O que acontece quando você vira uma estrela –do- mar de cabeça para baixo?

Por , em 13.06.2010

Se você acha que besouros ficam ridículos com a barriga para cima, veja o que acontece com essa estrela-do-mar. Ela estava tranqüila, enterrada na areia, quando um mergulhador engraçadinho cruzou seu caminho.

Caso você não saiba, estrelas-do-mar são animais marinhos classificados como equinodermos (outros animais do filo são os ouriços-do-mar e holotúrias). Esses bichos são simétricos radialmente (verticalmente, pode-se dizer).

A estrela-do-mar e alguns outros equinodermos possuem uma incrível capacidade de regeneração – entre os biólogos corre um boato de que, há alguns anos, era prática comum de pescadores, que capturavam muitos desses bichos em suas redes, quebrá-los no antes de atirá-los de volta ao mar. A verdade é que, em vez de matar o bicho, isso aumentava incrivelmente a população deles, quebrados, viravam dois.

A forma com que se alimentam também é muito curiosa. Elas, por não terem dentes ou outra estrutura do gênero, lançam seu estômago para fora do organismo, só assim capturando seu alimento e já ingerindo a pobre criatura diretamente.

O fato é que, apesar de serem bonitas, como o vídeo mostra, elas não são muito inteligentes. As estrelas-do-mar não possuem cérebro – apenas um sistema nervoso ventral e ganglionar. [BoingBoing]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)

16 comentários

Deixe seu comentário!