Nebulosa retangular: clique e veja que coisa estranha!

Por , em 23.05.2013

A 2,3 mil anos-luz da Terra está a nebulosa Retângulo Vermelho (Red Rectangle), intrigante não apenas por causa de seu formato, mas também pela sua cor.

A nebulosa retangular

A nebulosa podia ser arredondada, se não fosse por um anel de poeira cósmica que a “aperta”, dando-lhe esse formato curioso e que lembra dois cones unidos pelas pontas (pelo menos do ângulo em que vemos).

Não se sabe exatamente por que a nebulosa tem essa cor – acredita-se que seja por causa de partículas de hidrocarbonetos presentes nela.

Outro aspecto interessante é o par de estrelas em seu centro, que lhe fornece energia – e, quando o combustível dessas estrelas acabar, daqui a “apenas” alguns milhões de anos, é provável que ela se torne uma nebulosa planetária.

A imagem foi obtida pelo Telescópio Espacial Hubble e reprocessada para ganhar mais nitidez.[NASA]

• Carlos Lucas:

Quando vejo uma foto desta, fico a imaginar o ser humano nesta imensidão. A fragilidade da especie humana diante do universo.

Interessante… Uma nebulosa retângular. também já foi localizado, não faz muito tempo, uma galáxia retângular, será que ai não cabe um retângulo Áureo?

• Rafael Teixeira:

Gostaria de uma resposta sobre o que aconteceu com essa página.
    Quero saber se isso é coisa de um só moderador ou se estão todos nesse movimento de censura e dogmatismo.
    Ontem postei na página do facebook do hypescience discordando de um post.
    Eu discordei de forma educada, sem ser agressivo e sem desrespeito, algumas pessoas curtiram o que eu postei.
    Como resultado fui bloqueado pela página!! Apenas por discordar!
    Apagaram meu comentário para censurar as discordâncias, e me bloquearam, e agora eu não posso mais comentar na página.
    Tem gente aí dentro querendo transformar a página em página de divulgação de intolerância religiosa e pregação ateísta, apenas por eu ter discordado que a ciência deva ser tratada dessa forma, se mostraram intolerantes também comigo e me deletaram covardemente.
    Se algum outro moderador ou contribuidor da página ler isso, por favor intervenha a meu favor e mostre que a página não está perdida.

• Ramiro Bra Albernaz Dias:

Uma pena que Carl Sagan não esteja aqui entre nós a fim de facilitar, com maestria no domínio do assunto, nosso entendimento do Cosmos e seus mistérios como esta figura geométrica nos confins do Universo, pelo que sei e aprendi com o Mestre Sagan, nossa existência é uma forma inteligente que o nosso Cosmos criou para enxergar a si mesmo, afinal somos poeiras de estrelas na sua mais excêntrica forma de inteligência Tc Ra abraça a todos (y)

• Larissa Karin:

Ahahah pra mim parece uma borboleta o/