O novo tablet da Microsoft é melhor que o iPad?

Por , em 20.06.2012

Os fãs da Apple que me perdoem, mas o novo tablet Surface, da Microsoft, tem várias inovações que podem superar o iPad.

O tablet Surface, apresentado na última segunda-feira (18) pela Microsoft, ainda não tem data de lançamento nem preço divulgados, mas é o primeiro tablet que surge no mercado depois do lançamento do iPad, em 2010, com reais possibilidades de ser considerado melhor do que o dispositivo líder da Apple.

Algumas empresas concorrentes lançaram tablets de maneira precipitada, que foram esmagados pela Apple. A Microsoft resolveu esperar. No início deste ano, a empresa lançou o sistema operacional Windows 8, que será usado no Surface. Só agora, dois anos depois do tablet da Apple, eles resolveram arriscar, e a coragem promete causar dor de cabeça para os concorrentes MacBook Air e iPad.

Nessa disputa, o preço do Surface será importante, mas a Microsoft ainda não divulgou nenhuma informação sobre isso. Nem sobre como vão funcionar os aplicativos. Abaixo, confira as inovações do Microsoft Surface que podem deixar o iPad para trás:

Teclado

Algumas pessoas simplesmente não se acostumam com telas sensíveis ao toque e não veem vantagem no iPad por isso. Até existem teclados que podem ser conectados ao iPad, mas pouco funcionais. A Microsoft surgiu com um conceito inovador nesse sentido. Uma capa, com apenas 3 mm de espessura, protege a tela do tablet, e se fixa magneticamente, como a SmartCover da Apple.

O principal avanço do tablet é que a finíssima capa inclui um teclado multitoque integrado. Com a Touch Cover, as teclas não se mexem abaixo dos dedos, e a Type Cover, mais espessa, usa botões de verdade. As capas poderão ser adquiridas em diversas cores, incluindo preto, rosa, vermelho e azul.

Em poucas palavras, o Surface pode substituir um laptop – o que o iPod não faz.

Tamanho, peso e espessura

Dificilmente os concorrentes do iPad conseguem ser compactos e elegantes como ele. Bem, pelo menos até o Surface chegar. O tablet da Microsoft é mais pesado do que o iPad, mas traz a vantagem de uma tela maior. A edição Windows RT do Surface tem 676 gramas, e a edição Windows 8 Pro tem 903 gramas. Já o novo iPad tem entre 652 e 662 gramas, dependendo do tipo de conectividade.

A tela do Surface tem 10,6 polegadas em alta definição. Quase uma polegada a mais do que o iPad, que tem 9,7 polegadas. Apesar de ser maior, o Surface tem menor espessura – o modelo de teclado mais fino tem 9,3 milímetros. Já o tablet da Apple tem 9,4 milímetros de espessura.

USB

Quem usa o iPad pode reclamar da falta de entradas para cabos USB. O Surface avança nesse sentido, com duas entradas que facilitam e tornam mais ágil o processo de armazenamento de arquivos.

E os aplicativos?

A desvantagem mais aparente do Microsoft Surface são os aplicativos. A App Store incluiu 225 mil aplicativos para o iPad. E o Surface? Até agora a Microsoft não se pronunciou quanto ao desenvolvimento de apps para o tablet.

O fato é que é difícil avaliar com precisão o Surface antes de seu lançamento oficial. E principalmente, antes de saber seu preço. O preço inicial do iPad nos Estados Unidos é 500 dólares (1.600 reais), e é difícil saber se a Microsoft conseguirá bater esse preço.

Enquanto o novo tablet não é lançado, confira o vídeo abaixo e sonhe com essa maravilha tecnológica. [CNN/Gizmodo/MacWorld/MacWorld]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

12 comentários

  • Nick Okita:

    Tablet para mim depende muito das necessidades… Se for um para se parecer com um notebook, o negócio é comprar um Asus Transformer Infinity. Se for para desenhar/editar imagens compra um Galaxy Note 10.1. Se for para desenvolvimento (como eu) compra um Nexus 7 ou um Xoom. Se quiser mobilidade fácil compra um Xoom 2 ME, um Galaxy Tab 7″, ou o Nexus 7. Se for para ver vídeos, jogar, ver fotos, etc, compra um Xoom, um Transformer (qualquer um deles), o tablet da Qualcomm com o novo processador dela o Snapdragon S4 Pro. Apesar de ter ódio pela Apple, se não tiver tempo para aprender a mexer, customizar ou desenvolver aplicações, scripts, qualquer coisa que envolva computação, compra um iPad. Não vejo nenhuma vantagem no MS Surface, porém concorrência é sempre bom, desde que não vire um caso ridículo como Apple vs Samsung…

  • Everton:

    Sinceramente não vejo toda essa “inovação” do Tablet MS (ou como dizem as más línguas: MS Porta-Retrato)
    Ele é bacana, têm muita coisa que o IPad não têm, mas ai vem a pergunta: Por que comprar este Tablet e não um ultrabook? Vai ser quase o mesmo preço!!
    Quem quer mobilidade ou compra um Xoom ou um Ipad, que tenho que admitir: É o que fazs mais sucesso entre as crianças e adolescentes. Ele é mais fácil de mexer, qualquer criança de 5 anos consegue instalar um joguinho, o que não ocorrer no Android.
    O que um usuário empresarial vai querer com um tablet de teclado, com office, que vai ficar desconfortavel no colo, por exemplo, quando pode ter um Powerbook ou um Macbook air ou mesmo um teblet sem teclado?
    Conhece gente que digita muito mais rápido que eu no teclado deste computador na tela de um tablet android ou Ipad.

    Tenho celular com Android. Acho que ainda precisa e vai melhorar… Minha esposa que um IPhone.
    Tablet eu estava querendo um Xoom mas filha filha que o IPad. E agora? Quem vocês acham que ganha?

    • Everton:

      Além de digitar mais rápido, digita sem todos esses erros que cometi… 😀

  • RobertoLyrio:

    Por causa de um teclado e uma tela de menos de uma polegada a mais (com o custo de um peso maior)?!
    Como se o iPad não tivesse capa com teclado, como se a tela já não fosse grande o suficiente…

    Acho que as pessoas que estão fazendo fuzuê com esse tablet da Microsoft se esquecem do básico: Qual é a proposta de um tablet.
    A proposta de um tablet não é ser um computador/notebook. É ser um dispositivo de acesso rápido à internet e multimídia, tudo com o toque dos dedos. O iPad (bem como seu irmão mais velho iPhone) foram feitos pensando nisso. Todo um trabalho de engenharia de software e hardware combinaram um sistema operacional e tela touchscreen capacitiva multitoque totalmente otimizados para o uso dos dedos, o que os outros aparelhos touchscreen até então não eram.
    O tablet da Microsoft é “melhor que o da Apple porque tem teclado”?! Se você quer tela com teclado, você quer um note/netbook, não um tablet. O teclado na capinha é útil as vezes? Sim. Mas ele não é pré-requisito pra TABLET. Se liga! Sem falar o fato de que isso daí é totalmente baseado no tablet da Apple, o que por si só desmerece a supervalorização do trabalho em detrimento da valorização da obra original, que inspirou a criação dessa cópia.
    Não sou fanático pela Apple, não tenho iPad e nenhum outro aparelho da marca, mas reconheço seu valor, originalidade e grandiosidade na indústria tecnológica. E, não, não acho que esse tablet da Microsoft seja melhor que o da Apple em absolutamente nada.

    • Khajiit:

      Voce esqueceu de uma coisa, a ideia do tablet foi da microsoft, mas quando lancaram o modelo, acharam uma merda, depois a apple criou um tablet pra ele mesmo, e esse que passou bem pelos criticos. Quem que copiou que mesmo?

  • Gargwlas Gargw Gargwlas:

    a titulo de conhecimento, muitos tablets são melhores que o Ipad, tanto em funcionalidade, liberdade e performance

    Motorola Xoom 2, Asus transformer,Asus Slider, Galaxy 10.1 / 7.7 e etc

    inumeros e essa lista esta melhorando mes que vem, com o Tablet Google Nexus, tegra 3 quad core 1gb de ram, por 249 dolares e outros

    sem falar do ICS que na minha opnião esta perfeito

  • Alex Cordeiro Lima:

    Celular sem dúvidas é android, pelo preço e por não necessitar de muita coisa.

    Tablet é o iPad mesmo, é muito barato e tem um ótimo custo benefício. Além de ter muitos aplicativos, o que é o mais importante.

    Acho que o Surface não irá conseguir bater o iPad, afinal o modelo com core i5 e windows 8 não é concorrente direto do iPad. Nesse caso é melhor comprar um ultrabook asus.

  • Gervásio Bandeira:

    Pessoalmente, não vi vantagem, nem inovações nos tablets da Microsoft em relação aos demais concorrentes. O teclado tira parte da liberdade que se espera ter no manuseio de um tablet.
    O sistema operacional é outro ponto negativo, já começou travando.

  • archphill:

    Um video diz mais q mil palavras. http://www.youtube.com/watch?v=2w8rypZQDbg

  • marcello:

    acompanhei ao vivo pela internet o lançamento do surface, nunca gostei muito do ipad, apesar de usar mac e iphone, acho ele bonito mas me sinto preso e sem liberdade e ja no surface achei um nicho que não tinha visto ainda em nenhum tablet ate então. Acredito que ele esteja em uma categoria superior ao ipad, pois podemos usar como um PC.

    • Fernando Caldas:

      Então amigo marcello, vc não conhece este universo dos tablets…
      Pois todas as marcas disponiveis no mercado, ou QUASE todas, inclusive o Ipad, possui docks/teclados para se usar o tablet como um laptop. Procure ver a linha da ASUS: O transformer prime foi o primeiro tegra3 do mercado há quase 1 ano já e AINDA é melhor q o NEM lançado Surface…..

      E não… nem o Surface, nem o ipad, nem nenhum outro substituirá um laptop com processador x86. Os processadores ARM ainda estão engatinhando na área do home-office e não são bons com multi-tarefa. Tanto o iOS qto o Android ainda precisam melhorar MUITO o multi task de seus sistemas.

    • nelso.santini:

      concordo, não gosto da politica da apple de prender o usuário à sua maneira. Por isso uso tanto celular como tablet android da samsung.

Deixe seu comentário!