Finalmente desvendamos por que o cocô do wombat é cúbico

Por , em 20.11.2018

O vombate, um marsupial australiano também conhecido por seu nome em inglês “wombat”, é a única espécie animal conhecida a produzir cocô em forma de cubo.

Agora, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA) dizem ter descoberto por quê.

Comunicação

O vombate pode fazer até 100 depósitos de cocô por noite. As fezes “cúbicas” são empilhadas para marcar território. Esse formato ajuda a pilha a ficar no lugar, em vez de rolar para longe.

Apesar de ter ânus redondos como outros mamíferos, os vombates não produzem cocôs como o resto de nós, ou seja, redondos, tubulares ou simplesmente bagunçados.

Os cientistas, liderados pela Dra. Patricia Yang, estudaram os tratos digestivos de vombates mortos em acidentes de trânsito na Tasmânia e chegaram à conclusão de que a elasticidade variada dos intestinos dos animais os auxilia a esculpir o cocô em formatos mais quadrados.

Como?

A equipe comparou os intestinos de vombates com os intestinos de porcos inserindo um balão no trato digestivo dos animais para ver como ele se esticava.

Em vombates, as fezes mudaram de um estado semelhante a líquido para um estado sólido nos últimos 25% do intestino. Depois, nos 8% finais, uma elasticidade variada das paredes significava que o cocô tomava o formato de cubos separados.

Em última análise, os marsupiais fazem cocô em forma de vários cubos de cerca de 2 centímetros, exclusivos no mundo natural. Em seguida, os empilham. Quanto mais alta for a pilha, melhor, uma vez que ela é usada para se comunicar e atrair outros vombates. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (24 votos, média: 4,75 de 5)

Deixe seu comentário!