Ícone do site HypeScience

NASA conserta sua sonda InSight Lander dizendo-lhe para bater-se com uma pá

A sonda da NASA InSight Lander ficou presa no solo de Marte, aparentemente mais difícil de ser escavado do que os cientistas esperavam.

Uma vez que não conseguiam liberá-la, os líderes da missão tiveram que pensar fora da caixinha e acionarem sua criatividade.

Finalmente, conseguiram fazer a InSight soltar-se usando sua própria pá para lhe dar uma pancada.

O incidente

O conjunto de instrumentos da InSight Lander envia dados sobre o Planeta Vermelho para a Terra todos os dias. Ela mede “terremotos” usando um sismômetro, registra vórtices em seus sensores de pressão a bordo, e rastreia o clima e as mudanças das estações de Marte nos seus sensores de temperatura.

A sonda também possui um instrumento de escavação construído para coletar amostras abaixo da superfície do planeta, como uma britadeira.

A NASA esperava que a InSight usasse esse instrumento de 38 centímetros para cavar o terreno, mas, como o solo marciano era mais denso e “amontoado” do que o previsto, o aparato ficou preso na metade do caminho.

Sucesso

Programar o braço robótico da sonda para “bater” nesse instrumento para liberá-lo era certamente uma manobra arriscada, porque podia danificar outras partes da InSight, como as linhas de energia e comunicação, que ficavam próximas.

Como não havia outra saída, os engenheiros da NASA passaram alguns meses praticando o movimento em simulações antes de fazer uma tentativa real.

Deu certo. Com o instrumento funcionando novamente, os cientistas esperam que a sonda volte a cavar a superfície de Marte.

Uma vez lá embaixo, a sonda deve completar sua missão principal: analisar as flutuações de temperatura dentro do Planeta Vermelho, para tentar compreender se e quão parecido o núcleo de Marte é com o da Terra. [Futurism]

Sair da versão mobile