Novo dispositivo militar americano usa água para desarmar bombas

Por , em 22.09.2010

Uma nova arma americana tem a água como segredo. Um dispositivo ainda a ser desenvolvido vai utilizar uma combinação altamente concentrada de água e material explosivo para desativar artefatos explosivos improvisados (AEI), cortando aço com uma única “lâmina” de água.

Quando o dispositivo é ativado, a lâmina de água (pense em água altamente pressurizada, saindo de uma mangueira com bico adaptado) atravessa o revestimento exterior do AEI. Em seguida, entra no explosivo, despedaça seu interior e elimina a bomba sem detoná-la.

O dispositivo de lâmina de água oferece uma vantagem sobre os dispositivos atuais, que usam metal derretido. Como o metal é muito quente, às vezes pode detonar uma bomba ao invés de desarmá-la.

Pelo menos 3.000 dispositivos serão enviados para os soldados americanos no Afeganistão ainda este ano.

Segundo os desenvolvedores, ele é extremamente útil para desabilitar os AEI justamente porque penetra neles com eficácia. Os pesquisadores o compararam a uma faca muito mais forte e mais afiada.

Também foram incorporados ao projeto flashes de raios-X de alta velocidade, usados para olhar dentro de dispositivos altamente explosivos.

Segundo os engenheiros do projeto, tais aparatos permitem uma lâmina de água de alta velocidade e muito precisa para perpassar e destruir qualquer dispositivo explosivo improvisado.

O dispositivo também está sendo considerado para uso da segurança nos aeroportos, para aplicações da lei, e para a entrada forçada em imóveis trancados. [DailyTech]

Último vídeo do nosso canal: 4 dias infalíveis da ciência para dar o PRESENTE PER

5 comentários

  • jodeja:

    Triste humanidade, quando haverá paz? Só armas não vai resolver nada, pois sabem que ação cria reação igual em sentido contrário. Quando vamos encontrar a paz?

  • Rodrigo Paim:

    Melk 2/3 da superfície da Terra é coberta por água, e já é bem conhecido e usado em vários lugares o processo de dessalinização da água do mar, transformando água salgada em água potável.

    A água não está acabando

  • Farofa:

    Se não me engano eu vi alguma coisa parecida no American Choppers (um seriado que os caras faziam motos no estilo da Harley Davidson), eles usavam uma máquina que cortava o aço para ser usado na “lataria” da moto com água

  • igor:

    Imagine a pressão da água!! não consigo imaginar uma pressão tão forte a ponto de atravessar um revestimento externo de bomba… só sei que, se acertar em alguém, tá f*dido!

  • Melk:

    E a água acabando no mundo….

Deixe seu comentário!