Moscas ajudam no combate à obesidade e diabetes

Por , em 18.05.2010

Um grande responsável pela obesidade e diabetes, além do metabolismo e da tendência natural de cada pessoa, são as escolhas alimentares. Acreditando nesta ideia, de que “você é o que você come”, um instituto de saúde na Califórnia (EUA) fez uma pesquisa com moscas de fruta, para descobrir como o organismo seleciona o que comer.

Eles descobriram que a mosca tem no organismo um dispositivo hormonal, que informa ao inseto que nutriente está faltando ou sobrando. A mosca vive basicamente consumindo proteínas e carboidratos, e é capaz de balancear as quantidades escolhendo o alimento mais adequado em cada momento, de acordo com o que ela precisa.

Os cientistas acreditam que uma linha de raciocínio semelhante possa ser aplicada para seres humanos. Quando se entende as funções dos hormônios no reconhecimento de nutrientes no corpo, aceditam eles, pode-se criar um tratamento para que o organismo da pessoa “diga” a ela o que ela deve comer. Seria útil para corrigir distúrbios alimentares em pessoas que são “viciadas em comida”.

E isso ajudaria a combater não apenas a obesidade. Alimentações inadequadas também contribuem diretamente para envelhecimento e diabetes, que também poderiam ser evitados, em alguns casos. Bastaria que as pessoas fossem capazes de selecionar, inconscientemente, o que seria correto comer. [Science Daily]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Marcos Batista:

    …pelo menos, não indicam, ainda, que as ‘intrusas’ devam fazer parte da dieta…rrsss … mas, de repente !!!

  • Lu:

    Ambiguidade:

    Alimentações inadequadas também contribuem diretamente para envelhecimento e diabetes, que também poderiam ser evitados, em alguns casos.

  • André:

    O Zen da Comilança

  • Fernando Sávio:

    E lá vem mais uma pesquisinha sem conclusões…
    …os cientistas acham que… acreditam que… mas nao sabem nada ainda…

  • Leo:

    <.< …Claudio, creio que ela iria ingerir suplementos que conteriam apenas o que ela precisasse, ou caso não fosse tão grave, por meio de uma dieta pré definida…Ja nos sinais do corpo, tu podes ver, quando falta ferro no sangue, o vermelho do interior das palpebras denuncia essa deficit ficando rosado…e ha varios outros sinais corporais que indicam falta de sais minerais, vitaminas etc…

    Sabe eu so da opinião de que eles deviam explorar mais a genetica animal em paralelo com a humana, fariamos grandes progressos…^^

  • Claudio Regis:

    Acredito que as moscas possam consumir apenas uma particula dos alimentos, assim ficaria fácil selecionar as proteinas e os nutrientes. Como uma pessoa que consome o alimento de forma inteira e completa poderia separar apenas o necessário para o seu organismo? Ou ainda, mesmo que inconsientemente, ela poderia saber que tipo de alimento tem os nutrientes certos?

Deixe seu comentário!