Primeiro transplante total de rosto foi um sucesso

Por , em 26.04.2010

Médicos espanhóis dizem terem conseguido fazer o primeiro transplante total de rosto.

Um homem (seu nome não foi revelado), machucado em um tiroteio, recebeu a face inteira (por inteira entenda toda a pele e músculos, ossos do nariz, da bochecha, lábios e dentes) de um doador (morto, obviamente). O paciente se recupera bem da operação que durou 22 horas.

Outros 10 transplantes já haviam sido feitos no mundo, mas nenhum foi tão complexo. O homem foi operado em Março, mas nenhum detalhe da operação havia sido revelado até agora.

Depois do acidente ele não conseguia respirar, engolir alimentos ou falar adequadamente. O transplante total de rosto foi considerado apenas após nove operações corretivas terem falhado sucessivamente.

Uma equipe de 30 especialistas fez o transplante em um hospital de Barcelona. Após um período de recuperação o paciente analisou o novo rosto e se manteve calmo.

O primeiro transplante facial parcial foi feito na França, em 2005, em uma mulher de 38 anos chamada Isabelle Dinoire. O caso de Isabelle ficou famoso: após seu rosto ter sido parcialmente devorado por seu cachorro ela precisou de um novo nariz, queixo e lábios. Desde então procedimentos similares têm sido feitos na China e nos Estados Unidos. [BBC News]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

10 comentários

  • Evandro:

    Logo chegará o dia que poderemos não ser nós mesmos. – A ciência é incrivel.

  • O resultado do transplante facial completo:

    […] lembram que noticiamos o primeiro transplante facial completo? Nessa última semana, foram liberadas imagens do resultado. Confira a foto do paciente, […]

  • Sil:

    nao sei qual das dias opçoes é pior!

  • Valentim Francisco:

    Implacavel o ciencia esta mesmo a evoluir futuramente as pessoas já não teram mais medo de levar surra na cara por porá ter a chance de conseguir um outro doador. incrivel este transplante

  • Kaian:

    é melhor ver outro rosto no espelho do que nenhum… rs

  • Wanderson:

    Deve ter havido uma pesquisa muito minuciosa para encontrar um rosto com as características do paciente,no mínimo,para que o reconhecimento de si mesmo não fosse tão traumático,tipo nariz com o mesmo perfil que o dele,a tes com a mesma cor que a sua e assim sucessivamente,creio eu….

    Só perguntando ao Ivo Pitanguy…

  • Thaís:

    Olha Harrison,
    ao menos ainda não precisou e eu espero q nunca precise
    hasuhaushuhasuhashu’

  • harrison:

    Thaís?…
    Imagine se ainda, for o rosto do seu pior inimigo.
    Ainda bem que isso não precisa acontecer, não é ?

  • harrison:

    alguem de voces já viu o filme “a outra face” ?
    com travolta e nicolas cage.

  • Thaís:

    Deve ser bem estranho se olhar no espelho e ver outro rosto, que não seja o seu.

Deixe seu comentário!