Nova tecnologia permite que pessoas completamente paralisadas digitem mensagens

Por , em 27.07.2010

Um aparelho que detecta a respiração através do nariz ou da boca pode mover uma cadeira de rodas ou permitir que pessoas completamente paralisadas digitem mensagens.

Segundo pesquisadores israelenses o “controlador de sopro” (como foi batizado o aparelho) funciona melhor do que aparelhos que detectam piscadas de olhos ou outros métodos de comunicação.

Noam Sobel, um dos pesquisadores, disse que os resultados mais impressionantes foram em pessoas que perderam completamente o movimento do corpo, mas cuja capacidade cognitiva está intacta. Isso pode ser causado por infartos, AVC ou até por alguns tipos de esclerose.

Segundo Sobel, alguns de seus pacientes puderam escrever mensagens para seus entes queridos pela primeira vez em muitos anos e puderam expressar seus pensamentos e sentimentos.

O aparelho é parecido com tubos nasais de hospital, que ajudam pessoas a respirar, mas ele mede a pressão nasal e gera sinais elétricos através deles. Os pesquisadores testaram o controlador de sopro, primeiramente, em 36 voluntários saudáveis, que usaram o aparelho para jogar videogames em vez de joysticks.

Depois o primeiro teste em pacientes paralisados foi feito em uma mulher de 51 anos que está completamente paralisada desde seu infarto, sete meses atrás. Ela primeiro respondeu a perguntas usando o aparelho, depois escreveu uma mensagem para sua família.

Outra paciente, tetraplégica de 63 anos, usou o aparelho para mover sua cadeira de rodas.

Agora os cientistas estão estudando formas de tornar o controlador de sopro acessível ao público. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Rosângela:

    Fantástico! Adoro tecnologia que beneficia portadores de deficiências.
    Muito bom artigo Luciana.

  • Alex:

    E como o aparelho diferencia respirações diferentes, ou melhor dizendo: como o aparelho diferencia respirações de respirações com o intuíto de formar frases, por exemplo?

Deixe seu comentário!