O peixe mais durão dos mares

Por , em 6.05.2010

Conheça o Takifugu rubripes (vamos chamá-lo de “Taki”), o peixe mais bizarro e interessante dos mares. Ele vive nas águas próximas ao Japão, além de habitar o aquário de muitos restaurantes especializados em sushis.

Ele ganhou o título de peixe mais radical do oceano, superando tubarões. Olhando para a cara inocente do coitado até parece absurdo, mas espere até conhecê-lo melhor.

Primeiro, o Taki, ou Baiacú, como é conhecido nas terras tupiniquins, é muito venenoso. Ele pode ser letal para nós – embora isso não impeça pessoas de tentarem comê-lo. Para assustar seus predadores o peixe consegue se inflar e ficar muitas vezes maior do que o normal.

Além disso, quando é novo, ele se alimenta dos próprios irmãos e irmãs. A fêmea põe os ovos no fundo do mar e, assim que as larvas crescem um pouco, elas vão para áreas mais lamacentas dos oceanos. E, assim que podem, se alimentam do irmãozinho. Afinal, os peixes que comem melhor têm uma vantagem evolutiva.

Se o Taki já é nervoso quando mal saiu do ovo, quando é adulto ele fica pior. Além de inflar e se tornar venenoso ele mata muitas pessoas no Japão, todos os anos. O fato é que ele é considerado uma iguaria no Japão. Se seu fígado e o ovário (onde fica depositado o veneno) não são removidos corretamente, sua carne é envenenada e causa paralisia nos pulmões e no diafragma do sujeito que foi corajoso o suficiente para experimentar o prato. [NewScientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

12 comentários

  • Gogo:

    Esse peixe e uma delicia, eu mesma pesco e o preparo pra mim. Não conheci ninguém que tenha se envenenado. Aprendi a limpa ló vendo um vídeo na internet.

  • Eduardo:

    Pois é, no Haiti o veneno do baiacu era usado para “matar” o indivíduo que ficava paralisado aparentemente morto, mas algum tempo depois acordava dentro do caixão. Alguns dizem que dá para ver e ouvir sendo enterrado vivo mas não pode fazer nada pois fica completamente paralisado, a pele fica fria, o pulmão não funciona o coração quase para. Qdo consegue sair do caixão ou é desenterrado, passa a perambular pelas ruas mentalmente alterado. É um zumbi ou “morto vivo”. parentemente “Morreu” e depois acordou. Para os familiares que enterraram o cidadão, este familiar está morto, não entra na cabeça que enterraram um parente vivo, normalmente são incapazes de aceitar este coitado de volta à família. Poucos casos foram verificados realmente, mas foram registrados por uma empresa que estudou o produto na tentativa de patentear um poderoso anestésico. (documentário real).

  • SENAM:

    O baiacu é um dos peixes mais saborosos que temos, mas como a maioria não sabe prepara-lo é muito pouco consumida no BR.

  • Douglas:

    locura come isso ‘-‘

  • Tulio:

    pq origem japonesa???? tem no mundo todo… num foi ng q trouxe de lá… ja comi diversas vezes, é realmente bastante saboroso. a diferença é q não comemos crú.

  • Dymmyttry:

    Eu moro no japao, e ja degustei desse peixe. para falar a verdade tem muitos sashimi melhores, no caso especifico deste eh necessário licenciamento para prepara-lo, justamente por causa do veneno. mas enfim ainda prefiro magurou e salmao sao os meus sashimi prediletos.

  • ricardo:

    este tipo de peixe realmente e muito gostoso desde que saiba preparalo e morte na certa para quem nao sabe prepara- lo e tambem ele e feio e nojento de pegar nele no mato grosso a maior parte de pescadores da a ele o nome de RUBAFO.meus amigos pescadores pegaram e fizeram eu comer tudo comi e gostoso mas nunca mais coloco isso na minha boca depois de saber que ele e venenoso fuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • Gustavo:

    A palavra baiacu não tem acento. Realmente “baiacÚ” só no Brasil.

  • Baiacúonline:

    O correto seria dizer que é uma iguaria DE ORIGEM japonesa.

  • Marcelo:

    Não sei porque todas as vezes que alguém fala desse peixe comenta que ele é iguaria no Japão… O baiacú é pescado e comido em todo o mundo… Já comí muito desse peixe… e garanto… a carne dele é uma das melhores… E venenoso também. Como foi comentado, ele possui um “fel” que se romper, contamina a carne tornando extremamente venenoso. Um único peixe pode matar até 50 pessoas…
    AGORA… VAMOS PARAR DE FALAR QUE BAIACÚ É IGUARIA JAPONESA… me poupem…

  • wilson:

    O baiacú realmente tem uma carne saborosa mas tem que saber limpá-lo muito bem! Ele tem um fel super venenoso que ao contaminar a carne torna-a imprópria para o consumo!Aqui em Niterói este peixe é muito comum!

  • Jor-el:

    só os japoneses mesmo, para poderem apreciar essas iguarias super estranhas!

    abraços amigos do hypescience

    sempre nos proporcionando boas matérias

Deixe seu comentário!