Mini Big Bang criado no cosmos origina novo projeto

Por , em 1.04.2010

Cientistas do Centro de Pesquisa Nuclear, o CERN, que fica perto de Geneva, fizeram com que partículas sub atômicas colidissem criando milhares de mini Big Bangs – versões em escalas minúsculas da grande explosão que causou o início do Universo 13,7 bilhões de anos atrás.

O projeto CERN, que cusou 9,4 bilhões de dólares atingiu o seu primeiro sucesso e abriu portas para novas descobertas. Segundo os cientistas agora é possível que estejamos mais próximos da resposta para a famosa pergunta “de onde surgimos?”.

Imagens coloridas das colisões do Large Hadron Collider (LHC) foram obtidas, e as explosões devem continuar durante a próxima década. Os cientistas dizem que as imagens obtidas mostram o que aconteceu frações de segundos após o big bang, com a energia se espalhando antes de formar as galáxias.

Nos próximos meses, cerca de 10 mil cientistas do CERN e do resto do mundo irão analisar os dados obtidos pelas explosões. Entre outras coisas, eles querem rastrear a famosa matéria escura, que forma cerca de 25% de todo o universo. Estima-se que ao fim do ano, eles já tenham evidências da existência dessa misteriosa força.

O LHC foi danificado em 2008, quando alguns imãs não funcionavam direito, e isso atrasou as explosões, que deveriam ter começado muito antes. Agora, os cientistas garantem que o LHC está em perfeito estado.

Fonte: Reutersl

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

62 comentários

  • Petronio Luiz Gonzaga da Silva:

    Que Deus existe, existe sem a menor dúvida. Sem Ele não existiríamos nem como seres humanos dotados de uma inteligência superior. Então buscar a origem, seria mesmo que buscar o Infinito. Nunca terá fim essa inútil busca!
    Simplesmente acredite em Deus,pois Ele está presente em tudo, nos nossos dias, na nossa vida, na beleza da Natureza, no ar que respiramos. Tudo foi disposto para o nosso benefício e uso.
    Se ao morrermos não sabemos nem para onde vamos, por que buscar a origem?
    Acreditemos em Deus acima de tudo e Ele nos guiará sempre!
    Se a nossa essência é boa estaremos próximos de Deus cada vez mais; ao contrário se somos maus estaremos nos afastando cada vez mais e não daremos a chance Dele se aproximar de nós.
    Leiamos a Bíblia para entender melhor os desígnios de Deus.
    O resto devemos deixar nas mãos Dele, pois Ele é nosso Criador e como Criador sabe o que é melhor para nós.
    Que Ele se apiede e seja misericordioso sempre. Se assim for a vontade Dele.
    Amém!

  • Rodrigo Paim:

    Isto é um espaço científico ou religioso ? Os dois são incompatíveis.

  • Apantro:

    Que virou isso? Um debate religioso? Eu concordo com aqueles que são contra a bíblia como verdade, pois algo escrito há milênios por pessoas tão ignorantes vivendo em sociedades tão ignorantes e brutas não pode ser referência para verdade nenhuma.

    A bíblia é uma coleção de mitos. O deus da bíblia reflete o homem primitivo das histórias bíblicas, por isso não pode um ser superior se passar por aquilo que vemos na bíblia, por aquele que promoveu crueldades e injustiças (vide a história de Saul que foi ordenado por deus a matar inocentes).

    O que me surpreende é a quantidade de gente que acredita, sem nenhuma reflexão e sem NENHUM SENSO CRÍTICO OU DE JUSTIÇA, nas histórias fiadas que contam nas igrejas. São uma massa de hipnotizados. Impossível de abrir-lhes a mente.

    O “concordo” disse nos comentários abaixo que “a blasfemia e um dos pecados sem perdao”… Isso é uma politicagem de igrejas para que ninguém se manifeste contra elas. Na verdade, não tem absolutamente nada haver. Não existe pecado, e também não existe esse deus da bíblia, é um mito! Acorde povo

  • joao Paulo:

    _ Se todo mundo conhecesse a biblia como muitos a conhecem esses não a submeteria a julgamentos indiscliminados, pois a questão é…o homem e todos de suas especies não podem conseguir progresso apartado do seu criador, apenas derrota, e isso o tempo ja provou mais existe pessoas que não são capaz de olhar para o seu passado apenas exergam o presente, Deus concede tempo para que o homem se provem capaz de se sobressair sem sua interferencia direta desde dois mil anos atrás, pois as guerras, a fome o sofrimento humano só tem almentado as doenças se espalham sobre a terra, isso sem falar na enorme quantidade de violencia,ou será que esses que a discredibilizam não sabem disso,ou será que preferem fazer vistas grossas, até o momento que isso atingir uma pessoa de sua familia.

  • Hugo Marreiros:

    Temos que deixar de ser quadradões,começando por aceitar os ensinamentos da Biblía, usando esta como guia pra questões sobre o ser (espíritual), sem deixar que a religiäo, interfira com os grandes avanços tecnologicos que a ciencia nos tem dado e nos há-de continuar a dar.

  • Anônimo:

    Para se criar um mini big bang, foi necessário usar um acelerador de partículas. Como seria desintegrar um átomo primordial? Isto é muito complicado para ocorrer naturalmente no universo. Chego mesmo a duvidar do big bang.
    veja:www.olhandoouniverso.blogspot.com
    ou simplesmente “olhando o universo”.

  • joao Paulo:

    _ minha amiga Amanda, ou não entendeu meu comentário ou fez alguma confusão, com o que eu realmente disse.

  • concordo:

    amigo joao paulo meus parabenz !!
    amanda, vc disse que a biblia e uma desgraça, eu te digo uma coisa so; a blasfemia e um dos pecados sem perdao, entao pense bem antes de falar algo, vc nao sabe o que aconteceu antes de vc vir ao mundo e nem sabe o que vira apos sua partida. para quem se intitula sabio, as coisas dos ceus foram ocultadas.

  • joao Paulo:

    _Meu caro amigo Alexandre,ninguém coloca em questão o fato da ciência, confrontar ou não a existencia de Deus, porque indenpendente de haver ciência ou não isso não vai mudar em nada a nossa realidade com relação a Deus, eu vejo a ciência com muitos bons olhos para inclusive resolver muitas dúvidas que podem existir com relação a existencia de um ser tão poderoso como derrubar definitivamente a idéia do acaso e defender a do criacionismo, como por exemplo o milagre da nossa existencia neste minúsculo planeta, foi a ciência que me permitiu descobrir que este planeta é sumamente insignificante em relação a toda Via Láctia,salvo a questão aparente de ser belo e me parece ate agora único onde habita vida, a ciência ate mesmo esta contribuindo e muito com o bem estar geral nos avanços, muito embora creio piamente na existencia do Criador Soberano,a questão em si é somente o fato que ela nunca chegará ao entendimento de todas as grandezas universais por pura limitações humanas, e acaba investindo muito dinheiro que pode ser usado de uma outra forma que não em pesquisas,e cada vez mais em quantidades maiores

  • João Paulo Roque:

    _A ciência só pode contribuir para que se prove a existencia de um criador, que tudo teve projeto e com isso descubrir que é melhor esta nas mão do ser de sentimentos nobres e unipresente e infinitamente poderoso do que esta nas mãos do acaso que prega a ciência, pois o acaso pode trazer surpresas que neste caso convenhamos… nada agradavel.

  • amanda:

    eu li essa disgraça

  • Joao Paulo:

    _Deus, jeová, Alá ,javé, Yovhá, traduzido “Aquele que vem a ser” é preciso destingui-lo, imposivel compreende-lo em profundidade, nescessário,obedece-lo,para o próprio bem e da humanidade,
    Toda busca do conhecimento, é correta e lícita, pois o homem não pode se da o direito da estática, enquando amontoa os probremas que aflige a humanidade, mas o que parece não é, o fato de crê unicamente no poder de Deus como fonte da solução dos probremas, parece esperar por algo incerto pra muitos que não deteem a fé e o conhecimento exato da verdade, entre eles a felicidade, a paz dominante, saúde ambundante e o mais importante de tudo isso ainda, a vida eterna, essa promessa esta contida nas escrituras como única luz e salvação do povo na terra, pois o fato mais intrigante que vive o homem é com relação as incertezas do que virá, pois terra é sustentada sobre o nada e rodeada de ameaças que vem do espaço infinito em todas as direções, e acreditar que estamos aqui por mero acaso diante do que ja foi possivel descobrir com os avanços da ciência é fechar os olhos pra realidade é negar o óbvio,alguem nos colocou aqui e não nos abandonou há própria sorte. Leia a biblia Sagrada

  • lord:

    No caso Deus se tornou uma grande fantasia nas mãos de fanáticos e por isso muitos não acreditam nele e o motivo também é que muitos esperam por milagres os quais não se possa explicar e isso é algo que hoje em dia não acontece, a unica evidência de milagre que temos é a vida e o sentido para ela pois é algo inexplicável .

  • alex w.:

    concordo plenamento com Erani e Douglas

    o ser humano por mais que le queira saber loucamente sua origem, podemos comparalo com uma criança inocente que age sem a noção ou da compleccidade de seus atos. Tendo que superar as consequencias seja elas agradaveis ou não.
    Pois bem, não sabemos as consequencias do que vira, o fato de pessoas não acreditarem em deus, não os da o direito de procurarem uma forma enlouquecida para provar o contrario, mas tambem não da o direito de impedirmos que fassam pesquisas
    entre outras teses para sua propria satisfação.

    o que eu quero lhes dizer é que por mais que fassam essas pesquisas, gastem fortunas com esperimentos, não chegaram a um resultado satsfatorio apenas desagradaveis.

    enquanto isso milhoes de pessoas morrem de fome e sede
    pessoas simples que não tem ganancia de saber de onde veio ou como viemos parar aki, e muitas veses são muito felizes e dão valor as coisas simples

    se não conseguirmos viver corretamente em sociedade, conservar as nossas floretas e rios

    como iremos querer saber de algo tão complexo se não sabemos lidar com coisas tão simples

    att
    ax_wm

  • Luiz:

    O homem tem a tecnologia, mas somente Deus tem o “dom criador”. A tecnologia sem Deus é nada! Em algum momento eles vão necessitar de alguém para dizer: E faça-se a Luz!
    (Assim como está na Bíblia). Já dizia Chico Xavier que a Energia é luz coagulada.

  • Onofre Vieira:

    Meus neurônios entraram em conflito, é muito para minha cabeça, mas, o imponderável pode acontecer. Este é mais um belo trabalho para as cabeças iluminadas, esperamos que os cientistas, possam usar tudo isso para o bem da humanidade, e que os politicos e os militares não pensem em transformar em armas como sempre fazem.
    Que viva para a eternidade a ciência e a sabedoria inspirados em Deus.

  • Wanderson:

    As vezes me impressiono com a ingênuidade de certos cientistas sobre o universo se parecendo muitas vezes com a estória daquele garotinho que queria esvaziar toda a água do mar com apenas uma pequena cuia…
    Com certeza,os experimentos envolvendo partículas infinitesimais no gigantesco colisor de hadrons vai nos trazer muitas surpresas sobre o universo,mas não concluirá de forma concisa nenhuma teoria já feita até agora,apenas criará outras mais complexas ainda.

    O que quero dizer é que provavelmente os fascinados cientistas irão encontrar o famiferado “Bóson de Higs”na mais otimistas das hipóteses ou,encontrarão uma partícula mais ínfima e primórdial que um bóson,invalidando a hipótese de sua existência que levará a outra mais ínfima e primórdial ainda e assim sucessivamente.Daí,o fascínio se transformará em perplexidade e a perplexidade em orgulho para alguns ou humildade para outros perante o fato da nossa pequenês diante da infinita complexidade no universo.

  • Samir:

    A sim, com certza isso explica tudo sobre nossa origem, uma explosao aconteceu do nada e criou todos os seres viventes no universso. A certeza de que fomos criados por DEUS cresce cada dia mais no meu coração.Basta eu olhar as coisas a minha volta, tudo e tao perfeito, nao ha como ter sido criado por acaso.
    O nosso corpo e tao cheio de funçoes, cheio de detalhes, cada orgão tem uma função especial e trabalha perfeitamente de acordo a necessidade do corpo. Sao tantas coisas que so aumentao ainda mais minha crença em DEUS. Se eu fosse escrever nao teria espaço suficiente.
    Eu nao preciso ver Deus para crer nele, basta olhar para as obras feitas por suas mãos.

  • Sérgio:

    *(ciência x neuro)* e não (neuro x ciência) :*

  • Sérgio:

    Ok. Talvez não exista nada mais brilhante que a mente do sapinho, perdão sapienssapiens, mas como explicar de onde viriam tantos presentes na forma de segredos revelados com bondade e elegância aos que persistem em buscá-los? Como explicar a complexidade do conteúdo em comparação com o continente (neuro x ciência)? A resposta não é cômoda nem fácil como querem os que não a admitem mas caminhamos em direção a ela. Há Deus.

  • Geraldo Neves Júnior:

    O homem pode um dia criar algo que o destruirá, mas também pode encontrar a solução para problemas ainda não solucionados!

  • Willian:

    LUIZEDZ

    O estudo científico nem sempre tem em primeiro objetivo uma solução prática para nosso dia-a-dia. No entanto no decorrer das descobertas que para leigos parecem bobagens e curiosidades, o desenvolvimento tecnológico acaba por permitir a melhoria de vida de todos. A curiosidade humana é aquilo que nos tirou das cavernas e nos fez viver 100 anos no lugar de pouco mais de 18.

    É preciso sim, que alguns poucos pensem fora da caixa, olhem para o futuro da humanidade e tentem descobrir caminhos para seguirmos a longo prazo. E isso, é claro, só é possível aprofundando nosso conhecimento do funcionamento da natureza.

    Todas as fontes atuais de energia, que permite nossa vida nos moldes atuais, foram estudados de forma não prática durante séculos até a tecnologia tornar viável seu uso.

    Esta equipe do CERN, que construiu esta máquina, já mostrou no passado que suas idéias são práticas.

    Acesse este link:
    http://translate.google.com/translate?u=http://info.cern.ch/&hl=pt-BR&ie=UTF-8&sl=en&tl=pt

    Se acha realmente que esta equipe brilhante não está trabalhando a favor da humanidade, melhor não acessar nunca mais a Internet.

  • Matias:

    Sim tudo isto é apenas um pensamento…
    Mas de quem???

    Talvez tudo se interligue, passado, presente futuro, e o homem é criador dele mesmo…
    Pois.

  • Alexandre:

    Olha pessoal, me desculpem, mas algumas coisas são bem complicadas de entender. Por exemplo:
    Qual é o motivo de, sempre que surge algum assunto um pouquinho mais avançado como este, acabamos por discutir religião e existência/não-existência de um “Deus”. Acho as duas coisas muito diferentes, pois a forma empírica de ver as coisas não tem NADA de errado e é uma das únicas maneiras de conseguir alguns avanços reais, palpáveis. Me desculpem os religiosos que são contra estes estudos, mas gostaria de dizer (mais uma vez, pois não sou o primeiro e certamente não serei o último) que A CIÊNCIA NÃO DUVIDA DA EXISTÊNCIA DE DEUS, mas também não pode afirmar a existência sem provas contundentes. Portanto, este tipo de experimento nada tem a ver com “provar a inexistência de Deus”, muito pelo contrário, se ela (a ciência), algum dia, chegar à conclusão de que Deus existe com certeza será um grande fato. Mas até aí terá que realizar um sem-número se hipóteses, estudos e testes para chegar a qualquer conclusão acertada. então por favor, acho que seria muito mais proveitoso (para todos nós, cientistas, religiosos, ateus, etc…) que cada um usasse sua razão para um bem comum, para a verdadeira descoberta e não apenas para afrontamento de ideias em fóruns e blogs, como venho vendo em várias matérias neste e em outros sites.
    Quanto a outros comentários relativos à evolução que isso pode trazer a qualquer um (simples mortais) digo o seguinte, descobertas como os raios-x, micro-ondas, etc. devem ter sido criticadas no início e hoje são imprescindíveis em nossas vidas. A ciência precisa avançar em todas as direções, pois nem sempre se encontra o que está procurando, mas em contra-partida, às vezes as descobertas que a princípio eram esperadas se superam e revolucionam conhecimentos e tecnologias existentes (inclusive tem uma matéria neste site sobre algumas descobertas acidentais https://hypescience.com/as-10-maiores-descobertas-acidentais).

  • LUIZEDZ:

    Fico eu pensando! Quem paga por isso tudo? Somos todos nos? Simples mortais? E quem vai se beneficiar se por acaso eles acharem algum benefício com o resultado dessas pesquisas? Certamente ñ será quem ajudou a pagar por essa máquina.

  • Cristiano R:

    …..e depois? acho que o mais importante disso tudo é resolver o problema da fome que mata milhares de pessoas e não gastar 9 bilhões e etc……que de nada adiantará……..

  • marco antonio schwartz:

    Sres.

    É com muito pesar que venho comunicar-lhes que seguidamente têm sido detectados vírus (principalmente cavalo de tróia) em suas
    notícias, como por exemplo nesta, “mini biga bang….”. Embora seja
    grande admirador do Hypescience, por questão de segurança serei
    obrigado a desistir de suas excelentes publicações, bem como comu
    nicar a todos aqueles a quem recomendei.

    Um abraço.

    Marco Antonio

  • Ricardo Faccin:

    @benq , nao sou contra a evolução,sem ela estariamos ainda nas cavernas,nao quero que ela pare , somente digo que temos que ter cuidado quanto a fé , todos, ateus ou não ateus, sempre que em dificuldade,la noseu intimo pedem socorro a uma energia

  • Victor:

    A Ciência anda tão fantástica ultimamente que, ironicamente, a Bíblia se tornou mais racional. Hoje em dia é menos fantástico um ser que cria Céu e Terra do que algo que ocupa dois espaços ao mesmo tempo ou partículas que vivem em outro espaço-tempo ou um vibrião que oscila em 11 dimensões e p aí a fora…
    Sinceramente começo a rever minha posição como agnóstico rsrsr

  • Anderson:

    Por que alguns tem tanto medo de que a ciência faça avanços que confirmam o início com o big bang? Eu torço para que esses avanços acontençam com a maior velocidade possível para ajudar a livrar-nos de amarras que travam a humanidade a milenios…

  • GUILHERME L:

    FLUTUANDO:
    Nosso universo = Aquilo que se criou com o “nosso” big-bang.
    Infinito = Onde se cria infinito número de universos por meio de infinitas ocorrências de big-bangs.
    E entre si, distâncias tão grandes que nem na velocidade do pensamento, quando a velocidade da luz, comparativamente, é zero, poderia cobrir.

  • yuji:

    A humanidade precisa ter acesso ao conhecimento , sabedoria , as descobertas , se não continuaremos pequenos nessa enorme bola achatada com céu azul , a qual chamamos de Planeta Terra , somos todos tão pequenos pra que criticar uns aos outros , que a verdade e o conhecimento seja dito a todos .

  • benq:

    @Ricardo Faccin

    ciencia não está preocupada em provar a não existencia de deus
    apenas provar como que as coisas são de fato e não como voce quer
    ou voce quer que a ciencia pare com os estudos porque suas descobertas quebram os paradigmas de algumas pessoas

  • Ricardo Faccin:

    Acho que nao devemos querer misturar ciencia e religiao, ou se é cientifico ou religioso.A fé é que devemos discutir,debater, porque se é aquilo que acreditamos ser.A fé que é o grande poder que podemos ter dentro de nós.O homem sempre quer justificar ou provar com a ciencia o que não precisa, quer provar que Deus não existe? por que? Não vamos e nem devemos querer destruir a fé de quem a tem. atte …ricardo.

  • julio:

    Pseudo-sábios… fariseus…

  • Joao Paulo:

    _ Nenhuma pesquisa por mais racional e absoluta que o homem pode, fazer o levará ao alvo absoluto da verdade pois a limitação humana de compreenção, e a vasidão de toda obra divina é numerosa diante de pura especulação sem rumo, que vaga a humanidade, as coisas de Deus são inesplicaveis.

  • Ricardo Faccin:

    Entendo a curiosidade do ser humano em querer saber de onde vem,e´ como filho sem pai, mas acho que temos muito mais coisas a descobrir aqui mesmo, em nossa atual realidade que dispenderia tambem bastante tempo e dinheiro.Tomara que tenhamos um retorno de todo este trabalho. atte ….ricardo.

  • Júlio César:

    Essa matéria negra me intriga… Finalmente vamos chegar a algum lugar quanto a isso.

  • Hi:

    Ver prá crêr é moleza,
    Crêr até ver é que é a meta,
    Abrassso

  • Murilo:

    @Artur
    Concordo. Em vez de se discutir ciência aparecem uns pseudo-intelectuais para discutirem ponto de vista religiosos, acreditando serem superiores só porque são malteístas/teístas. Estão embrenhados numa verdadeira jihad para destruírem o que é mal, fanático… Isso só reforça a tese que de que o problema não é a [falta de] religião, mas sim as pessoas com seus preconceitos, suas arrogâncias e sua mania de autoafirmação. Como no texto do Wesley, onde apenas o “ateu lúcido” (pois pra mim todo ateu que pensa ser especial não é lúcido) se preocupa e é capaz de conduzir a espécie humana, enquanto que o resto são fanáticos com preguiça de pensar – obstáculos que seriam melhor se não existissem. Depois ainda são os últimos que preferem pensar pela emoção em vez da razão.
    “a esse ponto a discussão já deixou há muito de ser sobre Deus e passou a ser sobre quem é mais inteligente; honestamente, não estou interessado nisso” – Donald Miller, escritor
    Haverá um dia em que ninguém mais ousará distinguir ciência da religião e vice-e-versa.

    ====================

    Sobre o LHC, confesso que na minha ignorância não esperava resultados sobre o Big Bang. Esperava que se descobrisse outras coisas, mas não que cumprisse seu objetivo primário. Estou feliz. 😀
    Como disse a Rosane, muita coisa nova nos espera.
    Estranho e fantástico… Todo o universo estudado num tubo de apenas 27km de diametro. Pronto para desvendar – se assim Deus quiser – as perguntas da astrofísica e descobrir novas questões. ^^

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Que bom saber que LHC está funcionando, mas até onde lembro, ele precisaria de meses para conseguir a velocidade mínima para as colisões…

  • alex:

    mas esse espaço tem 2 atomos d hidrogenio por cm2. Dai podermos apenas chamar vazio.

  • Reginaldo Ferrão:

    Amigos vou ser sincero e claro.
    Não quero ser dono da verdade. Para tento basta-me dizer:

    O ser humano sempre foi curioso.
    Curiosidade não é maldade, não temos mal intenção, não que eu saiba, em entender a matéria que nos forma e forma tudo.

    A maioria das descobertas geraram benefício.

    Se não, Deus (Ser que suponho que exista e pra mim é supervisor da humanidade, mas não necessáriamente tenha criado tuido) não permitiria que tenhamos curiosidade.

    Enfim, pode parecer que muito dinheiro e tempo foram investidos nesse projeto, mas os benefícios que desfrutaremos serão compensadores.
    Muitas pessoas se favorecerão com isso, mas hoje e sempre as invenções geraram patentes.
    E hoje vivemos mais e melhor que antigamente (Pelo menos para a maioria).

    Algumas invenções que posso prever depois de melhor entender e manipular a matéria são:

    Veículos antigravitacionais – Podemos entender o mecanismo da matéria que é atraída pela matéria. Os veículos serão menos poluentes e degradarão menos o meio ambiente.

    Objetos formados pela autoorganização da matéria – Será eliminadas boa parte das indústrias que degradam o meio ambiente também.

    Energia limpa e otimizada – Com o melhor entendimento da matéria poderemos extrair energia da matéria de forma eficaz e sem gerar resíduos tóxicos.

    Viveremos num futuro sem a bagunça dos fios (tecnologias Wireless), medicamentos que agirão somente sobre o tecido infectado. As expectativas de vida aumentarão consideravelmente e nós que temos 20 e poucos anos hoje poderemos viver naturalmente mais de 100 anos.

    A sua expectativa de vida que está lendo este comentário agora, se você ainda é jovem, será mais de 100 anos.

    Não estou sendo um irracional otimista. Eu realmente desejo que assim seja. Deus (O supervisor no meu ponto de vista) acredito que gostaria que fôssemos responsáveis por ganhar nosso pão com nosso próprio suor.

    Podem chegar alguns e me dizer (Eu sei que alguns vão dizer);
    Mas tudo isso é muito perigoso. Não sabemos com o que estamos lidando. Não temos um plano B (Assim como disseram num comentário anteriormente) e se tivéssemos, será que seria efetivo já que não se pode usá-lo previamente?

    Confesso que cada vez mais a manipulação humana sobre as energias e matérias se tornam cada vez mais amplas e de grande porte, mas temos boas intenções de arrumar muita coisa ainda, para melhor.

    Gostaria também que o mundo não fosse tão capitalista, mas ao contrário acho que seríamos acomodados demais para novas invenções.

    Mas de uma coisa eu tenho certeza. Os investimentos e inovações não vão parar porque não se sabe ao certo nível de segurança para experimentos com a matéria e energia.
    Basta esperarmos então que tudo de bom surja.

    Gostaria de que quem tem certeza que os experimentos com a matéria vai gerar prejuízos e que tal projeto jamais deveria ter iniciado repensasse o que julga quando os benefícios vierem e acabar usufruindo deles.

    Caso der realmente prejuízo eu não vou me sentir culpado. Como eu disse, os investimentos não vão parar e temos que esperar pelo melhor sempre.
    (Vai saber se o mundo é fenomênico e é um reflexo das nossas esperanças. Ou seja, se a maioria das pessoas acreditam que isso vai dar pau acaba dando. Isso é um campo da filosofia que me atrai e bem explorado em livros como “O Segredo”).

    Sei que tal filosofia não tem haver com esse artigo do site. Mas é bom sempre ter uma hipótese que reforça nosso otimismo.

    Espero que gostem. Meu comentário foi longo, mas mesmo assim não me expressei completamente como devia. Acho que me expressaria mais escrevendo um livro sobre o que penso. Mas não poderia digitar tudo isso num só comentário.

    Pronto, podem contestar, elogiar ou complementar.
    Abraços a todos que curtem esse tipo de “papo-cabeça”.

  • Artur:

    Nossa nunca vi tanto pedante junto em comentários do blog hehehehe

  • Ezaquiel:

    E estas partículas sub atômicas surgiram do que? Esta é uma questão que eu tenho pra mim quando se fala em criação do universo, quando se fala em nada é nada e não um espaço vazio com particulas.

  • Ernani:

    Kraft

    Agradeço as explicações…

  • Douglas kraft:

    Ernani

    esses experimentos acontecem em escalas microscopia
    e ainda os buracos negros perdem materia ao passar do tempo
    e nao crescem iqual os de filmes
    se nao nem existiria a terra hoje em dia

  • Gabriel:

    Posso até pensar que existe uma linha de fatos físicos que na nossa cabeça são “objetivos”, “razão”, “obras divinas”, mas jamais pensar que existe alguém que manda, que vive num campo paralelo a nossa existência, e alguém, ou como preferem Alguém, que mereça ser fanaticamente amado, louvado, simplesmente porque se escuta desde que se nace: Deus é precioso, é isso, é aquilo….queria que experimentassem criar uma criança livre de crenças, e depois de crescida, lhe perguntar: por acaso você acha que existe um ser que mora no céu e manda em tudo ?

    Enfim…

  • José Matias:

    É…
    Acha que a inteligência é obra de um acaso, as formas são obra de um acaso, todas as leis são obra de um acaso,o átomo é obra do acaso.

    E se der nome a esse acaso… Pode lhe chamar de DEUS… de ACASO…não sei… pensa nisso…

    Tudo no Macro liga ao micro, tudo está ligado, tudo tem um objectivo…

  • benq:

    @Frangolino

    Einstein não acreditava em deuses
    ele era panteista que não tem nada a ver com o teismo
    como o deismo é um forma “maquiada” de teismo
    o panteismo é um forma “maquiada” de ateismo
    ao qual voce usa a palavra “deus” para designar o cosmo, universo …

  • Ernani:

    Peço aos cientistas de plantão que traduzam isso:
    “…e as explosões devem continuar durante a próxima década…”
    Quais são os efeitos colaterais, tem mini buraco negro nessa jogada? Na pressa de obter respostas para nossa existência podemos acabar com o equilibrio natural. Não resolvemos os nossos problemas sociais e nem ambientais e agora queremos dominar o universo.
    Temos um plano “B”, se a coisa sair dos trilhos? É só jogar água e apagamos o fogo?

  • Hipólito Madeira Uareno:

    Apesar das varias teorias existentes sobre a origem da vida e terra, eu acredito na existencia e na criação. Tudo o que os homens actuais estao vivendo agora ja foi escrito na palavra do TODO PODEROSO – Deus, o criador do universo. Grandes homens da ciencia, acreditaram em DEUS. Contudo,

  • carlos:

    quando este idiota(bruno) estiver morrendo ele vai clamar por quem, pelo lhc com certeza…

  • Rosane:

    Concordo plenamente Willian!
    Acredito que muita coisa nova nos espera!

  • wilsonr:

    nós somos tão bombardeados, desde pequenos, que Deus existe, que Cristo existiu, que os santos, etc bla bla bla bla bla. que temos medo que questionar.
    quando o cara nasce dentro de uma destas seitas mais ferrenhas, de cunho evangélico, que na verdade é protestante, e que em sua maioria nem sabem quem foi Lutero, fica muito dificil tentar argumentar algo.
    é como tentar dizer a um corintiano que torcer para o palmeiras é melhor!!!
    quando vc se liberta dos dógmas e começa a pensar um pouquinho, e tem que ter, tambem, um pouco de cérebro e cultura para isto, já que o que liberta é o conhecimento e não aquela outra fraze que dizem tanto por ai, voce começa a ver que tudo o que nos falaram desde a mais tenra idade não tem muita lógica.
    Imagine um sêr, sozinho, único, que aparesce do nada, não foi criado, não tem pai nem mãe, na nossa concepção, e um dia cansado, ou aborrecido, resolve criar um planeta, do nada, ou seja, um universo do nada, já que ele criou no primeiro dia as estrelas o céu, etc. e depois criou os bichos, e um monte de esqueletos de dinossauros, enterrados, para que nós ficassemos brigando uns com os outros, e tirando o maior sarro de nós, e depois nos criou, a sua imagem e semelhança.
    depois colocou um diabo na terra, para nos tentar a queimar eternamente no inferno.
    e ai vem um monte de babaca, e num texto, científico, ficamquerendo colocar Deus no meio de tudo isto.
    Como dizia aquele ilustre pensador “clodovil hernandez” se Deus não quizesse confusão não teria colocado no mundo, negros, brancos, amarelos, vermelhos, etc. ou seja.
    se continuarem a colocar religião na ciencia, vai acontecer o que sempre aconteceu, nos vamos continuar na escuridão.
    sorte nossa que não existe mais a inquisição para queimar todo mundo que pensava um pouco nas fogueiras, e atrazaram a humanidade por mais de um milénio!!!
    leiam o que foi a inquisição e, tambem, leiam sobre lutero antes de ficar metendo religião em ciència.

  • Willian:

    Acredito que haja um infinito tanto para o externo quanto para o interno.

  • Frangolino:

    Quero ver provarem que Deus não existe de maneira categórica e definitiva,o próprio Max planc acreditava em Deus,Einstein embora de maneira diferente também ,entre tantos outros que eu tenho em uma pequenas lista e suas frases a respeito de Deus.

  • Thiago Vono:

    Wesley, qual seu email ? gostaria de trocar algumas ideias contigo, gosto de seus textos

  • LUIZEDZ:

    POR ENQUANTO DANIEL, POR ENQUANTO

  • Daniel:

    Nada muda em minha vida….

  • Wesley Hubris:

    Enquanto o ateu lúcido seria o Universo se tornando consciente, tentando conhecer e compreender a si mesmo. Sendo o responsável pela sua evolução.
    Decidindo o futuro da sua própria espécie. E não permitindo que o medo, a dúvida ou o instinto substitua a realidade por alguma versão mitológica…

    O místico assombrado pela morte, pela vastidão da eternidade, e que necessita de proteção, de esperança e de versões agradáveis, seria o chamado “HOMEM MÉDIO” de José Ortega.

    Que seriam aqueles que não têm opinião própria, que exigem pouco…
    Que tem predisposição intelectual para acreditar, que não gosta de investigar…
    Que não se importa de viver algemado as crendices e aos resquícios de alguma lenda irracional…
    Que “pensaria” de forma emocional e alheia aos mecanismos da razão.
    Que Tentaria “explicar” o que nem mesmo consegue entender.
    E que prefere acreditar nas versões brilhantes dos “Livros Sagrados”…

  • Bruno Juncklaus (bruno_tankian@hotmail.com):

    Enfim!! haha

    Valeu hype 🙂

Deixe seu comentário!