Ícone do site HypeScience

O computador de mesa está morrendo?

Artigos que já foram “de luxo” e que se popularizaram com o passar dos anos, o computador de mesa (tanto o de gabinete como os notebooks) está perdendo espaço no mercado mundial, segundo relatório divulgado recentemente pela empresa de pesquisas IDC (International Data Corporation).

O futuro do computador de mesa

Em comparação com outros anos, as vendas de PCs caíram 14% nesse último trimestre, a maior queda registrada pela IDC desde 1994, quando começou a monitorar esse mercado. No Brasil, a queda foi de 2% no ano passado em comparação com 2011, mas a empresa estima que, em 2013, a queda será maior (7,2%). Em contrapartida, as vendas de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, estão em alta.

A IDC aponta que a Microsoft e o Windows 8 estão entre os maiores responsáveis por essa queda. “Enquanto alguns consumidores apreciaram os novos formatos e o recurso de toque no Windows 8, as mudanças radicais na interface, a remoção do menu Iniciar, e os custos ligados ao toque [há notebooks com touchscreen, mas ainda são consideravelmente caros] tornaram os PCs uma alternativa menos atraente em comparação com tablets e outros dispositivos”, avaliam os autores da pesquisa. “A Microsoft terá de tomar decisões difíceis se quiser revitalizar o mercado de PCs”. O mesmo vale para a Apple, que tem vendido poucos computadores em comparação com iPads e iPhones.[Business Insider, CNN, Folha, Business Wire]

Sair da versão mobile