davam ao mesmo 37 toneladas.

Aproveitando a equipe que fez a retirada do Gancero, os astrônomos fizeram uma pesagem mais precisa de El Chaco, e descobriram que o mesmo tem 28.800kg. Apesar desta nova pesagem ser feita com equipamento confiável, Mario Visconti, presidente da Associação de Astronomia, apontou que nova pesagem será feita.

A queda de tantos meteoritos ferrosos na mesma região no mesmo tempo faz com que os cientistas suspeitem que se trate de fragmentos de um mesmo corpo que se partiu. Foram encontradas na região 26 crateras e mais de 100 toneladas de meteoritos.

Com esta descoberta, o segundo e terceiro maiores meteoritos do mundo são da região do Chaco, Argentina. A descoberta será comemorada na 12º Fiesta Nacional del Meteorito, que acontece nos dias 17 e 18 de setembro, em Gancedo. [Seeker, El Clarin, Chaco.gov.ar]

Sair da versão mobile