Mutação genética “açucarada” pode ter levado a evolução humana moderna

Por , em 12.10.2011

Segundo uma nova pesquisa, uma mutação genética, possivelmente ligada à resistência à malária, pode ter ajudado a impulsionar a evolução do gênero Homo, o ancestral dos humanos antigos.

A mutação afetou um tipo de molécula de açúcar, Neu5Gc, produzida pelos hominídeos primitivos, os primeiros grandes símios (macacos).

Cerca de 2 milhões ou 3 milhões de anos atrás, conforme nossos ancestrais Homo ergaster e Homo erectus surgiram na África, uma mutação genética interrompeu a produção dessa molécula, e o sistema imunológico pré-humano começou a reconhecê-la como uma ameaça.

Como resultado, alguns hominídeos já não teriam sido capazes de acasalar e produzir descendentes com outras populações, potencialmente separando os primeiros seres humanos de outros primatas.

“Com o tempo, esta incompatibilidade reduziria e eliminaria os indivíduos com Neu5Gc”, concluiu o pesquisador Pascal Gagneux da Universidade da Califórnia, EUA.

As células se comunicam com outras células usando moléculas de açúcar que ligam as laterais de suas membranas. Um tipo de molécula de açúcar é o ácido siálico, que é encontrado em todas as células animais.

Até cerca de 3 milhões de anos atrás, os ancestrais comuns de humanos e outros primatas compartilhavam Neu5Gc, um tipo de ácido siálico; então, algo mudou.

Uma mutação genética parou a produção de Neu5Gc em ancestrais humanos, possivelmente porque esta mutação ajudou a evitar um tipo de malária que infecta os chimpanzés até hoje.

Em vez disso, os ancestrais humanos com a mutação criaram uma versão diferente do ácido siálico, Neu5Ac.

Aqui é onde o sistema imunológico entra em ação: o corpo do ancestral humano começou a ver o Neu5Gc como uma ameaça, e criou uma resposta imune contra ele. Essa resposta teria um grande efeito sobre a reprodução humana no passado.

Os pesquisadores testaram a ideia expondo esperma de chimpanzé com Neu5Gc a anticorpos humanos para a molécula. Com certeza, os anticorpos mataram o esperma de chimpanzé.

Em outras palavras, uma pequena mudança em uma pequena molécula poderia ter ajudado as populações antigas a se divergirem umas das outras, pois só ancestrais Neu5Ac positivo poderiam acasalar com outros Neu5Ac positivo , e os ancestrais humanos sem a mutação eram incapazes de produzir uma prole maior.[LiveScience]

• Christovam Cesar da Veiga Pessoa Neto:

Todos os hominídeos vieram de um ancestral comum os Símios(macacos). Quando se deu essa evolução é um grande mistério, chamado de Elo Perdido.
    Como Nós seres até então iguais aos outros animais da época, cada qual com a sua inteligência, uns mais outros menos, tivemos um evolução absurda em relação as outras espécies? Que mágica foi essa? Leiam o que os Sumérios escreveram a 3.000 A.C……

• Carlos Rodrigues:

Você não sabe interpletar o texto?lá está explicando claramente o que causou a nossa separação dos outros primatas.Não precisamos de explicações fantasiosas.

eu nao fui macaco ! Deus me criou !!!!!!!!!

• Darwin:

Claro que não, meu filho. Deus não faria isso com os macacos.

• levy:

muitas coisas sao um misterio por ex:onde esta o meu sapato para ir a escola que misterio interessante

• Hey:

Este macaco do desenho me lembra o doutor House!

• Miguel906:

Muitas coisas e fatos ainda em mistérios.

• Miguel906:

Incrivel isso parece ser mt interessante se nos aprofundarmos mais

• Miguel Spark:

misterios para serem revelados

• Miguel Spark:

Explendido,extraordinario,incrivel muito interessante

• Neura:

adorei … essa pesquisa me ajudará muito.. pois é muito provável que essa descoberta seja mencionada em vários vestibulares inclusive o enem…

entao podemos fazer isso e evoluímos

Só achei desnecessário o uso do termo “evolução”, poderia ser usado desenvolvimento, os evolucionistas forçam a barra.

• Fernando Turatti:

nós forçamos a barra? ¬¬ o termo ‘evolução’ é sim muito bem empregado, porque estamos num blog de CIENCIAS… e sem falar que a teoria da evolução é provada com fatos…

É incrivel como a ciência nos traz esse prazer dos detalhes. Interessante como uma simples alteração genética na produção de uma molécula açucarada pode mudar o roteiro da espécie humana. Só a ciência nos mostra o quão impressionante e detalhada é a vida.

• olimpiano:

mas que preconceito!
    os diabéticos o que são então?
    seres retardados pré evoluidos?

vou na policia fazer um N.V.F.N.(Não Vamos Fazer Nada; mais conhecido como B.O(Boletim de Ocorrencia)) contra esta matéria.

• joel:

legal imagino oque teria acontecido se isso nao tivesse ocorrido

• marizete assis alves:

Muitas coisas e fatos ainda em mistérios.