Muita vitamina D pode fazer mal ao coração

Por , em 22.11.2011

Cientistas sabem a algum tempo que níveis baixos do nutriente podem fazer mal ao coração. Mas uma nova pesquisa revela que níveis além do normal o fazem bater rápido e fora de ritmo, uma condição chamada de fibrilação atrial.

O estudo, da Associação Americana do Coração, seguiu 132 mil pacientes em um centro médico de Utah, e descobriu que o risco de uma primeira fibrilação atrial quase triplicou quando os níveis de vitamina D estavam altos.

A maioria das pessoas consegue pelo menos um pouco das necessidades diárias de vitamina D com a luz solar. Mas nos países frios do norte, onde todos se “escondem” para o inverno, as pessoas geralmente são encorajadas a tomar suplementos e aumentar os níveis do nutriente, para proteger os ossos e o coração.

“Entretanto, como cada um absorve os suplementos de maneira diferente, os níveis sanguíneos precisam ser testados para garantir uma faixa de segurança”, explica o líder do estudo, Jared Bunch.

Ele comenta que níveis altos de vitamina D só ocorrem quando as pessoas tomam suplementos.

“As pessoas estão procurando por terapias consideradas naturais para tratar uma grande variedade de doenças, e isso significa prevenção”, afirma Bunch. “Nós vemos pacientes que tomam uma quantidade tremenda de suplementos de vitaminas”.

Ele afirma que a faixa normal da vitamina D no estudo era de 41 a 80 nanogramas por decilitro. Pacientes considerados excessivos tiveram registros acima de 100 ng/dl.

Há poucas fontes naturais de comida com vitamina D, mais peixes oleosos como atum ou salmão estão entre os melhores. Pequenas quantidades também estão nos queijos e gemas de ovos.

Bunch aconselha pessoas diagnosticadas com fibrilação atrial e que tomam suplementos de vitamina D chequem sempre com médicos os níveis sanguíneos do nutriente.

Ele suspeita que os efeitos no batimento cardíaco, decorrentes da alta concentração da vitamina, sejam reversíveis. [MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Bradley:

    Esta escrito errado o normal sao de 41 a 80 nanogramas por mililitros(ng/ml) e nao decilitros(dl).

  • asdf:

    Tem algo de errado. Tudo em excesso faz mal. Vamos direto ao ponto: esse tipo de pesquisa científica é um barco furado. Aliás não deve nem ser chamado de ‘pesquisa científica’. Qualquer criança que começa a esbugalhar os olhos após a terceira caixa de chocolates sabe que se até o chocolate que é uma delícia faz mal, então se fosse brócolis teria morrido por desgosto. Esse tipo de pesquisa é uma trambicagem da mais alta espécie, ou tem cientista matando o tempo útil com fuleragem ou é tiração de onda grandão! Olha aqui, acabei de concluir uma pesquisa científica: muita puxação causa dependência!

  • eset:

    Reforça a ideia de que tudo em excesso faz mal.

Deixe seu comentário!