Manuscrito de antiga sociedade secreta é finalmente decifrado

Por , em 6.11.2011

De tempos em tempos, sociedades secretas extintas, que viveram ocultas nas sombras, são trazidas à tona por pesquisadores que encontram artefatos ou localizam documentos. Na última semana, um grupo de pesquisadores finalmente conseguiu decifrar um manuscrito de uma das sociedades secretas mais misteriosas da história: a ordem dos oculistas.

Surgida no que hoje é a Alemanha nos anos 1700, a ordem dos oculistas era uma sociedade cujos membros eram fascinados e trocavam experiências sobre cirurgias oculares. Logo depois da Guerra Fria, quando a Alemanha Oriental e a Ocidental voltaram a ser uma só, cientistas puderam circular pela Berlim Oriental. Em uma visita, encontraram um documento deixado por esse clã.

Trata-se de um manuscrito feito sobre papel de brocado (um tecido ricamente confeccionado e decorado, usado para gravar conteúdos importantes por muitas civilizações), de cor verde e dourada. O documento apresenta, no total, 105 páginas e mais de 75 mil caracteres. São 90 tipos diferentes de símbolos. Além das 26 letras do alfabeto romano, o nosso alfabeto convencional, há caracteres desconhecidos cujo significado ainda não havia sido revelado.

Uma equipe internacional de pesquisadores resolveu decodificar o documento. O modo como eles trabalharam é uma verdadeira aula de criptografia. A primeira tentativa para atingir a meta, como conta um professor da Universidade da Califórnia (EUA), foi a mais óbvia: isolar as letras do alfabeto, uma por uma, do resto do texto com caracteres desconhecidos, e juntá-las para ver se formavam um texto coerente. Mas isso não funcionou.

A primeira certeza que colocou a equipe de pesquisadores perto de um resultado foi a descoberta de que todos os símbolos convergiam para formar palavras em alemão antigo. Depois de nada menos que 80 tentativas, conseguiram decodificar as duas primeiras expressões de todo o documento: “Cerimônias de Iniciação” e “Sociedade Secreta”.

O texto todo fala sobre isso: funcionamento interno da ordem dos oculistas, seus objetivos políticos e sociais. Depois que as primeiras expressões foram decodificadas, apareceram padrões que ajudaram a decifrar o resto. Descobriu-se, com surpresa, que as letras em alfabeto romano não significavam absolutamente nada; eram ardis para enganar quem tentasse decifrar o documento e podiam ser descartadas dele.

Para saber o que cada símbolo desconhecido queria dizer, os pesquisadores mapearam todos os pontos em comum entre os caracteres. Todos os símbolos que levavam um acento circunflexo (^), por exemplo, significam a letra “e”, ou seja, a diferença entre símbolos era só mais um engodo para disfarçar. Um conjunto fixo de caracteres, por sua vez, representa o som “cht”, comum no alemão. A partir de deduções acertadas como essas, o manuscrito foi sendo destrinchado.

No campo histórico, as revelações dessas mensagens têm valor de pesquisa: ajuda a entender como, e até que ponto, sociedades secretas como essa influenciaram em episódios da humanidade. No campo específico da criptografia, como explicam os decifradores da ordem dos oculistas, cada nova descoberta aperfeiçoa as técnicas para descobrir o que há por trás de mensagens em código que ainda são um mistério. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

20 comentários

  • Jéssica:

    E eu crente crente que iria ver trechos do documento decifrado e até mesmo um link para o texto integral.
    Essa matéria não me acrescentou muito.

  • jane:

    Esta materia ta muito falha,não revelou exatamente o q ou quem ou q proposito tinha tal sociedade.Enfim tem tanto segredo neste mundo q pra chamar a atenção teria q ser algo muito interessante sobre q se passou num passado tão remoto e o pq de pessoas esconderem suas atividades.Os verdadeiros herois aqui são os decifradores q suaram pra entender os codigos, q de repente nem são tão importantes pra epoca em q ocorreram os fatos.

  • Nik:

    É realmente incrível imaginar que ainda hoje pessoas usam “códigos” para se comunicarem, às vezes você pode estar lendo uma notícia no jornal por exemplo… mas que significa algo totalmente diferente, algo que foi escrito somente para o entendimento de poucos!! O_O

    Ta ok, isso que eu digitei tá mais pra história de livro de suspense… 😀

    • Ezio José:

      Hoje em dia ainda se usa muito a criptografia. É comum nos presídios onde os presos se comunicam com seus comparsas em liberdade. A metáfora também é usada nesse meio social recluso, porém é mais extensiva entre os meios de comunicações de massa também. Observamos notícias que às vezes não tem nada muito a ser chamativa mas têm conteúdos implícitos que despertam o consciente coletio numa oportunidade futura.

  • José Calasans:

    A verdade é que tem muita gente com segredos não divulgados e quem sabe,podem estar sendo colocados em prática e nós nem sabemos,sem falar que existem segredos que não foram encontrados ainda,o tempo dirá.

  • Magda Patalógica:

    Quero saber tudinho.

    Lembro do segredo de Fátima, que a Igreja enrolou, enolou, adiou e adiou.
    A irmã Lúcia, uma das 3 crianças que viram Nossa Senhora, fez o voto de silêncio e disse que só o Papa iria revelar o tal segredo.

    Quando o Papa João Paulo Segundo decidiu revelar, veio com uma estória da carochinha que nem os católicos engoliram.

    A freira morreu, o Papa morreu e o segredo continua “secreto”.

    Eu hein…

    Fui

    • Ezio José:

      Mas se é segredo, então, não deve ser revelado.

    • Magda Patalógica:

      Ezio

      Se não me engano, a santa marcou a época quando os segredos deveriam ser revelados e não foram.
      O Papa da época, não sei quem era, disse que a humanidade ainda não tava preparada prá conhecer esses segredos e adiou.

      Fui.

    • JUMENTO:

      Lembro que foi revelado sim… num artigo timido, misturado entre vários outros e, com letras pequenas. Pena que não me recordo onde isso apareceu. O artigo atribuia o Terceiro Segredo de Fátima à forma que o Papa João Paulo (que na ocasião era vivo e com pouco tempo de papado). Citaram que: O Novo Papa (João Paulo na época) quando soube do segredo, desmaiou por horas e ao acordar, disse a citação “Feliz do Brasil”. E depois de um tempo “o revelou” dizendo ser a forma detalhada de como seria a sua morte. Como esta noticia foi feita numa epoca onde as noticias eram isoladas em cada país e região, Nem sei se isso foi verdadeiro ou uma especulação.
      Provavelmente, um escritor dos Estados Unidos, citaria a frase do Papa como “Feliz dos Estados Unidos”, e assim por diante.
      Sou Catolico, mas presumo que essa historia de Segredos de Fátima, foi mais uma “jogada de marketing” na nossa historia Cristã para fortalecimento da Fé.

  • Glauco:

    Fazia tempo q eu estava esperando revelarem esse documento! Pensei q não iriam conseguir! Mas eu esperava uma origem mais antiga…

  • Jonatas:

    Que legal, eu nem imaginava. História é realmente fascinante.

  • enejonas:

    EU PREFIRO OS CAVALEIROS TEMPLARIOS

  • Eduardo:

    Faltou mais detalhes sobre o que esse documento revela…

  • Garcia da montana:

    Kriptologia adoro isto ,

  • EltonPaes:

    Ahhhh, eu não tenho o menor interesse em saber como foi feita a tradução a desencriptação ou sei lá, quero saber o que foi traduzido!!
    Fail…

  • drew:

    dan deixa de ser mané,e dai ser você é first,posta um comentário com sentido pelo menos..

  • negolinho:

    ta Dan senta lá

    • dan:

      foi mal eu comentei três vezes porque eu achei q tinha dado erro

  • dan:

    F1RST

  • dan:

    primeiro

Deixe seu comentário!