NASA está mapeando as florestas do planeta

Por , em 22.07.2010

Quando se fala em Amazônia, nós brasileiros geralmente pensamos em um rico tesouro natural que está paulatinamente sendo destruído, explorado e diminuído por empresas estrangeiras. Mas pelo menos uma empresa está tomando uma iniciativa em favor de todo o ecossistema mundial: é a NASA, agência espacial americana, que está utilizando seu complexo aparato tecnológico para mapear as florestas do mundo inteiro.

Para fazer essa imensa tarefa, eles estão utilizando três satélites que atiram lasers do espaço. Sim, na nossa imaginação ocidental, atirar lasers do espaço parece coisa de alienígenas atacando a Terra, preparando uma invasão e querendo nos subjugar. Mas não é o caso: é uma tecnologia a laser que é capaz de uma varredura na superfície terrestre. Em sete anos, os satélites emitiram mais de 250 milhões de pulsos de laser, para cada qual se consegue um banco de dados sobre o que a área está abrangendo. As informações de cada área são a respeito de radiações, incidência de nuvens, nível e mudanças nos oceanos, atmosfera, entre outros dados.

A NASA pretende adicionar, dentro de dez anos, um quarto satélite aos três que já estão em funcionamento, com tecnologia superior para detalhar os dados já coletados. A missão mais importante destes satélites está relacionada às florestas. É de fundamental importância quantificar o carbono que circula pela vegetação de toda a Terra e a ligação com o dióxido de carbono proveniente de poluição industrial, presente na atmosfera.

Atualmente, segundo a NASA, a humanidade está lançando 7 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. Destas, 3 bilhões vão para na atmosfera e outros 2 bilhões caem nos oceanos. Os outros dois bilhões de toneladas têm um destino indefinido, de acordo com a agência espacial. A principal teoria é que as florestas ainda dão conta de capturar quase a totalidade desse carbono. Com a tecnologia em operação, há um grande auxílio para lutar contra desastres naturais, tais como incêndios e extinção de animais. [Mashable]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,00 de 5)

10 comentários

  • Cleyton:

    Lá vem os Estados Unidos com essa conversa mole, espere acabar a Guerrinha do iraque que eles vem se meter com a gente.

    No mapa do Brasil exibido nas escolas americanas a amazônia nem aparece como área brasileira, concordo em doar a amazonia desde que cada país do planeta doe para a humanidade um pedaço igualmente proporcional à sua área.

    Já morei na amazônia e a extração de madeira com certeza não vai acabar com a amazônia, a pecuária e a agricultura sim.
    Por onde o madeireiro passa extraindo madeira com certeza em cerca de 10 anos a floresta se recupera, porém onde o pecuarista chega, desmata totalmente, queima e planta pasto (grama). A Floresta jamais poderá se recuperar a não ser em milênios.

    Olhem no google earth e vejam que não há quase nada desmatado, olhem a transamazonica, só perto dela é que há um ínfimo desmatamento. Pessoal é terra que não acaba mais, é meio Brasil. Vamos entregar de Graça?
    Se for preciso entro pro exército pra defender o que é nosso.

    Fora Americanos. Acham que são os donos do planeta.

    Abaixo os Gringos. Xô.

  • Roberto brasil:

    Não deve ser muito dificil o mapeamento ela ja estão se acabando ( ironia do destino estão pegando fogo,sera que a natureza ja naõ se cansou de ser tão maltratada e esta se defendendo do humanos que morão naquelas areas ( humanos ou desumanos)

  • Lucas:

    Pessoal, sou Brasileiro, com muito orgulho, mas seguinte…

    Sei que muitos podem não gostar do comentário aqui, mas acho que cada comentário é bem vindo.. desde que seja a realidade… e outra… ainda existe liberdade de expressão.

    Não estou dizendo que seja o certo a se fazer, e sim que não temos competência em fazer.

    O Brasil não tem capacidade de gerenciar uma AMAZONIA, as maiores madeireiras daquela região, os proprietários são todos deputados, senadores… quando não é político é parente…

    (Daqui pr abaixo é uma opinião pessoal)
    —————————————
    Eu sou a favor da doação da Amazônia a Humanidade, que deixe o exército de diversos países fecharem ela…
    – Quero ver sair um caminhão com madeira…
    – Um animal ser vendido na feirinha (trafico de animais)…

    O Brasil deve é começar mudando a legislação.

    Pois toda e qualquer lei há suas exceções, exemplo disso é o bafometro, vc´s se lembram do deputado que atropelou e matou 2 pessoas no sul do Brasil… então.. ficou impune… e está pronto para se candidatar novamente.

    Justamente porque a lei permite isso.

    Vocês sabiam que se um guarda te parar vc não é obrigado a fazer o bafometro.. mesmo cambaleando de tonto… vão conduzi-lo a delegacia.. lá vc tbm não deixa tirar sangue…

    Pronto… sem prova sem crime… o máximo é deixar vc sentado no banco lá até o outro dia cedo.. depois te liberarem… e vc nega que bebeu ao menos um copo…

    Melhor do que perder o carro.. a carta..pagar multa.. e poder ir preso.

    É disso que eu falo, se fazem leis tão falhas e tão recentes… Isso só mostra a incompetência dos nossos governantes.

    Então fica minha opinião:
    ———————————————————–
    ANTES QUE OS GRINGOS TOMEM, MELHOR DAR A HUMANIDADE, SOB SUPERVISÃO DO BRASIL…

    DESSA FORMA TEMOS RECURSOS PARA ADMINISTRAR E PESSOAS PARA SUPERVISIONAR NOSSOS GOVERNANTES.

  • Genivaldo:

    É bom que os brasileiros se liguem nos GARFANHOTOS AMERICANOS.

  • Sandro:

    se a gente não cuida, alguém já tá de olho, vcs viram os números do desmatamento diário das nossas florestas?

  • Lidia:

    Que ingenuidade a nossa, de imaginar que é para benefício de toda a sociedade essa atitude da NASA. Infelizmente…

  • claudemir da silva:

    não só o mapeamento como fazer a lei seria para uma proteção mundial

  • Jose Antonio:

    Porque será???? Os gringos são os caras mais “bonzinhos” da terra…

  • Bovidino:

    Era melhor a Nasa se preocupar em minimizar a imensa poluição atmosférica provocada pelos Estados Unidos, para não falar da poluição dos mares com a estúpida exploração do petróleo que vem provocando vazamentos incontroláveis e dizimando a fauna e a flora marinhas.
    O mapeamento das florestas é simplesmente mais uma demonstração da insana sede de dominação mundial.

  • Lucas:

    Palmas para a iniciativa, mas medo de ser mais um meio dos EUA controlar o mundo.

Deixe seu comentário!