Vocês lembram que noticiamos o primeiro transplante facial completo? Nessa última semana, foram liberadas imagens do resultado. Confira acima a foto do paciente, Oscar.
Essa imagem é de uma conferência de imprensa, na qual Oscar fez sua primeira aparição em quatro meses, desde quando a cirurgia foi realizada. A operação levou 24 horas e 30 médicos participaram do processo e, agora, o resultado é considerado um sucesso.
Sim, um sucesso. O Oscar pode até não participar de concursos de beleza, mas antes da operação ele não conseguia respirar e se alimentar sem tubos e máquinas, muito menos se comunicar através da fala. Agora, com seu novo maxilar, lábios, dentes, nariz e pele, ele já consegue falar (com dificuldade, ele ainda está fazendo terapia para recuperar os movimentos da fala) e se alimentar com líquidos e com alimentos macios sem ajuda.
Segundo os médicos responsáveis pelo feito, uma das preocupações é que o paciente que recebe o rosto fosse se parecer com o doador e que, de repente, a família de uma pessoa falecida se deparasse com a cópia de seu ente querido andando nas ruas. Mas, de acordo com eles, Oscar não ficou parecido com seu doador e eles duvidam que, em outros transplantes, isso seria possível.
Se você não lembra, Oscar precisou de um transplante facial completo após ter sido alvejado em um tiroteio e o procedimento foi considerado apenas após nove cirurgias corretivas que não tiveram sucesso. [Gizmodo]