O imponente Lince Ibérico

Por , em 2.04.2013

O lince Ibérico “Lynx pardinus” é uma das espécies mais ameaçadas do mundo e certamente o felino mais ameaçado. Ele é nativo da Península Ibérica, ao sul da Europa. Caso o lince ibérico desapareça ele será o primeiro felino extinto desde eras pré-históricas, de acordo com conservacionistas.

Este lince é um solitário caçador de emboscada, esperando por horas que sua presa se aproxime para dar curtas corridas e capturá-la. Não costuma comer nada maior do que lebres.

Ele está desaparecendo proncipalmente por causa de perda de habitat, envenenamento, atropelamentos, ataques de cães e caçadores. Há também doenças entre os coelhos, sua presa favorita, que reduziu drasticamente a população destes animais. Estimava-se que haviam mais de 5 mil espécimes em 1960 e agora há cerca de 235.

No momento há esforços de grupos que tentam aumentar a população do lince ibérico através de reprodução e reintrodução dos animais ao seu habitat natural. [Wikipédia]

Lince_Ibérico_Doñana

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

9 comentários

  • Guilherme Euripedes:

    Meio triste pensar isso, mas pensem comigo:

    Centenas de espécies somem naturalmente ou não todos os dias deste planeta. São extintas.

    Temos um lince em particular que está prestes a sumir por conta de intervenção natural e não natural, e se caso ele sumir, NADA vai mudar neste mundo tirando o fato dele não existir mais.

    Gasta-se dinheiro e trabalho para tentar preservar uma espécie de felino só porque ele é um mamífero lindinho, simpático e grande. Enquanto isso, centenas estão sumindo e ninguém dá a mínima. Inclusive humanos inocentes estão sofrendo enquanto um punhado de pessoas se dedicam a salvar animais em extinção que em nada são importantes em nossas vidas ou na do meio ambiente (sem demagogia agora, o planeta está bem, e um panda sumir, um lince ser extinto ou um macaco deixar de existir não vai fazer o planeta morrer. Isso acontece centenas de vezes todos os dias).

    Tá certo isso?

    “Pode isso Arnaldo?”

    • Dave:

      Nós, homens, “detentores da sabedoria”, do egocentrismo e o egoismo. Foda-se o resto, porque, o planeta é nosso, o que importa é a preservação da espécie, não?
      Creio eu, que “perda de habitat, envenenamento, atropelamentos, ataques de cães e caçadores” não sejam causas naturais. E se, o Lince esta para ser extinto, é por culpa do homem e seu vicio de dominação.
      E sim, o planeta ta indo pro lixo, você só não se importa com isso, ou, tem a certeza de que se o planeta de repente explodir, vai ser só daqui algumas centenas de anos.
      E, “inclusive, humanos inocentes estão sofrendo enquanto um punhado de pessoas se dedicam” a ler matérias na internet, comentá-las ou coisas do gênero, tipo eu e você. 😉 Deal with it. Agora, pensa comigo, pelo menos aqueles que se dedicam preservar algo estão de fato fazendo alguma coisa de valor. E indo pro lado mais radical, é o mínimo que podemos fazer por aqueles que nós mesmos estamos matando. Quebrou? No mínimo conserte ou compre outro (Mas há coisas que não não podem ser compradas, principalmente quando elas não existem mais).
      “Animais em extinção que em nada são importantes em nossas vidas ou na do meio ambiente…” Cara, ou humanidade evolui (em termos de consciência) ou ela se destrói completamente enquanto se gaba da ilusão de dominador que ela mesmo criou e alimentou e leva o resto com ela. Uma hora a gente cai feio do cavalo por conta dessa visão ultrapassada de um mundo que nos pertence.

      Muita Paz, e um abraço.

    • marco:

      Se essa linda especie de lince sumir do planeta realmente nao faria diferença alguma?
      Agora se todos os seres humanos autodenominados “racionais” fossem extintos ai sim ia fazer uma enorme diferença nao é Guilerme. Por exemplo, o planeta nao mais teria a intervençao humana consumindo todas as reservas naturais poluindo e destruindo o planeta em prol das nessecidades desnecessarias que nós criamos para ter conforto.
      Pense um pouco a pobre lince que nao fez nada pra ninguem pelo contrario so ajudou a manter a cadeia alimentar em ordem vai sumir, sua especie vai sumir, e nós ainda estamos aqi e vamos existir por um longo tempo porque somos “racionais” não é ? nosso fim vai ser tragico só lamento.
      “Eu fico indignado com esse vasto campo de burrice cujo pasto é o planeta terra e burros que destroem e nao se importam com ela… “

    • Weverton Castanho:

      Guilherme,
      Destruímos e castigamos o planeta como se tivéssemos um outro lugar melhor para ir, não consideramos os custos que a natureza está pagando por suportar nosso descaso com os animais e plantas com os quais dividimos o planeta. Acredito piamente que você deveria revisar seus conceitos e perceber que parte da sua opinião é o custo que seus filhos irão pagar para desfazer tudo de errado que estamos fazendo hoje.

    • Guilherme Euripedes:

      Dave e Marco,

      Você de certa forma concordou com muito do que eu disse sem perceber.

      O que acontece é que temos essa impressão de que temos a responsabildiade de cuidar das outras espécies porque é culpa nossa que elas estão sumindo. Na verdade não é. É natural. Espécies somem todos os dias e uma hora vai ser nossa vez.

      O PLANETA NÃO VAI SUMIR SÓ PORQUE A GENTE FAZ MERDA! NÓS É QUEM VAMOS SUMIR!

      Entenda isso. A gente é só mais uma espécie por aqui e o que fazemos achando que estamos matando a natureza não é nada. Estamos apenas matando a nós mesmos a longo prazo.

      A Terra já passou por muitas catástrofes muito piores que a nossa. Meteoros já cairam aqui e mataram a maioria das espécies do planeta. Passamos por eras do gelo e momentos de calor escaldante. E vem acha mesmo que um lince extinto vai mudar o fluxo do planeta? O Lince sumir É o fluxo do planeta. E um dia iremos sumir também.

      Ou você conhece algum espécie que nunca foi extinta?

      E sobre as “reservas do planeta”, você acha então que o petróleo acabando vai ferrar a natureza? Não… NÓS vamos nos ferrar. Você acha que a água que bebemos “acabando” (lembram-se do ciclo da água?) o planeta vai ficar seco e morrer? Não.. NÓS vamos morrer! Você acha que um Dodo sendo caçado até a ultima espécie vai fazer com que a cadeia alimentar do pais se desfigure totalmente e o mundo exploda? Não… nós continuamos aqui e uma expécie foi extinta assim como outras centenas também foram.

      Novamente eu repito.

      O PLANETA TÁ BEM!!! E VAI CONTINAUR BEM!!! A GENTE QUE ESTÁ FERRADO!

    • Guilherme Euripedes:

      Weverton,

      Em uma coisa vocês está certa. Meus filhos pagarão mais caros do que eu.
      Mas pode ter CERTEZA que não vai ser porque uma espécie de Lince sumiu do planeta. Nem de Panda. Nem de Mico-leão-dourado.

      Vai sofrer porque a poluição está aumentado e a qualidade de vida diminuindo. Vai sofrer porque provavelmente o acesso a água vai ficar mais dificultoso… Vai sofrer porque a população estpa aumentando mais do que a capacidade de produzir alimento…

      Agora por extinção de algumas espécies como estas…Definitivamente não.
      Vai sofrer se as vacas forem extintas, a soja, o porco, a galinha…

      E não, eu não sou contra a proteção dos animais. Eu sou contra a produção de carne industrial. Sou pró vegetarianismo. Não apoio entretenimento que se usam de animais. Nem uso peles de animais abatidos para este fim. E de vez em quando amo mais os animais do que os humanos.

    • Dave:

      Opa Guilherme, olha eu aqui de novo.

      Então, realmente concordo que concordei com alguns dos seus argumentos. Enfim, não estou aqui pra dizer que você esta errado ou algo assim, só estamos argumentando.
      Mas, enfim. Que a gente vai se explodir e o planeta vai continuar aí, isso sem dúvida é verdade. Mas, a questão aqui é o descaso e muito pior, a contribuição para com esse mal.
      Não só isso, mas a falsa sensação de que estamos progredindo. E esse “progresso” em favor do bem da Humanidade só regride a mente do homem, cada vez mais. Porque, o homem é preso no mundo do próprio homem. Uma visão que ele mesmo criou e acabou por se tornar escravo da mesma. O homem tem mania de se deixar dominar pelas coisas que cria. E em questão de destruição, o homem se destrói indiretamente por pura ignorância, mas, destrói o próximo ou tudo que esta ao redor por ganancia (Não existe tal coisa de “suficiente”, oque domina é o “pegue o quanto puder”) e necessidade de dominação, e tem CONSCIÊNCIA de que o faz.

      “O que acontece é que temos a impressão” de sermos donos do Globo. A afirmação solta no ar é: “Beleza, matei todas as outras especies do meu planeta, mas eu to aqui ainda e o planeta ainda roda.”

      “O que acontece é que temos essa impressão de que temos a responsabilidade de cuidar das outras espécies porque é culpa nossa que elas estão sumindo.” Ok, e essa impressão não condiz com os fatos? E essa culpa? Não é poque você não se sente culpado que você vai deixar de ser culpado. Além do mais, essa questão de culpa é muito relativa, quem culpa quem? Quem pode culpar alguém? Só estou observando e analisando os fatos e tomando a minha opinião final, de que o homem é o causador desses males por conta de intervenções supérfluas e muitas vezes inúteis. Se ele se sente culpado por isso e vai fazer algo para reverter a “cagada”, aí é outra história. O homem é responsável? É, logico, agora, se ele sera responsável pelos efeitos causados pelo seu senso torto de responsabilidade, aí é uma história mais longa ainda.

      Mas, além e antes de tudo isso, a prioridade seria a convivência e a solidariedade mutua para com toda a forma de vida e respeito acima de tudo. Evita-se o sofrimento e busca a busca desenfreada de soluções para problemas causados por mentes que só voltam pra si mesmos e seus benefícios a longo e curto prazo.

      E, o planeta não esta bem, a gente não esta bem também, nem um pouco. A gente vai indo pro lixo e a Terra paga por isso junto com a gente. Por que a própria Terra e todos os seres que nela habitam tem que pagar pela “evolução” humana? A terra não é nossa, nós é que somos da Terra.

      Um Abraço e muita Paz.

    • Guilherme Euripedes:

      Dave
      Vamos aos contra argumentos novamente, rsrs.

      Bem cara, uma coisa você tá certíssimo. Com relação ao egoismo humano ser a cusa da sua destruição, é fato. O homem é o lobo do homem. Já que não temos predadores naturais, cabe ao homem fazer o papel de lobo dele mesmo. Infelizmente.

      Mas por outro lado, eu vejo que devemos sim ter compaixão pelos animais, mas ao mesmo tempo não devemos interferir tanto na sobrevivência deles. Também acho imprescindível que o ser humano tenha capacidade para ser solidario e empático para com os animais, pois eles também tem sentimentos e isso demonstra que estamos caminhando para uma evolução espiritual e mental. Algumas espécies merecem total atenção pois se elas sumirem pode ser que desencadeie uma reação absurda na natureza. Exemplo as baleias, o atum/sardinha (um deles eu sei que tá “em extinção”) e outras espécies que são super importantes pra cadeia alimentar não só do homem, mas dos outros animais. Mas em contrapartida, outros não tem um efeito tão grande assim.

      É natural que algumas espécies sumam. E se formos nós os responsáveis, continua sendo natural. Afinal, como você disse, NÓS SOMOS PARTE DA TERRA. (caps lock só pra enfatizar)

      Um exemplo que posso dar é de uma matéria que saiu agora aqui na Hype. Um povo de tal região ai usava armas feitas de dentes de tubarão. Eles caçaram tantos tubarões que eles foram extintos. Parece triste, mas… Idai?

      Somos uma espécie caçadora no topo da cadeia alimentar. É natural que caçemos animais e é natural que algumas dessas espécies sumam.
      Acho válido cuidar para que isso não aconteça quando isso pode afetar MUITO o sistema ecológico.

      E a gente pode estar causando uma crise na natureza, talvez, mas a gente não tem capacidade pra acabar com o planeta… Ele sempre dá a volta por cima. Mesmo que bombas nucleares destruam a vida na terra, depois de algumas centenas/milhares de anos, o planeta vai mostrar que ainda está vivo. E dessa vez sem a praga humana.

      Não sei se é seu objetivo, mas ser tão “solidário” ao animais e a natureza em geral significa ser vegano ao extremo e isso pra mim significa negação de sua própria natureza. Involução.

      Não sei se consegui me expressar bem, pode parecer que sou um Hitler especista anti-ecológico…

      Outro Abraço e o dobre de Paz!

  • grasisuperstar:

    Tomara que os esforços deem resultados…seria uma pena que animal tão belo desaparecesse do planeta…as orelhas firmes chamam atenção parece uma antena parabólica….devem captar ruídos de longe

Deixe seu comentário!