Mulheres continuam fazendo a maior parte do trabalho doméstico

Por , em 14.12.2010

Não há dúvidas de que as mulheres conquistam cada vez mais posições e prestígios em uma sociedade que caminha para a igualdade, mas quando se trata de pegar duro no batente e fazer uma bela faxina, não há muita divisão; elas continuam sendo maioria.

Uma nova análise de 10 anos de pesquisa sobre gênero e trabalho doméstico aponta que elas ainda são as principais responsáveis por cuidar da casa. Não que o cenário não tenha melhorado desde 1965, quando as mulheres casadas faziam 30 horas de trabalhos domésticos por semana, e os homens apenas 4,9 horas.

As estimativas sobre o tempo gasto fazendo tarefas domésticas diferem de acordo com a definição de cada cientista de “serviço doméstico”. Segundo pesquisas, a contribuição doméstica masculina estabilizou na década de 1990. Um estudo de 2007 mostrou que os homens passaram a ajudar mais, e reduziram a sobrecarga das mulheres a uma média de 13,2 horas por semana. Vários outros estudos mostram, no entanto, que as mulheres ainda fazem cerca de dois terços do trabalho doméstico.

Outros estudos têm mostrado que o casamento aumenta o serviço doméstico para as mulheres e reduz para os homens. Mesmo as famílias em que ambos trabalham priorizam a carreira do marido, em parte por causa das demandas de trabalho doméstico e as expectativas quanto ao papel de cada gênero.

Muitos pesquisadores se concentraram em características individuais para explicar a diferença de serviço doméstico. Essas características incluem a quantidade de dinheiro que cada parceiro ganha, o tempo que cada um gasta trabalhando fora do lar, bem como suas atitudes individuais quanto ao papel de cada gênero.

Já estudos mais recentes pesquisaram essa relação em nível nacional, a partir de políticas públicas. Os estudos constataram que em países em que os gêneros são mais igualitários, como Canadá, Suécia e Estados Unidos, os casais dividem as tarefas domésticas mais uniformemente. Em países como Itália, Japão e Chile, nos quais os papéis de gênero são mais tradicionais, as mulheres fazem cerca de duas vezes mais trabalho doméstico do que as mulheres de países igualitários.

Os resultados de pesquisas sobre políticas individuais são mais inconsistentes. Licenças remuneradas para os pais fazem com que eles ajudem mais em casa, mas creche financiada pelo Estado não parece aliviar a carga de trabalho doméstico das mulheres. Os pesquisadores acreditam que as políticas sociais podem ser prejudicadas por locais de trabalho cada vez mais competitivos.

Mas ainda há uma notícia boa. Outra descoberta foi que, em países onde o papel dos gêneros é mais igualitário, até os homens solteiros fazem mais tarefas domésticas. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

17 comentários

  • jussara alves araujo:

    achei vc um palhaço maxista.

  • ZEUS:

    TEM MULHERES CAPACITADA EM VÁRIAS ÁREAS DE TRABALHO DO MESMO MODO HÁ HOMENS MUITO PROFISSIONAIS,MAS A MULHER POR NORMA É MAIS ORGANIZADA…ISSO NÃO QUER DIZER QUE NÃO HAJA TANTO HOMENS COMO MULHERES DESLEIXADOS,MAS NA MAIORIA A MULHRES SAEM GANHANDO…

  • criancinha:

    Alguem já viu alguma decisão judicial coagindo a mulher a pagar alimentos para seu ex-marido???

  • Theo:

    caraca achei um mais revoltado que eu…
    concordo em partes com o que vc disse amigo porem tente entender que o que vc disse é mais ou menos o que eu digo so que em termos mais diversos…
    Mulheres, voces querem direitos iguais? pois tenham tambem deveres iguais…

  • Mário Antunes dos Santos:

    Eu estou em total desacordo que o homem ajude a mulher nas lides domésticas porque é ele que governa financeiramente a casa,logo se ela cobra a bem ou a mal todo o dinheiro do salário do marido deixando-o sem cheta, então se ela deixou de ser esposa e submissa ao marido para ser ao mesmo tempo empregada e chefa então que trabalhe por isso o ganha (rouba ao marido) Só concordarei com a partilha das responsabilidades por igual quando elas também partilharem coercivamente o próprio salário com o marido ou então que cada um viva à sua custa sem nenhuma chulice. E a estafa que um homem apanha na cama para as levar ao orgasmo também devia ser incluido como trabalho doméstico e pago a triplicar, não é brincadeira , há homens que morrem com um ataque cardíaco por causa de agradar a suas excelencias. Os agradecimentos são trocá-lo imediatamente por outro e mandá-lo enterrar o mais rápido possivel para não ficar cá a cheirar mal, lamento que ainda haja homens que chamem amor a esse parasitismo.

  • luciana:

    Victor
    Parabéns, voce venceu o preconceito que os homens tem de que as mulheres devem esquentar a barriga no fogão e esfriar no tanque.

  • Victor:

    Eu, penso que tudo isso é uma questão cultural e de estrutu-
    ra social das sociedades pois desde muito novas sao impostas as crianças do sexo feminino qual o seu papel na sociedade o qual obedeçe a certas tarefas uma das quais é sem duvida as tarefas domésticas não quer dizer que o homem não as faça tambem como uma mulher é uma questão de principio e bom senso eu, pessoalmente faço tudo isso lavo engomo arruma a casa e cozinho pois vivo sozinho. em certas culturas africanas as tarefas domesticas sao dadas aos homens as mulheres vão trabalhar e os homens ficam em casa

  • Daia:

    Ai que comentario ridiculo dessa tal de criançinha em…
    Então se o marido guspir no chão e mandar vc limpar vc vai…a fala serio né!!!! Claro queo Homem tem que ajudar nos afazeres domestiscos porque nos mulheres não somos robozinhos…que alem de trabalhar fora, cuidar dos filhos e ainda limpar a casa afff claro que tem que ajudar….
    Se não é só estresse para a mulher…..

  • Edison:

    Direitos iguais? Onde está os deveres iguais também?
    Se não andarem juntos de forma alguma da certo u,u

  • criancinha:

    A biblia diz que a mulher deve ser submissa ao seu marido…

    Se ela falou tá falado.

    “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo. Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido”. Efésios 5: 22-33

  • Theo:

    Eduardo…
    Como eu disse… elas querem direitos iguais?
    Entao assumam deveres iguais…
    sem esse cenario tudo que for dito por qualquer lado e igual a nada…concorda?

  • Theo:

    Em outra postagem eu defendi os homens como sendo o sexo fragil devido ao que existem hoje em dia em desigualdade feminina…hoje eu defendo as mulheres, pois alem de direitos iguais tem que haver deveres iguais e isso implica nos homens ajudarem mais as mulheres, afinal se elas tbm tem a obrigacao de sustentar a casa, entao so homens tbm tem a obrigacao sim de ajudar na faxina(coisa que eu mesmo peco), porem numa sociedade tao desigual apenas mais uma desigualdade nao influencia muito ne?
    CLARO QUE INFLUENCIA! se queremos que elas tenham os mesmos deveres que nos, entao nos devemos tbm pegar no pesado e dar pelo menos o exemplo, sobre o que e igualdade(jaja aparece uma leiu protegendo os maridos faxineiros da casa) se vc homem assim como eu odeia fazer o trabalho domestico, entao pelo menos pague uma empregada, como eu tento fazer sempre, mas pague do seu bolso e nao do bolso de ambos, afinal a obrigacao de ajudar na faxina e sua tbm…

  • miqueias charles:

    As mulheres são mais organizadas,mas tem homens que também sabem muito sobre culinárias e demais afazeres domésticos.

  • vinicius:

    A verdade é que no primeiro dia o homem botaria fogo na casa.

  • PredadorXD:

    Nunca deveriam ter saido da frente do fogão, exceto para ir para o tanque.

  • Maarina >.< ':

    Veerdade criancinha! -.- ‘

  • criancinha:

    “Por que o tamanho do pé das mulheres é menor do que o dos homens? R: pra ficar mais perto do fogão”

    Olha só mais que piadinha infame!!! Que horror!!!

Deixe seu comentário!