O que o Tiranossauro Rex comia? Animais herbívoros? Carne podre?

Por , em 23.02.2011

O que o Tiranossauro rex comia é uma questão muito debatida. Lamento dizer que sua curiosidade não pode ainda ser sanada.

Recentemente, um estudo surgiu – aparentemente – para decidir essa dúvida: o T. rex caça como um leão, ao invés de comer carcaças, como a hiena, dizia a pesquisa.

Através de um modelo ecológico derivado de relações predador-presa, os cientistas determinaram que o rei dos dinossauros certamente não se alimentava de carniça, mas sim que vagava vastos territórios caçando espécies herbívoras como o tricerátopo.

Mas, então, um outro estudo foi publicado em seguida, demonstrando que o predador não poderia ter sido um caçador nobre.

Estranhamente, no que diz respeito à questão de saber se o T. rex comia como um leão ou uma hiena, dois diferentes métodos de pesquisa têm apontado com grande confiança em sentidos opostos.

Em uma região de 1.000 quilômetros quadrados em Montana, EUA, o mesmo número de esqueletos fossilizados de T. rex e edmontossauro (o dinossauro que os cientistas acreditam ser a presa principal do gigante) foram encontrados.

Normalmente, seria de se esperar em uma região três ou quatro vezes mais presas do que predadores. Segundo os pesquisadores, isso mostra que o T. rex não era um leão, mas sim lembrava uma hiena.

A capacidade de comer coisas mortas, bem como perseguir vivas, faz dessas “predadoras oportunistas” duas vezes mais abundantes do que os maiores predadores como leões e guepardos. O tamanho descoberto da população de T. rex o colocou no lado hiena da dicotomia.

E há ainda uma terceira possibilidade em jogo. Um outro ainda estudo afirma que os tiranossauros rex não só atacavam os indivíduos mais dóceis ou mais mortos do que eles, mas também comiam uns aos outros.

Os pesquisadores encontraram marcas de mordidas enormes nos ossos dos braços e pernas de fósseis de T. rex que só poderiam ter sido feitas por T. rex. Os cientistas acreditam que as marcas são definitivamente o resultado de uma alimentação da carne do animal.

Infelizmente, porém, esta prova recém-encontrada de canibalismo rex não responde à questão de saber se o dinossauro normalmente caçava presas vivas, ou se só comia carniças, uma vez que os pesquisadores não têm certeza se as marcas de mordida foram infligidas muito tempo após cada espécime morrer, ou imediatamente após uma luta.

O mistério permanece.[LifesLittleMysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 2,67 de 5)

9 comentários

  • mathews:

    a ele comia era e tudo que tinha pela frente kkkkkkkkkkkkkkkk

  • sergio:

    Eu acho
    ísso muinto manero1!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • anonimo:

    André,tá estranho, só se existisse o Chuck Norrissauro…

  • Erico:

    Fazia os três, pronto!!!

    Caçava os mais dóceis. Aí como um triceratopo é muito grande, tinha comida pra mais de uma semana e por isso acabava virado carniça, que fedia por sinal, atraindo outros t-rex que acabavam brigando e o perdedor virava parte do cardápio!

  • luciana:

    Mas qual é o objetivo da pesquiza?

  • Gray:

    Mordida não é grande coisa… Se não me engano, as próprias hienas muitas vezes mordem umas as outras, enquanto disputam o alimento

  • pEDRO:

    Cara, quem disse que eles só tinham um prato no cardápio deles?

    Eles podiam muito bem caçar quando quizessem, comer carniça naquelas manhãs de domingo nubladas em que da um preguicinha, e ou chegar cheio de amizade pra traçar um “concorrente de caça” e eliminar a fome ao mesmo tempo (dois coelhos com uma cajadada só).

  • Manuel:

    Após ler a primeira frase já desanimei…

  • André:

    Eles comiam o que Chuck Norris oferecia.

Deixe seu comentário!