Ícone do site HypeScience

Estudo descobre o que torna o corpo masculino atraente para mulheres

O que torna o corpo de um homem atraente? Os pesquisadores da Universidade Griffith tentaram descobrir.

Segundo o estudo, em muitas espécies de mamíferos, as fêmeas evoluíram para preferir os machos mais fortes. O mesmo ocorre com seres humanos.

A exibição de força na parte superior do corpo é a característica que mais chama a atenção em um homem, incluindo ter ombros mais largos, ser fisicamente apto e ter maior força no punho.

Biologia

Psicólogos evolucionários já indicaram que as escolhas femininas de parceiros se baseiam em muitas dicas da qualidade genética dos homens e sua capacidade de investir recursos na mulher e na sua prole.

Entre os nossos ancestrais, uma variável que previa a qualidade genética de um homem era sua robustez.

“Portanto, as mulheres modernas ainda devem ter mecanismos de escolha de companheiros que respondam a pistas da habilidade de luta de um homem. Um componente crucial da capacidade de um homem de lutar é a força do corpo superior”, disse um dos autores do estudo, o Dr. Aaron Sell.

O estudo

No estudo, os pesquisadores testaram a importância da força física para a atratividade corporal dos homens, mostrando fotos de corpos masculinos e perguntando às mulheres quão atraentes eles eram.

Os resultados mostraram que era possível prever quase perfeitamente o quão atraente o corpo de um homem era a partir de três coisas: quão fisicamente forte ele parecia, quão alto era, e quão magro era.

O efeito da força era tão grande que nenhuma das 150 mulheres da pesquisa preferiu homens fracos. Além disso, parecer forte era muito mais importante para a atratividade do homem do que ser alto ou magro.

“A força nominal de um corpo masculino é responsável por 70% da variância em atratividade”, concluiu Sell.

Em perspectiva

Da mesma forma que a força, o efeito da altura e do peso na atratividade pode indicar que as mulheres estão respondendo a sugestões de saúde ou aos benefícios que a altura e o corpo magro têm em situações de agressão prolongada, caça e outros aspectos da capacidade de luta.

Apesar disso, o Dr. Sell acrescentou que, enquanto as mulheres desse estudo preferiam os corpos mais fortes, também existe um conjunto de dados considerável em muitas culturas que mostram que as mulheres nem sempre preferem os rostos mais fortes.

O estudo foi publicado na revista Proceedings of the Royal Society B. [Phys]

Sair da versão mobile