Ícone do site HypeScience

Mulheres se fazem de difícil para saber se homem é útil

Se você já se perguntou como conquistar uma mulher e sempre sofreu com isso talvez a ciência possa ajudá-lo: Pesquisadores acreditam que as mulheres aplicam a técnica de ‘se fazerem de difíceis‘ para que os homens provem ser mais merecedores que seus oponentes.

Mas isto funciona apenas nos casos em que há uma grande disponibilidade e uma mistura de diferentes tipos de homens. Nas culturas em que todos os homens são gentis e naquelas em que nenhum é gentil esta técnica é redundante.

A pesquisa foi feita por biólogos e matemáticos da Universidade de Bristol, no Reino Unido, que desenvolveram a teoria através de estudos intensos sobre casais de aves.

De acordo com o co-autor do trabalho, o professor John McNamara, “quanto mais recatadas são as fêmeas, mais úteis os homens serão”. Portanto a técnica apenas funciona quando há uma mistura de homens que ajudam e que não ajudam, do contrário ela não é eficaz.

“No mundo real parece que as fêmeas usam o recato para selecionar homens e ver como [eles] se comportam em situações diferentes… Finalmente ela decide ‘eu vou ter um filho com este homem’ ou ‘eu vou rejeitá-lo e encontrar um homem melhor’.”

Mas aqueles que querem conquistar uma mulher tem técnicas especiais também: “É claro que há homens que são mestres na habilidade de enganar as mulheres para parecerem que são colaboradores.”

O professor disse que a pesquisa possivelmente levará a um modelo que determinará a quantidade ideal de recato para uma mulher utilizar na escolha de um homem.

A pesquisa publicada na revista científica Proceedings of the Royal Society B afirma que, em muitas espécies animais, as fêmeas se beneficiam se podem assegurar da ajuda do macho para criar os filhotes. [Telegraph]

Sair da versão mobile