Ícone do site HypeScience

Nasce o primeiro bebê ‘projetado’ para ser livre do câncer de mama

Nasceu, nessa sexta-feira, na Grã-Bretanha, o primeiro bebê livre do gene do Câncer de Mama. “É uma linda menina, 100% saudável!”, disse a mãe do bebê. A família do pai da criança tem três gerações de mulheres que apresentaram câncer de mama por volta dos 20 anos de idade.

“Olhar para ela e saber que não há possibilidades de desenvolver a doença é um suspiro de alívio para nós”, afirmou a mãe da criança, que pediu para não ser identificada, para proteger a filha.

O tratamento consiste de uma técnica chamada PGD (sigla em inglês para Diagnóstico Genético de Pré-Implantação), na qual o casal produziu onze embriões. Dentre os embriões, cinco eram livres do gene BRCA1, que proporciona ao portador 80% de chances de desenvolver câncer de mama e 60% de chances de desenvolver câncer de ovário. Um dos embriões foi implantado na mãe e os outro foram congelados. Sem o tratamento, o casal teria 50% de chances de ter uma filha que carregasse o gene danificado BRCA1.

O que resta é o debate ético em torno do tratamento. Para Josephine Quintavalle, do grupo de Discussão sobre Ética Reprodutiva, o tratamento é questionável. “Eu espero que em 20 anos nós tenhamos erradicado o câncer de mama – e não as pessoas que o desenvolvem”, afirmou. [Telegraph, redOrbit]

Sair da versão mobile