Novo telescópio deve procurar por planetas habitáveis

Por , em 16.08.2010

Um novo telescópio espacial, que pode revelar a origem da misteriosa energia escura e identificar planetas como a Terra, deverá ser a principal prioridade para os astrônomos e astrofísicos durante os próximos 10 anos.

O novo telescópio

O “Wide Field Infrared-Survey Telescope” (WFIRST) deve ser lançado em 2020, com uma nova geração de telescópios que irá procurar planetas habitáveis perto da Terra, testando os limites da física fundamental. O projeto custará quase 2 bilhões de reais.

O WFIRST faz parte de uma série de projetos engajados em missões no espaço, todos com custos relativamente altos. O financiamento do governo dos EUA ainda é uma das maiores incertezas dos projetos, apesar do consenso entre os astrônomos e astrofísicos sobre suas prioridades científicas.

Os pesquisadores disseram que se o orçamento federal continuar a ser muito limitado, os projetos não poderão ser realizados. Ainda assim, eles se mantêm otimistas em relação não só ao progresso da última década, mas também aos instrumentos adequados para fazer descobertas.

Segundo eles, esta é uma oportunidade única de explorar o espaço e construir instalações suficientes de uso geral nele, de modo que seja possível descobrir grandes coisas novas na próxima década. [LiveScience]

Procurar por vida fora da terra parece ser uma cultura inutil, e os astronomos estão longe de compreender o funcionamento do universo. Pelo que se sabe para existir vida como a nossa é preiso acontecer muita coisa,talvez ainda não tenha surgido em algum lugar do universo seres como nós, mas me parece que mundos estranhos existem as pencas por ai.

erradicar ignorancia é conhecimento absoluto.. o que tambem é utopia

• Lucian:

Agora à procura de Pandora…

• Silva:

O que você quiz dizer com “erradicar ignorância”?

silva… mazelas no mundo sempre houve.. inclusive em nossa era ela é bem menor que em outras eras…

cuidar da fome é importante (e nao ache que nao esta sendo cuidada pois está, com projetos da ONU) porem nao esta sendo erradicada (uma utopia) … da mesma forma que dinheiro gasto com isso nao vai ERRADICAR IGNORANCIA sobre o que nao sabemos ainda.. mas é começo

• Silva:

E alguém,por acaso (e apenas por acaso) se lembra da fome no mundo?

• Orlando:

Eh um site maravilhoso. Gosto muita das materias colocadas aqui. Que bom que tem sempre alquem neste Planeta ainda disposto a fazer bem. Obrigado amigo! A boa sorte esteja sempre do seu lado.