Pesquisadores afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Por , em 12.04.2021

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês).

Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um artigo na arXiv intitulado “O Universo Autodidatico”, em tradução livre, encontrado pela The Next Web. O artigo descreve nosso universo como um algoritmo que está continuamente aprendendo sobre si mesmo.

Sua proposta é que, como os humanos, o próprio universo observa e aprende sobre suas próprias leis e estruturas – e muda como resultado.

Do artigo:

“Por exemplo, quando vemos que estruturas similares a arquiteturas de aprendizagem profunda emergem em sistemas autodidáticos simples, podemos imaginar que a arquitetura de matriz operatória em que nosso universo evolui leis, evoluiu de um sistema autodidático que surgiu das condições iniciais mínimas possíveis?”

Os pesquisadores deste artigo exploraram ideias semelhantes à pesquisa feita pelo físico Vitaly Vanchurin, que afirmou que o universo é na verdade uma rede neural gigantesca.

Física Impossível

Portanto talvez todos nós estejamos vivendo em um enorme algoritmo de autoaprendizagem… mas o que isso significa?

Por um lado, torna a física unificada como uma única coisa algo praticamente impossível. Afinal, se o universo é capaz de aprender e mudar suas leis como resultado, as leis da física também estarão em constante fluxo.

Isso significa que o que entendemos atualmente como as leis da física poderia funcionar diferente no passado do universo – e mudará também no futuro.

Os autores do artigo também mergulham na ideia de que os memes são um grande exemplo de como o universo pode não estar apenas aprendendo com sua própria sobrevivência mas que quer aprender.

“O exemplo de memes nas estruturas sociais humanas mostra que um sistema de aprendizagem que não é limitado pela ‘sobrevivência bruta’ às vezes pode se tornar dominado por ‘efeitos da rede econômica’ na auto-referência”, diz o artigo.

Então, sim, o universo é apenas um grande meme auto-referencial. Não posso dizer que estamos surpresos demais para ser honesto.