Navegar na web durante o trabalho melhora desempenho do empregado

Por , em 24.08.2011

Você está no seu trabalho. Bateu aquela canseira, ou aquele momento sem “nada pra fazer”. Tem um computador com internet na sua frente. É quase impossível para as pessoas permanecerem o dia todo em suas tarefas, quando colocadas na frente de um computador com acesso à internet, não?

Mas isso pode não ser uma coisa ruim. Pesquisadores descobriram que navegar na web pode revigorar os trabalhadores, e torná-los mais produtivos, e é menos prejudicial do que fazer chamadas telefônicas pessoais, e mandar mensagens de texto ou e-mail.

Os cientistas realizaram dois estudos sobre o efeito de fazer pausas durante o trabalho para navegar na web.

No primeiro, eles dividiram 96 alunos de graduação em um de três grupos: um grupo de controle, um grupo com “pausa para descanso”, e um grupo que podia surfar na internet.

Todos os indivíduos passaram 20 minutos destacando todas as letras “e” que encontravam em um texto de exemplo.

Para os próximos 10 minutos, ao grupo de controle foi atribuída outra tarefa simples; membros do grupo da pausa poderiam fazer o que quisessem, exceto navegar na internet; o terceiro grupo podia navegar na web. Depois disso, todos os participantes passaram mais 10 minutos destacando mais letras.

Indivíduos que navegaram online executaram as tarefas melhor e estavam mais engajados e menos mentalmente exaustos para o trabalho.

Os pesquisadores dizem que usar a internet é uma atividade melhor porque as pessoas só visitam os sites que gostam de ler. Tarefas que envolvem interação humana são “cognitivamente mais exigentes” e podem acabar desgastando as pessoas.

Isso significa que você não deve “se sentir culpado” se entrar na internet no trabalho. Dê uma espiadinha em seus sites preferidos, mas volte a trabalhar, hein?[Jezebel]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • David Moreno:

    P.S… Porque não usam a internet na hora do descanço do almoço? depois que larga do seu horario? ou mesmo quando chega em casa? É como disse um comentario acima “Claro porque ele se sente culpado, por usar um tempo que não é dele.”… Na minha empresa os funcionarios não podem usar as redes sociais particulares… (trabalhamos com internet direto)mas para baixar informações sobre o trabalho. E, sabe o que acontecia? ficavam minimizando a tela e não davam produção… CADE O MELHORAMENTO NAS ATIVIDADES? Têm outrar empresas que os funcionarios jogam o JOGO DA PACIENCIA DO WINDOWS e sem falar dos fones nos ouvidos dos celulares… rsrs

    • Daniel:

      Antigamente aqui na empresa os funcionários faziam isso de usar escondido, minimizavam qdo chegavam perto, tb atrapalhava a produção, mas depois descobri o porquê, eles ficavam tensos por fazer algo escondido, havia um grande desgaste, caia o rendimento, hj q está liberado o uso e o rendimento aumentou mto mais, vc percebe q não se sentem cansados como antigamente, melhoraram o humor e acabam fazendo mais em menos tempo, claro q tem poucos q abusam, isso se resolve na conversa, mostrando q vc está ciente disso e q precisa mais da ajuda dele na empresa, outros casos q mesmo na conversa não resolve é q não estão onde realmente querem estar… ^_^

    • Daniel:

      Desculpe, postei errado… era para comentar no geral… não responder o seu comentário… ^_^

  • David Moreno:

    Peça pra os pesquisadores abrir uma empresa e colocar os funcionarios a disposição da internet… Uma coisa é um teste outra coisa é VALENDO… principalmente no Brasil!!! As vezes nos orgão publicos estão navegando na internet e não dar uma boa atenção (principalmente nos orgão publicos)… um amigo tem uma empresa de contabil… e fui contratado pra identificar porque a Rede de acesso a internet estava tão lenta… Pronto!!! um funcionario simplesmente ficava baixando jogos, filmes etc. rsrsr… de pesquisas o BRASIL está cheio.

  • Tendrilion:

    “Os pesquisadores dizem que usar a internet é uma atividade melhor porque as pessoas só visitam os sites que gostam de ler.”

    Sim, to lendo o Hyper nesse mesmo instante do meu trabalho. =)

  • EltonPaes:

    Claro porque ele se sente culpado, por usar um tempo que não é dele.
    kkk

Deixe seu comentário!