Onda de violência no Reino Unido: dois jovens são presos por incitarem a desordem no Facebook

Por , em 10.08.2011

No Reino Unido, dois adolescentes foram presos por terem postado mensagens no Facebook supostamente incitando os outros a cometerem atos de desordem.

Um garoto de 16 anos foi detido durante uma operação na zona sul de Glasgow, Escócia, às 12:40 horas na segunda-feira. Ele foi acusado de violação da paz e deve ir a tribunal na quarta-feira. Um homem de 18 anos também deve ser julgado por acusações semelhantes.

A polícia disse que vai seguir uma linha de inquérito para identificar outras pessoas que podem estar incitando outros a causar desordem pública.

As prisões vêm depois dos tumultos e saques que ocorreram em Londres no fim de semana, e se espalharam para outras cidades inglesas.

A onda de violência começou em Tottenham, no norte de Londres, quando uma pequena manifestação pacífica, um protesto pela morte de um jovem, Mark Duggan, causada por disparos da polícia, se tornou vários graves distúrbios, que se propagaram a outros bairros.

A terceira noite de distúrbios viu disseminar a violência de Londres a Birmingham, Manchester, Liverpool, Bristol e Nottingham.

Na Inglaterra, desde o começo dos distúrbios, no último sábado, a polícia praticou 768 detenções relacionadas com atos violentos, desordem e saques, e foram apresentadas acusações contra 167 indivíduos.

Fora as acusações, a polícia escocesa também afirma monitorar os sites de redes sociais de perto, e disse que vai tomar “medidas decisivas” para prevenir a violência. Eles também disseram estarem preparados para ajudar a polícia inglesa.[BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Renato Almeida:

    Só issso ? credo , esses caras deviam conhecer o Brasil pra ver o que é desordem mesmo

  • eu:

    “a liberdade de se expressar, de se mobilizar de de depredar, de se revoltar não pode ser sufocada, se não fose por atos como esses realizados no passado, não se chegaria a tão aclamada democracia.”

    As revoltas são sempre importantes. Enquanto não quiserem ouvir os outros, não quiserem diálogo, a forma é responder com violência mesmo. As guerras, tudo foi importante para quem era reprimido exigir seus direitos e tal. Mas acontece que essa morte desse jovem foi só uma desculpa para roubar. Tem vídeos do Reino Unido de pessoas roubando lojas se “aproveitando” da situação. O cara saiu do supermercado cheio de coisa. Isso é uma revolução? Mas em uma revolução eles exigem coisas, exigem direitos. O que eles estão exigindo? Nada! Mas eles ficam saqueando lojas, matando gente, para roubar, não por causa de morte de fulano. É óbvio que essas pessoas precisam pagar pelo que fizeram. “Alguns policiais mataram um cara? Então vamos matar um monte de gente e roubar lojas!”, isso não faz sentido. Não tem motivo pra sair por aí quebrando tudo descontando em quem não tem culpa. E eles não estão exigindo nada, só roubando, diferente da tal democracia que você citou.

    NÃO É PROTESTO, É SÓ ROUBO MESMO.

  • supimpa:

    parabens pra vc volker cara de pau, a liberdade de se expressar, de se mobilizar de de depredar, de se revoltar não pode ser sufocada, se não fose por atos como esses realizados no passado, não se chegaria a tão aclamada democracia. queres paz, mas não poderas suprimrir o poder de insurreição da humanidade. que ordenar as coisas,? acredita na justiça, então vai ser voluntario em algum programa para ajudar pessoas na Africa. duvido que queira sair do seu conforto. seja uma pessoa “de bem”

  • Volker:

    É lamentável o que está acontecer na Inglaterra, não se admite destruição e roubo, a Policia tem de actuar com rigor e força pois esses marginais causam prejuízos,danos a população e depois disto tudo esses marginais acabam por ficar impunes perante a Justiça e as pessoas de bem.
    Também estes marginais deviam de ser responsabilizados em reparar os danos e prejuízos que causaram.

    • Douglas>>Volker:

      Meu que infantil você, quem causa violência é quem esta armado, esse foi o meio de protesto que chamou a atenção assim como a da midia como a sua, agora acha que lá so tem gente de bem é mesmo que jogar lavagem para o meus porcos. Paga pau de gringo somos melhores, mas pessoas como você envergonha e atinge a desenvolvimento desse país que é uma criança em relação ao mundo intereiro, Brasil ame-o ou deixe.
      as fronteiras estam abertas, tenta entra laá no país deles, vai lavar banheiro.

Deixe seu comentário!