Mulher que bebe regularmente, mas pouco, envelhece com mais saúde

Por , em 13.09.2011

Essa não é a primeira vez que você vai ouvir o velho conselho: beber uma pequena dose de álcool, regularmente, ajuda mulheres de meia idade a ter um envelhecimento mais saudável. Mas muita gente, ao ouvir essa dica, bebe doses generosas no fim de semana e fica sóbria de segunda a sexta, o que não é recomendável. O ideal é espalhar o consumo de pequenas quantidades por mais dias da semana.

O estudo que tirou as conclusões mais recentes, conduzido pela Universidade Harvard (Cambridge, Massachussets, EUA), tem suas raízes antigas. Foi iniciado em 1976, com o monitoramento de 14.000 mulheres brancas. Aquelas que bebiam de três a quinze doses de álcool por semana, a partir dos 50 anos de idade, apresentaram menores taxas (mais precisamente, 28% a menos) de danos de saúde como doenças crônicas, incapacidade física, problemas mentais e cognitivos, em comparação com as abstêmias.

É claro que existem restrições. A primeira e óbvia é que encher a cara todos os dias é algo que vai atrapalhar muito mais do que ajudar; é preciso moderação. A segunda é que esse quesito, de beber álcool regularmente, continua sendo apenas um pequeno auxílio à saúde quando comparado com exercícios físicos constantes e alimentação saudável.

Por fim, se você, mulher dos seus cinquenta anos, nunca bebeu álcool na vida, não adianta começar agora. Esses benefícios só são verificados quando o corpo toma o hábito de ingerir pequenas doses por semana ao longo de vários anos. Uma vida livre de álcool ainda é melhor do que beber pequenas doses diárias, desde que a mulher abstêmia se exercite com frequência, coma e durma com qualidade.

O estudo de Harvard chegou a essa conclusão com segurança, segundo eles, justamente porque a pesquisa levou em conta dezenas de outros hábitos de vida de cada mulher pesquisada. Quando se trata de medir a qualidade de envelhecimento, então, os números devem ser analisados com ainda mais cuidado. O risco de câncer de mama, por exemplo, já foi associado ao consumo regular de álcool, mesmo o moderado. [CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • magoado:

    Viu eu tinha rasão …hic hic hic.!!!

  • Reynaldo Andrade:

    Estava lendo eu à respeito da bebida , relacionada com alcool, no caso o vinho, e lembrei-me de um amigo que não dormia à anos por causa do alcool, ele sempre se queixava disto mas nunca entrei em detalhe, um dia ao sair de seu serviço, ele convidou-me a ir a um bar e lá sentamos, e ele pediu 2 refrigerantes, e eu falei: – vc não vai pedir uma cerveja ou algum assim, ele disse, eu não bebo nada de alcoólico, eu lhe falei, :- e seu problema de não dormir por causa do alccol???, ele disse sim é verdade, eu sendo frentista de um posto de combustível, trabalho à noite toda para abastecer os veículos à alccol, é por isso que não durmo.Desabafei.

Deixe seu comentário!