Novo prêmio de Física Teórica dá U$ 27 milhões a pesquisadores

Por , em 2.08.2012

Depois de ganhar uma fortuna investindo em empresas de redes sociais, o bilionário russo Yuri Milner resolveu usar parte de seu dinheiro de forma inusitada: criou um prêmio de Física.

Destinado a nove pesquisadores que elaboraram teorias promissoras na área, o Prêmio de Física Fundamental é, para Milner, uma maneira de “mostrar que a ciência é tão importante quanto a venda de ações em Wall Street”, conforme declarou em entrevista à Nature News. Entre as décadas de 1980 e 1990, ele estudou Física Teórica na Universidade Estadual de Moscou (Rússia) e na Academia Russa de Ciências, e guarda admiração pela área até hoje.

Nesta primeira edição, Milner foi responsável por escolher os nove homenageados, que receberam U$ 3 milhões (cerca de R$ 6 milhões) cada. Da mesma maneira que os outros ganhadores, o cosmologista Andrei Linde, da Universidade de Stanford (EUA), ficou extremamente surpreso com o reconhecimento. Quando lhe perguntaram o que faria com o valor recebido, ele respondeu que “esse é um problema ainda mais complicado do que aqueles de física que estou tentando resolver”.

Ao contrário do Prêmio Nobel, o de Milner pode ser concedido a pesquisadores cujas teorias ainda não foram comprovadas – mas que ajudem o pensamento teórico a “ir para frente”. Os nove homenageados deverão ajudar a escolher os ganhadores da próxima edição, em 2013.[PopSci] [Nature]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • aguiarubra:

    P.: “…o Prêmio de Física Fundamental é, para Milner, uma maneira de “mostrar que a ciência é tão importante quanto a venda de ações em Wall Street”…”

    Comentário: taí uma grande ideia! Se essa moda pegar, mudará paradigmas!!!

    P.: “…Ao contrário do Prêmio Nobel, o de Milner pode ser concedido a pesquisadores cujas teorias ainda não foram comprovadas – mas que ajudem o pensamento teórico a “ir para frente”…”

    Comentário: então o pessoal que elaborou a Teoria M deverá ganhar esse prêmio!

    P.: “…Os nove homenageados deverão ajudar a escolher os ganhadores da próxima edição, em 2013…”

    Comentário: sei, sei! Isso é como mosca no mel: as “panelinhas”(como sempre), vão perpetuar dinastias Milner???

Deixe seu comentário!