,

Conheça o Vantablack, o material mais escuro do mundo

Por , em 23.02.2015

Quão escuro algo pode ser?

Este é o Vantablack, um material feito pela empresa britânica Surrey NanoSystems que estabelece um recorde mundial como o material mais escuro já feito, absorvendo praticamente toda a luz ao seu redor – só 0,035% da luz visual escapa. Ele é feito de nanofios de carbono 1.000 vezes mais finos do que o cabelo humano médio. Os tubos são pequenos o suficiente para impedir a entrada de luz e embalados com tanta força que a luz entre eles rebate até que seja absorvida.

O material tem aplicações em câmeras astronômicas, telescópios e sistemas de digitalização de infravermelho, uma vez que tem “níveis praticamente indetectáveis de liberação de gases e precipitação de partículas”, que podem contaminar os geradores de imagens sensíveis. E, ameaçadoramente, tem “usos militares que o fabricante do material não tem permissão para comentar”.

A imagem, na verdade, revela quão preto ele é: a folha de alumínio que o Vantablack “cresceu” sobre está claramente amassada. Mas a fina camada do produto não reproduz aquelas formas, somente cria um vazio.

vantablack mais escuro do mundo

“Você espera ver as dobraduras e tudo que você pode ver é algo preto, como um buraco, como não se não houvesse nada lá. É bem estranho”, afirma Ben Jensen, diretor técnico da empresa. [Io9]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Francimar Sales:

    Sempre os militares aproveitando-se da tecnologia para fins obscuros.

Deixe seu comentário!