Veja um buraco causado pelo impacto de um micrometeorito

Por , em 31.08.2013

Utilizando sua página oficial no Facebook, o astronauta canadense Chris Hadfield divulgou a imagem acima. Ele escreveu: “Isto é o que um buraco feito por um micrometeorito se parece, encontrado após a aterrissagem, no radiador da Space Shuttle Endeavour”.

Hadfield foi o primeiro astronauta de seu país a fazer uma “caminhada espacial” e a comandar uma expedição na Estação Espacial Internacional. Ele está de volta à Terra após comandar a Expedição 35.

A espaçonave a que ele se refere, a Endeavour, é uma das sondas aposentados do programa Space Shuttle, da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos. A Endeavour foi o quinto e último ônibus espacial da NASA a ser construído. Fez seu voo inicial em maio de 1992, e sua última missão, a STS-134, foi concluída em maio de 2011.

O Congresso dos Estados Unidos autorizou a construção do Endeavour em 1987, para substituir o Challenger, que foi perdido no acidente de lançamento da STS-51-L, em 1986. [CH.]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • Bruno Porto:

    Tem sim 😀

    Mas não na roupa. A roupa até tem materiais que seriam resistentes a balas por aqui, mas acho que não o micro meteorito.

    Já a estação tem sim, eles tem uma light gas gun com tubo de choque que lança projeteis de tungstênio a velocidades deste naipe. E atiram contra diferentes materiais, nessa eles desenvolveram o que hoje é a blindagem da estação. O segredo foi colocar o material a prova de balas atrás de uma casca fina de alumínio colocada a uns 10cm de distância. Quando um micro meteorito atravessa a casquinha de alumínio ele se parte em milhares de micro micro meteoritinhos que esses sim a blindagem convencional da estação segura. Tem vídeos disse, se eu achar eles um dia atualizo esse comentário.

    No Brasil temos um equipamento semelhante, mas pra velocidades bem mais baixas, apenas hipersônicas. O Acelerador Hipersônico de Massa “zarabatana” fica no IEAv em São José dos Campos.

  • lucianno_frss:

    Sou novato aqui no hype e cada vez mais me surpreendo com as matérias postadas por vcs administradores desse site , so tenho a agradecer .
    Valeu hype .

  • Silvio Pinto:

    Alessandra, a probabilidade de um micro meteorito atingir a estação espacial é muito pequena, felizmente. Menor ainda a de atingir um cosmonauta fora da nave. É um risco, ainda que muito pequeno, mas se um micro meteorito atingir o astronauta em cheio, será muito pior do que uma bala devido à velocidade do mesmo, algo como 20.000 km/h ou muito acima.

Deixe seu comentário!