O cigarro pode ser extinto até 2050?

Por , em 14.01.2011

Hoje é difícil de imaginar, mas, segundo uma análise recente baseada em tendências de tabagismo e preços de cigarros nos últimos 50 anos, o uso generalizado do cigarro pode se extinguir até 2050.

Ambos os fatores culturais e econômicos conduzirão à extinção de cigarros. Muitos estudos médicos vêm revelando os impactos negativos do fumo e, posteriormente, muitos locais públicos estão proibindo o tabaco. Assim, a prevalência de fumantes diminuiu de forma constante nos últimos 50 anos.

Na Grã-Bretanha, por exemplo, mais de metade da população fumava em 1960. Em 2008, esse número caiu para cerca de 20%. Os EUA enfrentaram queda parecida: atualmente, apenas um em cada cinco americanos fuma, em comparação com quase um em cada quatro uma década atrás.

Em algum momento, os principais mercados de tabaco quase faliram. Por enquanto, o aumento do preço por pacote manteve o crescimento de lucro das empresas em meio ao forte declínio de fumantes, mas, eventualmente, pode haver muito poucos fumantes para que o mesmo truque salve o negócio. Na maioria dos países desenvolvidos, a venda de cigarros deve perder seu valor até 2050.

O relatório prevê três tipos de cenário nas quais as taxas de tabagismo vão diminuir ou se extinguir: no cenário A, a tendência de diminuição existente se estende até atingir zero. No cenário B, as pessoas gradualmente desistem de fumar, até nos aproximamos a uma espécie de “núcleo de fumantes”, aquele grupo rígido que pode se extinguir eventualmente. No cenário C, o fumo chega a um ponto de inflexão, se torna cada vez mais inaceitável e, portanto, fica mais fácil regular contra o tabaco, que pode chegar a ser totalmente proibido. [LifesLittleMysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

85 comentários

  • Alexandre Schneider:

    Eu fumo a 10 anos,e fui eu que fiz meu pai parar de fumar quando eu novo,sim…tenho vergonha mas to lutando para parar com essa bosta se cigarro,amanha comeco a guerra contra ele…
    Mas antes vou fuma um cigarro na rua…

  • Josélia Camargo:

    De que adiantaria acabar o cigarro e a maconha entra no lugar?

  • Josiane Camargo:

    O cigarro está sendo instinto porque os mais velhos estão parando ou diminuindo, enquanto os mais novos estão optando por fumar maconha.
    http://twitter.com/jcrechumanos

  • miqueias charles:

    Pedro Alberto Campos Ribeiro,não sei porque negativaram seu comentário???_resumo perfeito para os fumantes!!!cigarro_É UM CILINDRO BRANCO COM BRASA EM UMA DAS PONTAS E NA OUTR UM IDIOTA— Temos dito…

  • Almeida:

    A humanidade discute o fim do tabaco mas não o das armas. Só quero ver quando o tabaco for, finalmente, banido e os casos de câncer de pulmão persistirem. Vão culpar quem?

    A questão é mercadológica. É por isso que a Fundação Robert Woood Johnson (subsidiária da Johnson & Johnson) investe milhões em lobby contra fumo, nos EUA. Não por acaso são os líderes em vendas de drogas “anti-smoking”.

    Talvez um mundo com tabaco, em suas variadas formas de uso, mas com menos preocupação com a vida do outro no lugar da própria fosse um lugar com qualidade de vida melhor do que temos hoje.

  • ZEUS:

    Pra que demorar tanto pra acabar com essa mer-cadoria fedorenta,poluente é um caso de saúde pública.Saúde sim, essa interessa..

  • José Ricardo:

    seria ótimo a extinção desse mal a humanidade.

  • Rogerio:

    Se o cara fumasse no seu quarto fechado, vedado, morrendo sozinho, tudo bem.

    Mas a maioria acha que você tem que fumar junto, morrer junto.

    será que tem algum jeito mais simples de explicar, de forma que esses engolidores de veneno entendam?

  • Rogerio:

    Em 2050 eu acho que é a Língua Portuguesa que vai estar extinta.

    instinto – extinto?

  • Rogerio:

    O pior de tudo é o cara falar que é fumante, mas não é ignorante…

  • Ezio José:

    Concordo com o Predador XD. Afinal de conta quem são contra o tabagismo não está nem aí com o uso da maconha, crack e etc. Acredito que a maioria se não fazem uso tem alguém da família enfiado nesse vício maldito e ilícito.
    Geralmente, o ser humano repudia algo como uma fuga daquilo que é maior em su meio e não pode fazer contra.

  • PredadorXD:

    Ainda bem, e tem uns filhos da p* que querem liberar a maconha!

  • Marcio Rony:

    BOA PROIBIÇÃO, ASSIM NINGUÉM MAIS VAI FUMAR UM MAÇO DE CIGARRO E ACABAR COM O CARRO ENFIADO NUM PONTO DE ÔNIBUS…
    GANHA UM PONTO QUEM ADVINHAR O QUE FAZ MAIS MAL: AQUELA MAIONESE HELLMAN’S NO PÃO DE ALHO ACOMPANHADO DAQUELA PICANHA BEM GORDINHA OU UM ESQUALIDO CIGARRINHO NO FIM DO DIA??
    NÃO SEJAM HIPÓCRITAS, MAIS VALE MIL VEZES SER UM FUMANTE MODERADO DO QUE SER OBESO, SEDENTÁRIO E DEPRESSIVO…
    NO MAIS, ESSE MODISMO ANTITABAGISTA VAI SÓ REPOSICIONAR O TABACO COMO UM ‘PRAZER PARA POUCOS’.
    DR. MORIS – O AMIGO CERTO NAS HORAS INCERTAS.
    NÃO SOU FUMANTE.

  • lucas R. barros:

    o cigarro ta indo, mais quem deveria tar sofrendo esse processo de desultilizacao tambem, deveria ser as bebidas alcoolicas.

    mais pelo menos da dupla batmam e robin dessas duas drogas ilicitar, o robin ta caindo, agora vai ser dificio e tirar o batman(bebidas alcoolicas), eu pelo menos ser mais controlados.

  • miqueias charles:

    Fumar é burrice e auto destruição…

  • ricardo:

    Não é fácil parar de fumar e pior ser xingado por isso.Ignorante eu não sou,tenho formação superior,especialização,já viajei pelo mundo e gosto de fumar mesmo sabendo do mal que isso causa.Mas o que vai vir serão novas drogas sintéticas como todos já conhecemos,temos bebida que é grande causa de acidente e desastres dentro de familias e vem me falar mal do cigarro,sendo que é algo de prazer pessoal e instransferivel.Quanto a fazer aos não fumantes,não concordo em fumar dentro de bares,lanchonetes,restaurantes ou na balada,precisa ter uma espaço pra fumante então.Mas há um espaço para o usuário de droga???Não…é uma questão complexa e quem fuma ou já fumou sabe que é dificil parar e sabe também do prazer de dar uns tragos.Hoje existe essa ótima campanha contra o tabagismo,mas a 10,15,20 atrás não existia qualquer tipo de informação.Então quem não sabe sobre isso,pesquise e não nos culpe,pois fomos nós que servimos de cobaia para que voces agora nesse futuro estejam em melhores condições e livres de erros do passado.

  • Eu ;-):

    Marlon Moura = 6º Depoimento

    Cara se tu acha q os carros fazem muita fumaça,fabricas e tudo +.Entao pq vc n faz a sua parte e cada um faz a sua ! E tu ve se para de fumar

  • Pedro Alberto Campos Ribeiro:

    Aprendi algum tempo atrás a seguinte definição para cigarro:”É UM CILINDRO BRANCO COM UMA BRASA EM UMA DAS PONTAS E NA OUTRA UM IDIOTA”.

  • Jorginho:

    Fumar é bom. O que não presta são os resultados de seu uso.
    E por fala que quem fuma é burro, então Einstein era um desses… pois não largava seu velho amigo cachimbo.
    Não muito tempo atrás, havia grandes comeciais nas revistas rádio e televisão…
    Não era sabido do mal que o danado fazia ou ao menos não era divulgado.

  • claudemir da silva:

    por mim o cigarro nunca existiria

  • Marcelo:

    Para quem disse aí para não julgar os fumantes de ignorantes e burros… o que as pessoas se referem não é o fato da pessoa ser fumante e viciada, e sim a burrice de ter começado isso !
    O sujeito tem que ser ignorante mesmo pra pegar um cigarro, botar na boca e depois ir repetindo isso até viciar.
    Além de se prejudicar, ainda prejudica os não-fumantes que ficam próximos e se tornam fumantes passivos, respirando essa fumaça.
    Vocês fumantes merecem todas essas ofensas e discriminação sim.

  • Josiane Camargo:

    O cigarro está sendo instinto porque os mais velhos estão parando ou diminuindo, enquanto os mais novos estão optando por fumar maconha.

  • Marlon Moura:

    Fala sério, eu fumo e enquanto não for necessário parar continuarei fumando. Num é pelo vício, é porque é bom. Respeito quem não fuma, mas pelamor de deus, vocês tratam o cigarro (que faz mal pra quem fuma, apenas. -e não me venham falar de fumante passivo não, porque o ar das grandes cidades é pior que cigarro. E os lindos carros usados nas carreatas anti-tabagismo poluem muito mais.-) como a pior das coisas, ai enchem a cara de alcool e atropelam, brigam, insultam, colocam a culpa no alcool, mas nada de falar de proibir a cerveja (graças a deus), né?! E a maconha? A galera cult e moderninha apoiando a legalização da maconha, mas cigarro não, querem proibir, que ‘ui é fedido’. Ah, amiguinhos, vão transar e deixem a galera fumar em paz.

  • sandoval:

    FUMAR É A AMIOR EXPRESSÃO DE BURRICE QUE JÁ CONHECI; SE O HOMEM TIVESSE SIDO FEITO PARA FUMAR, NASCERIA COM UMA CHAMINÉ NA CABEÇA. É TÃO RIDÍCULO QUE OS PRÓPRIOS FABRICANTES TIRAM UMA ONDA DA CARA DOS OTÁRIOS FUMANTES; JÁ VIU AQUELA MARCA “FREE”= LIVRE. LIVRE COMO SE O CARA FICA ESCRAVO DO VÍCIO DIABÓLICO; ELES MATAM O CARA COM O TABACO E AINDA TIRAM SARRO.
    VAI ENTENDER.

  • Marivalda:

    Que maravilha tudo isso;então proibem o cigarro cujo imposto (IPI) tem a de aliquota mais alta em nosso país e liberam a Cocaína,a Maconha e o Crack a que custo….isso sem políticas de recuperação concreta para ajudar todos os que quiserem parar com tais vícios….parabéns!!!

  • edson nemoto:

    Estou muito Feliz em saber que a Humanidade se conscientizou sobre os maleficios que o cigarro faz à saúde.Deixo aqui O meu blog:naofumocigarro.blogspot.com

  • CRC:

    Como ex-fumante, eu entendo quem fuma. Não aprovo, tanto que parei, mas entendo, pois só quem caiu na infelicidade de adquirir o vício sabe como é difícil largar. Fazem 4 anos que não fumo e ainda sonho que estou fumando, uma sensação de prazer e culpa ao mesmo tempo. Atirem pedras em quem não respeita os próximos, fumando nas proximidades, pois isto não é apenas vício, é falta de educação e respeito. Mas não julguem os fumantes como burros ou ignorantes, pois todo o fumante sabe o quanto o cigarro faz mal. Na verdade, quem não fuma é que não tem idéia do quanto é difícil largar.
    O respeito vale para os dois lados.

  • Pedro dos Santos Mota:

    FUMAR SIGNIFICA SER ESCRAVO DE SI MESMO. COMO A PALAVRA ESCRAVO MOSTRA ALGO ONROSO,ENTAO NAO FAZ BEM SER A MESMA PESSOA A MALTRATAR ELE MESMO.

    PEGA CIGARRO E DEITA FORA PARA NAO DESONRAR ASI MEMSO!

  • Pedro dos Santos Mota:

    Estou certo que tudo seria possivel, mas perguntamos onde está uma apolitica de estado a esse respeito. Pelo contrario, sao politicas de insentivo da sua venda?

  • valdomiro:

    Impressionante eu conheço pessoas na área de saúde que fumam,
    nunca entendi tamanha burrice…

  • Manu Brow:

    É isso aí, gente! Vamos apagar o cigarro!… Mas não se esqueça de acender minha pipa com sua bituca hollydiana legal.
    Vamos criminalizar o cigarro comum e liberar a macanha e outros troços bão. A sociedade quer isto… Então?!…

  • valdomiro:

    É isso aí vamos apagar o cigarro antes que ele apague a gente!!!

  • Mara:

    Particularmente, considero ótima essa idéia da proibição do cigarro.
    Motivo n.01: durante 04(quatro) meses presenciei um sujeito(sem respeito) fumando dentro de um estabelecimento em pleno horário de trabalho. Confesso; não tinha visto isso em toda a minha vida. O sujeito ainda diz ter sido um Militar…eu duvido…
    Motivo n.02: com a nova Lei, eu mesma farei a denúncia aos órgãos responsáveis para aplicar as devidas multas…
    Motivo n.03: EU fui vítima juntamente c/ outras pessoas esse sujeito não passa de um Delinquênte, não deixa de ser um Delito…coagir pessoas e respirar um ar mau cheiroso e causar danos a saúde. Cabe, uma pena de reclusão.

  • luiz mario:

    NÃO ENTENDO MAIS NADA…VÃO ACABAR COM O CIGARRO? ÓTIMO, MAS COMO FALAM EM DESCRIMINALIZAR O USO DAS DROGAS QUE HORA SÃO PROIBIDAS, ACHO QUE ESTAMOS SEM JEITO.

  • Eloyr:

    O fumo NUNCA EXISTIU para mim!
    Estou LUTANDO para manter os meus filhos fora disto.
    ……………
    Meus pais e sogro, MORRERAM em decorrência do uso
    contínuo desta DROGA ASSASSINA e tenho um irmão que
    retirou um câncer da garganta, após fumar uma vida
    inteira.
    ……………
    Pessoas INTELIGENTES, jamais entregam-se ao tabagismo.

  • Daniel:

    o cigarro some, e entra em cena a maconha, o crack,lsd, cocaina…

  • nelson pereira:

    infelizmente só em 2o50 é que se pode verificar este dado importante.

    gostaria que fosse já em 201

  • joao jorge:

    PÔ !!!! LOGO AGORA QUE RESOLVI VOLTAR A FUMAR!!!!

  • Balacobaco:

    Em 2050 terei 69 anos. Se ainda estiver vivo, estarei fumando. Tenho que honrar a tradição da família passada de pai para filho à várias gerações.

  • David Quirino dos Santos:

    Realmente o tabagismo poderá voltar a ser casos isolados e a manufatura de seus veículos, artesanal… feitos pelo próprio usuário… mas, isso não quererá dizer que o povo tenha se conscientizado… desde quando o povo tem consciência de alguma coisa?… apenas, estarão mortas as gerações do tempo em que o cinema criava uma certa aura de glamour e a mídia não era censurada, em alguns casos, como esse, específicamente, e ganhava rios de dinheiro enfiando na cabeça de imbecis como eu, que era charmoso, másculo, glamuroso, fumar. Em compensação, como o povo não pode viver sem vícios, terá pulado para o crak e outras drogas. Maconha, será, assim como o tabaco, para nostálgicos… além dos vícios da psíque, como é o caso da onda de religiosidade desenfreada, explorada por quem pouco está ligando para as guerras religiosas que isto causará… uma vez que isto será altamente lucrativo para eles… pois o povo é incapaz de buscar respostas por si próprio e prefere acomodar-se ao montão de asneiras que lhe vem sendo ditas a quase dois mil anos e a cada dia, reforçada por mais asneiras que qualquer analfabeto resolve inventar… isto, falando-se apenas das populações cristãs; sejam católicas, ou protestantes, por que pelo resto das populações do mundo, ainda são adorados e seguidos, Deuses que já o eram há mais de cinco ou seis mil anos. Não nos enganemos; o uso comum dos cigarros de tabaco podem estar com seus dias contados, mas, coisas muito piores já chegaram para substituí-lo e ninguém quer se dar conta disso.

  • edson:

    ￴Wilson Borges, n generalise. Nem todos os usuarios de drogas curtem cigarros comum. Uso maconha, mas n uso cigarro comum. Ou seja, n uso essa droga comum liberada. N que o q estou fazendo seja correto, mas eu sinto algo mais que simplismente ficar puxando e soltando fumaca. O correto: n usar nada q possa lhe fazer mau. Mas quem nessa vida eh correto?

  • Fátima:

    Não aprovaram meu comentário só porque eu falei a verdade???

  • Alex:

    Deveria já ser proibido, briguei um dia com um fumante, pois o mesmo estava cuspindo essa fumaça imunda na frente do meu filho.

  • almeida:

    Só espero que isso não acabe com a liberdade das pessoas, não sou anarquista, mas sabemos que quanto mais poder damos a alguém ou alguma instituição mais poder o mesmo vai querer.

  • Tony Amorim:

    Quem me dera fosse pra hoje, daqui a 40 anos isso já não serve no meu caso. Eu não fumo mas é que a minha mãe já é bem velhinha, mas fuma tanto que parece uma chaminé… Nunca consegui dar jeito nisso.

  • Fátima:

    Acabem logo com essa imundice para que não matem mais pessoas e se lembrarem acabem com o BIG BROTHER também, pois é outra IMUNDICEEE !!!!!

  • ricardo:

    Já era para ter acabado, pois quem não fuma é obrigado a ficar sentido a catinga dessa porcaria sendo obrigado a fumar passivamente.

  • Paulo Dias:

    Eu to fumando.. e to vivendo… cof cof

    tem gente… cof cof.. que não fuma..

    coff

    pera, deixa eu pegar um fôlego….

    eu sou fumante, sério, e isso é uma merda, não é fácil largar, eu sempre desencorajo todos a fumar.. vicio totalmente desnecessário

  • Ezio José:

    Não sei proque tamanha implicância com o tabagismo enquanto passa-se vistas grossas aos uso de cocaína, crack, heroina, maconha, LSD e outros vendidos normalmente em farmácias. O monóxido de carbono que os busões e as industrias espalham pelo ar é o maior veneno.
    Esta implicância parece-me mais coisas de quem não definiu a personalidade (o ser ou não ser).
    Estive há poucos em Portugal e observei uma população senil, saudável e fumente. Que se alimenta de com pratos nadando no azeite. Tomam vinho diariamente. Trabalham e são fortes, inteligentes e etc.

  • Roberto:

    As pessoas que vejo fumando são altamente dependentes porque os que achavam legal fumar deixaram depois que souberam dos malefícios e não tiveram tempo de exposição para atingir a dependência. Os fumantes se sufocarão pela força da lei, uma vez que o vício é mias forte.

  • marcus.bra.rj@gmail.com:

    mirian, isto com certeza se dizia a 1000 anos atrás, sempre haverá os errados e os certos, pois a visão das coisas é inversa para cada um destes.
    Wilson Borges, nota-se que vc não conhece o mundo de verdade, só o que te vendem como verdade, conheço pelo menos 3 pessoas que cheiram cocaína e não fumam e outros tantos que bebem e não fumam.

    Sou fumante e acho que o fumo deve ACABAR SIM, mas de forma racional, pois se fizerem da forma irracional que estão fazendo, teremos mais um produto na bocas no fim deste processo para nossos jovens irem lá comprar, ai teremos mais frequentadores de bocas de fumo e por tanto mais violência.
    Estão criminalizando os fumantes, e assim mais uma vez a humanidade esta mostrando como o ser humano não é homo-sapiens, já que se permitiu produzir, vender consumir por que agora de uma hora para outra criminalizar os consumidores, sim deve acabar mas de fora inteligente, pena que não somos… vejam a escravidão, os preconceitos etc. etc. etc. esta é só mais uma mostra do quanto não somos SAPIENS, e só olhamos nosso próprio umbigo, nem ligamos para nosso próximo, quando temos um problema afiiiii é o maior do mundo, mas quando olhamos para o próximo é só olhar pra ele e dizer
    -OH!! é só parar de fumar!
    Sem a menor analise da situação, da pessoa de tudo, e ai o cara se diz.
    -AH!! eu sou inteligente eu não fumo!

  • BARBOSA:

    PORQUE TANTA DEMORA? DEVERIA TER SIDO PROIBIDO 50 ANOS ATRAZ…. IMAGINE QUANTAS VIDAS TERIA SE SALVADO…. PORQUE NÃO COBRAR TAMBÉM 50 LASKAS POR UMA CARTEIRA DESSE FEDORENTO? SENDO ESSE MUITO CARO MUITAS PESSOAS EVITARIA COMPRAR E ASSIM SENDO LARGA.

  • Walter Weber:

    O desastre é maior para o homem, porque começa a ficar impotente quando entra na casa dos 50 anos, e posteriormente em alguns casos terá que “dividir” ,…

  • Othon:

    impossivel de acabar com o cigarro no mundo inteiro, pois existem paises com altos indices de fumantes, um exemplo eh a russia q tem 93% de fumantes e nao esta diminuindo ainda. Na russia existe uma tradição de fumar e beber alcool os jovens, este eh um dos maiores problemas dela.

  • Orlando:

    Se o cara fumacsse e engolisse toda aquela horrivel fumaca e a praga da nicotina respeitando o espaco do outro, tudo bem. Que continue fumando, danando e morrendo.

  • mirian:

    2050??.no futuro só haverá gente perfeita na terra porque pessoas iníquas serão arrancadas da terra,assim como se limpa uma casa!vai ser tirada toda imundície da terra!e o cigarro e outras imundícies nem serão lembradas! serão coisas do passado!!só que não precisa ser em 2050…está muito próximo!

  • Gray:

    Acho bem provável o cenário B.

    Até pq tabagismo não se resume a cigarro, mas também cachimbo, charuto etc. Inclusive cidades que giram em torno da produção de tabaco e há uma cultura em torno dele.

  • clarice:

    nada a ver…não vai acabar nunca.. por mais que proibam ou encareçam

  • Deep:

    Ok… Eu votei no careca, que certamente aceleraria esse processo cá por nossas bandas brazucas, mas isso é outro caso!

    O que quero mesmo saber é sobre o cigarro eletrônico! Esse “dispositivo”, fabricado nos quintais e galpões chineses em breve tornar-se-á mania. Felizmente, desde 2009 é proibido em todo território nacional, e isso vale pra peças, acessórios, e propagandas, incluindo as de internet!

    Pesquisando sobre isso vim a saber da existência de uma organização chamada smoking everywhere, que se dedica exatamente a isto: fumar em qualquer lugar. Uma lástima!

    Mas, em ambientes democráticos e livres, os setores da sociedade civil têm todo o direito de se organizar e defender seus interesses, sejam quais forem – desde que o objeto seja lícito, ou quase, como esse. E nós temos de aceitar e conviver com isso.

  • Elizabeth:

    Tem certas coisas maléficas que são permitidas porque arrecadam muito imposto.
    Já está provado que cigarro mata, mas não proibem a fabricação. Ficam esperando que proibindo o fumo em local privado as pessoas desistam de fumar… será??

    Tenho 2 irmãos que tem um monte de problemas de saúde mas não param de fumar. Tive um vizinho que morreu de câncer por causa do cigarro, mas fumou até quase o último dia de vida.
    Por que não proibem a fabricação de uma vez?
    Arrecadação de impostos é mais importante que a vida das pessoas?

  • Lara:

    E, Wilson Borges… Os rastas só fumam maconha, abominam cigarros. Eles e 90% dos usuários.

  • Lara:

    Utópico mesmo é pensar que um dia as pessoas vão poder se estragar da maneira que bem entenderem. Mais ainda se a novela das 8, a censura dos jornais, a igreja e qualquer outro tipo de alienação. O salário é baixo, a rua é suja, ter uma vida tranquila e confortavel te custa 12 horas de trabalho de segunda a segunda e antes disso muito dinheiro gasto para poder, depois, trabalhar, e ALÉM de tudo isso… Não vamos poder nem fumar um cigarrinho pra aliviar “as dores do mundo”?! Hahaha. Acho que já não é lindo pra todos, já que tudo está fodido, cada um poderia ficar na sua e cuidar do seu, ou se revoltar com outras coisas mais básicas e mais podres primeiro. 🙂

  • eu mesmo:

    “Pra ser mais claro, o cigarro é mais um hábito, do que um vício.”
    CARO WILSON

    Nota-se que não és da area da saúde por escrever uma idiotice destas. Cigarro começa sim geralmente pela vontade de experimentar coisas novas, mas a idustria do tabaco tem muito conhecimento sobre propriedades viciantes, como adicionar amonia fazendo a nicotina chegar em 7s ao cérebro aumentando a quantidade de receptores para nicotina a um numero muito grande. O fumante verdadeiro naum fuma mais por gostar nem por hábito nem por achar bonito, fuma pelo alívio que o cigarro trás, isso mesmo, somente alivio.
    Cigarro é uma droga mesmo.

  • renata:

    pra realmente acabar com o cigarro seria necessario mais imformação para os adolescentes assim eles cresceriam sabendo que realmente não se deve nem experimentar o cigarro .É claro que isso é um pouco mais complexo pois adolescentes não costumam ouvir muito,mais assim com o passar do tempo o cigarro poderia vim realmente a extinção

  • Lucyano Valdez:

    É o fim da fumação. A indústria do tabaco, uma das mais nocivas à saúde das pessoas vai pro buraco!!!! Só os idiotas fumam! Fazer o que, né? A saúde é deles…

  • Lucas Miranda:

    Só um completo idiota mesmo que fuma. Na própria embalagem do cigarro existe o alerta: “O ministério da saúde adverte: Fumar causa inúmeras coisas que vão te matar”. Além das fotos de fetos mortos, pulmões completamente negros, pessoas sem alguma parte do corpo, hospitalizadas, entre outros. E mesmo assim essas pessoas seguem aquela idéia de: “Há! Isso não vai acontecer comigo”

    Zé da Feira
    Fumar é bom? Continue pensando assim e eu quero ver você dizer isso quando estiver em um hospital com um enfisema pulmonar, câncer de boca, aneurisma arterial, infecção respiratória…

  • holiday:

    tomara!

  • Eunice:

    Enquanto houver tolos,certamente haverá fumantes e
    usuário de várias outras drogas,permitidas ou não; mas como
    a tendência e a evolução os tolos também se evoluirão.

  • Ze da Feira:

    Vai acabar nada , quem fuma sabe , é muito bom é uma delicia. O cara pode até começar fumar por status , querer aparecer , mas depois descobre o quanto é bom. quem fuma, fuma porque acha bom.

  • Wilson Borges:

    Creio que isso seja uma utopia…

    O cigarro, infelizmente é tido e mantido ainda apenas como um adorno auxiliar de status.

    Pra ser mais claro, o cigarro é mais um hábito, do que um vício.

    O cigarro só acabaria quando suprimido por outro tipo de vício ou mania – “Narguilé”, por exemplo.

    A maconha, o crack e demais drogas do gênero, contribuem para que esse mal persista. Pois não há um usuáio sequer desses tipos de drogas que não utilize o cigarro também.

    Infelizmente, é essa a realidade!

  • sergios:

    Até lá o câncer terá exterminado todos os fumantes, e as novas gerações já esta em outro caminho: Maconha, coca , heroina, entre outras coisinhas mais….

  • hancok:

    beleza agora so vai faltar : maconha ,cocaina ,crak ,stas,pinga ,entre outros

  • TEDY:

    A sociedade evoluiu em base do que faz mal, como: arma,poluição,drogas,desmatamento etc. Quando o homem deixar a ganância de lado e perder muuuuito dinheiro em prol da terra,das pessoas, e da vida então acredito que acabará o cigarro. Mas até lá pago pra vê !

  • Pensador:

    Tomara que acabem com esta desgraça o quanto antes.

  • Richard Fontana:

    Ótimo, se verdade for.
    Ganha o homem, perde o Estado, pois a incidência tributária em cima do tabaco é algo assustador: mais de dois terços do valor pago por um cigarro é tributos que vai para o caixa do governo.
    Justificam que seria para cobrir os custos decorrentes dos problemas de saúde que o tabagismo gera. Irracionalidade e cretinice puras.
    É por este motivo que criam apenas figurinhas nas embalagens e campanhas de mídia que não produzem efeito, ao invés de fazerem algo mais consistente, como por exemplo proibir a adição de componentes químicos outros, a exemplo de cloreto de amônia, que somente servem para incrementar a dependência deste vício.

  • ?????:

    Boa notícia para os pulmões.

  • reginaldo:

    Utopia.

  • Joao:

    Quando acabarem com a fumaça dos automóveis e das chaminés das fábricas, só aí eu concordo que acabem com a fumaça do cigarro.
    Mas antes disso, acabem também com todas as drogas inclusivamente as usadas em medicamentos, com todos os pesticidas, com todos os adubos químicos, com o petróleo e com as religiões.!?

  • Manuel Bravo:

    Adeus cigarrinho, para um ex viciado em tabaco como
    eu que conseguio se livrar deste maldito vício
    com muita dificuldade, se este desaparecimento
    fosse antecipado para 2015 seria ótimo. Sinto
    pena dos operários que perderão seus empregos,
    mas a saúde social deve estar sempre em primeiro
    plano.

  • Carlos Henrique:

    O mercado não tem que se reinventar por causa tabaco, tem que estinguí-lo! Antes que vire hábito ver pessoas com câncer de pulmão e garganta, e acredite.. não é nada bonito. Se o preço é o mercado do tabaco sumir totalmente das zonas desenvolvidas, que estes mesmos desempregados recebam requalificação profissional.

  • ShadowsAV:

    Acredito no cenário A, é o mais realista e tem como base os números do próprio texto

  • Rodrigo Paim:

    Quantos empregos serão perdidos …. :C

    E quantas vidas serão salvas …. ;D

  • Japaloco:

    Bom o cigarro faz mau, mais o que seria do Brasil na epoca colonial sem ele? E o que diria do marketing e da publicidade?
    Descobril-se o poder da publicidade e marketing gracas a divugacao do cigarro, e o Brasil teve um grande ganho economico gracas a producao de tabaco na epoca colonial tanto que a folha do tabaco esta estampada no Brasao da Republica.
    Eu nao defendo o Tabaco, so quero que ele seja estinto, com suas honras. Afinal de contas ate a medicina teve seu progresso em algumas areas gracas as pesquisas feitas com o Tabaco.

  • Japaloco:

    Em função disso, a quem se apresse e lance algo novo no mercado, afinal de contas todo o fumante tem manias parecidas, então os fabricantes não precisão falir e sim lançar algo novo em substituição do cigarro, alias com certeza, esse pode ser um novo mercado a espera de investimento e muito lucrativo.
    Em algumas pessoas o tempo que um cigarro dura e significativo, é o tempo certo para uma reflexão, a partir dai que algumas pessoas tiveram suas grandes ideias, desse momento de transe entre tragar e pensar em algo. Acredito que esse clima que o cigarro causa será bom, e deveria ser substituído por algo mais saudável, afinal de contas todos nos precisamos de alguns minutos por dia para fazer algo sem sentido e refletir.

  • MARCIO:

    TOMARA QUE ACABEM LOGO COM ELE —

Deixe seu comentário!