Nasce o primeiro bebê ‘projetado’ para ser livre do câncer de mama

Por , em 12.01.2009

Nasceu, nessa sexta-feira, na Grã-Bretanha, o primeiro bebê livre do gene do Câncer de Mama. “É uma linda menina, 100% saudável!”, disse a mãe do bebê. A família do pai da criança tem três gerações de mulheres que apresentaram câncer de mama por volta dos 20 anos de idade.

“Olhar para ela e saber que não há possibilidades de desenvolver a doença é um suspiro de alívio para nós”, afirmou a mãe da criança, que pediu para não ser identificada, para proteger a filha.

O tratamento consiste de uma técnica chamada PGD (sigla em inglês para Diagnóstico Genético de Pré-Implantação), na qual o casal produziu onze embriões. Dentre os embriões, cinco eram livres do gene BRCA1, que proporciona ao portador 80% de chances de desenvolver câncer de mama e 60% de chances de desenvolver câncer de ovário. Um dos embriões foi implantado na mãe e os outro foram congelados. Sem o tratamento, o casal teria 50% de chances de ter uma filha que carregasse o gene danificado BRCA1.

O que resta é o debate ético em torno do tratamento. Para Josephine Quintavalle, do grupo de Discussão sobre Ética Reprodutiva, o tratamento é questionável. “Eu espero que em 20 anos nós tenhamos erradicado o câncer de mama – e não as pessoas que o desenvolvem”, afirmou. [Telegraph, redOrbit]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • jodeja:

    O câncer, segundo a macrobiótica, é uma doença congênita, já nasceu com a pessoa, é como um irmão siamês, não se pode derrotá-lo sem ser também derrotado. O negócio é saber controlá-lo e não deixar que ele se espalhe. Que fique só comendo e dormindo, e a pessoa continue vivendo. Eu tenho um quisto num músculo há mais de 60 anos. Já me disseram pra operar. Pra quê? deixa-o lá, não o perturbo, nem ele me perturba.

  • ANA:

    Por vezes acho triste a net ser um espaço com tanta liberdade, afinal qualquer idiota pode expressar-se neste meio e infelizmente há muitos idiotas por aí, a avaliar pelos comentários feitos…

  • silva-tiger:

    Talanto,eu disse que os bebês terão a força de 14 homens ,pois são bebês e um dia crescerão,e tornaram-se homens,aí sim terão a força de 14 homens.
    A miostatina ,é o INIBIDOR do crescimento da massa muscular.Em alguns primatas como os chimpanzés ,há uma pequena produção de miostatina,assim a massa muscular deles é maior .Não nescessáriamente o volume aumentará,poderá aumentar apenas a densidade muscular,por isso que o chimpanzé ,com o braço,em algus casos, mais finos que de um fisiculturista , tem a força de nove homens.A massa do chimpanzé é de 70 quilos e tem a força de nove homens,e o leão tem 300 quilos e também tem a força de nove homens,para termos uma noção da densidade muscular do chimpanzé.
    A quantidade de miostatina que o corpo produzirá,é determinada geneticamente, quanto mais miostatina ,menor massa muscular,poi ela é um inibidor.As mudanças genéticas serão em tais genes que determinam aquantidade de miostatina.No caso dos chimpanzés, o coração deles suporta a grande quantidade massa muscular ,em nos não .Por isso poderiamos ter parada cardíaca,devido o coraçao não suportar bombear sangue para oxigenar e nutrir essas regiões . Então os cientistas querem descobrir uma forma de aumentar a eficiência cardiomuscular humana ,assim teremos homens fortes sem problemas cardíacos.

  • Tantalo:

    Silva-tiger, e eu ouvi dizer que estes super-soldados vão comer bebês na hora do almoço, segundo o papai noel e o poste da esquina me disseram.

  • silva-tiger:

    Há projetos, dos norte-americanos , para se fazer soldados geneticamente modifiacados, chamodos de super-soldados.Os bebês terão a força de 14 hoemens uma boa audiçao (baseado em estudos sobre corujas), visao noturna(baseados em estudos sobre cães que veêm no escuro pois a luz “bate” duas vezes na retiana),ossos super-densos(baseao em estudos sobre a estrutura ossea dos ratos,que conseguem cair do quarto andar de um prédio sem morrer) e múculos e pelis “blindados” (baseado em estudos sobre nseres abssais,especialmente o “peixe-morcego”).
    Fato é , que , nesse caso do artigo é para salvar vidas , mas e quando tal projeto norte americano estiver concretizado?Hã?Será o caos,e os norte americanos continuarão com a egemonia belica mundial pois aperfeiçoaram a máquina mais mortal do mundo = OHOMEM.

  • FranChico – Hora de Relaxar:

    Aposto que vai nascer com 3 olhos

  • thiago alexandre:

    depois falam que genetica é coisa do diabo rsrsrs

    mt legal isto ai.. quando a terra estiver a beira do caos e 95% da humanidade estiver morta, seria uma boa fazer bebes livres de cancer e de mts outras doenças…

    • jodeja:

      O câncer é nosso amigo, precisamos compreendê-lo.

Deixe seu comentário!