Novo filtro de cor pode aumentar a eficiência da tela LCD em 400%

Por , em 16.09.2010

Pesquisadores da Universidade de Michigan desenvolveram um novo filtro de cor que pode melhorar a eficiência da tela LCD em 400%.

Esse filtro de cor consiste em duas camadas finas de alumínio que envolvem um tipo de material isolante. Ele é inferior a 200 nanômetros de espessura e contém fendas que criam cores diferentes quando a luz de fundo ilumina. Elas são compensadas em escala para o comprimento de onda da luz visível, e sua duração e distância determinam a cor produzida.

Mas o que realmente aumenta a eficiência da LCD é o padrão de grade. Eles criaram uma película óptica que polariza e colore a luz que passa através da tela de LCD, substituindo as camadas múltiplas de dispositivos ópticos que tradicionalmente desempenham esse papel.

O novo filtro reflete a luz em direção a um espelho, permitindo que mais luz passe através dele.

Com o uso das camadas convencionais, a LCD só emite 8% da luz produzida pela sua iluminação. Com o filtro recém-desenvolvido, 36% da luz é emitida, o que representa um grande aumento da sua eficiência global.

O novo filtro também pode ser combinado com outras tecnologias para eliminar totalmente reflexos na tela de luzes de fundo.

O próximo passo da pesquisa é encontrar uma maneira de produzir os filtros em massa, e integrá-los aos vários tipos de dispositivos tecnológicos, como televisores e telefones celulares. [DailyTech]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

Deixe seu comentário!