Óleo de peixe pode reduzir riscos de câncer de mama

Por , em 8.07.2010

Muitas pessoas já tomam óleo de peixe para evitar doenças cardíacas e para tratar outras doenças (o costume popular recomenda a substância para curar artrite até depressão). Agora um novo estudo indica que o suplemento também pode ajudar mulheres a evitar o câncer de mama.

Segundo a pesquisa, mulheres que passaram pela menopausa (com idade entre 50 e 76 anos) e tomavam óleo de peixe regularmente tinham 32% a menos de chance de desenvolver certos tipos de câncer de mama.

O estudo também analisou outros suplementos populares, como ginko biloba, soja e erva de São João, mas somente o óleo de peixe, que possui grandes quantidades de ômega 3 (ácidos graxos encontrados no atum, no salmão e em outros peixes), possuía alguma conexão com o câncer de mama.

Apesar da descoberta, os cientistas afirmam que é muito cedo para receitar apenas o óleo de peixe para evitar o câncer de mama (embora não faça mal tomar a substância). De acordo com a pesquisadora que conduziu o estudo, a médica Emily White, é melhor que a pessoa tenha uma dieta saudável e balanceada, comendo peixe regularmente, do que apenas tome óleo de peixe “sozinho”.

Vários estudos nesse sentido já foram feitos e, na maioria dos casos, os suplementos que preveniriam o câncer se provaram ineficientes. Mas é plausível que o óleo de peixe realmente diminua os riscos de câncer de mama pelo fato de que os ácidos de gordura não saturados acabam com inflamações – e são justamente inflamações que podem causar não só câncer de mama, mas doenças cardíacas. [CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!