Ondas de rádio misteriosas emitidas por outra galáxia

Por , em 16.04.2010

Há algo muito estranho em nossa vizinhança cósmica. Um objeto desconhecido em uma galáxia próxima (a M82) começou a enviar ondas de rádio e não parece ser algo que tenhamos visto em qualquer outro lugar no universo anteriormente.

“Nós não sabemos o que é” declarou o “descobridor” do fenômeno, Tom Muxlow, do Centro de Astrofísica Jodrell Bank, no Reino Unido.
A “coisa” apareceu em maio do ano passado. Foi descoberta quando Muxlow e seus colegas estavam monitorando uma explosão estelar próxima à M82 usando o telescópio Merlin. E, aparentemente, o mago fez uma feitiçaria porque um ponto brilhante de emissões de rádio apareceu em apenas alguns dias – tempo relativamente curto em termos astronômicos.

Não parece o tipo de emissão de rádio normalmente recebido de supernovas: elas normalmente ficam brilhantes durante poucas semanas e vão perdendo o brilho nos meses seguintes. A fonte não mudou de intensidade de brilho durante todo o ano e o espectro das ondas enviadas também é o mesmo.

Além de tudo o objeto está se movendo. E rápido. Cientistas estimam que sua velocidade seja de quatro vezes a velocidade da luz.

Velocidades assim só foram encontradas em materiais que saíam de buracos negros.

Pode ser um buraco negro? Não está centralizado em M82, onde cientistas esperariam encontrar algo do tipo. Então só resta a possibilidade de um microquasar em pequena escala.

Os microquasars são formados depois de explosões estelares, deixando para trás buracos negros com massa em cerca de 20 vezes a massa solar. Eles emitem ondas de rádio, mas nenhuma emissão capturada até hoje foi tão forte quando a de M82.

Esse tipo de fenômeno, de acordo com a teoria dos cientistas, pode ser mais comum em M82 por ser uma galáxia onde as explosões estelares são tradicionais.

Fonte: New Scientist

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,80 de 5)

73 comentários

  • Luiz:

    so pode ser um erro…..na acredito nessa materia…4x velociade da luz, piada…acho q nao é o limite mas 4 x é muito….suponho q mais rapido q a luz seria proximo voltar no tempo….o cara ve a estrela explodindo da terra, viaja 4 x mais rapido e assiste ao vivo….:)
    ou deve ser um et ouvindo musica enquanto viaja pela galaxia e seu novo disco super velox…

  • VNC:

    4 vezes a velocidade da luz muito rapido talvez seja extraterrestres muito mais inteligente doq nos talves eles nos descobriram e tão tentando fazer contato com nois

    Nóssa viajei nesse comentario

    • Luiz Felipe:

      Não são E.T’s amiguinho.
      Provavelmente são micro quasares nessa galáxia.
      =)

  • lucas:

    isso é maluco , mas essa galaxia fica a quanto de distancia da terra ?

  • Leonardo Yoshiaki Kamigauti:

    (torcida para extra-terrestres)
    Realmente, tem certos eventos astronômicos que levam a varias teorias…

  • CLODOMORTONIANO:

    http://www.youtube.com/user/clodomortoniano é pessoal, parece que meus amigos estão chegando cada vez mais rápido!
    Eles vão adorar o meu vídeo no youtube!

  • Teca:

    Como qualquer outra coisa no mundo científico, o fato da velocidade da luz ser a maior não é absoluto.
    Alias, isto é apenas algo estabelecido como base universal, já que é a maior velocidade já encontrada pelos cientistas.

  • Incógnita:

    Ta explicado! Obrigado Cesar, taí um texto que fez toda a diferença no que nos humanos consideramos ser rápido. Angulação é tudo, talvez ele nem esteja tão rápido (tão rápido eu digo em consideração a velocidade da luz)

  • Cesar:

    O objeto não está viajando à quatro vezes a velocidade da luz, mas a sua velocidade é próxima da da luz e pelo ângulo que ele se encontra, cria-se uma ilusão de óptica que faz com que a velocidade aparente seja superluminal. Neste caso, foi mais um erro de tradução. Veja o original:

    “Yet it does seem to be moving – and fast: its apparent sideways velocity is four times the speed of light. Such apparent “superluminal” motion has been seen before in high-speed jets of material squirted out by some black holes. The stuff in these jets is moving towards us at a slight angle and travelling at a fair fraction of the speed of light, and the effects of relativity produce a kind of optical illusion that makes the motion appear superluminal.”

  • Incógnita:

    “Além de tudo o objeto está se movendo. E rápido. Cientistas estimam que sua velocidade seja de quatro vezes a velocidade da luz.
    Velocidades assim só foram encontradas em materiais que saíam de buracos negros.”

    Então a velocidade da luz não é a coisa mais rápida existente, certo? Como damos o nome a algo que ultrapasse a velocidade da luz?

  • Cantarzo:

    Dizem que nada supera a velocidade da luz mas o negocio ta se movendo 4x mais rapido q a velocidade da luz.

  • Bruno RG.:

    “Além de tudo o objeto está se movendo. E rápido. Cientistas estimam que sua velocidade seja de quatro vezes a velocidade da luz. ”

    Complicado isto….. 4 vezes mais rápido que a luz? conforme o conhecimento atual das leis da fisica, a velocidade da luz não é o limite de velocidade no universo?

  • Mako:

    O planeta x, ou Nibiru, só poderia ser se ele estivesse vindo pra cá, e é difícil acreditar mesmo em um conto de ficção cientifica que existe um planeta que viaja mais rapido que a luz.

    Só se for a Estrela da morte do Darth vader.

  • Lucas:

    Então as trevas são mais rápidas que a luz?

  • Guilherme:

    que que é isso?

  • japa:

    o pessoal aqui está dizendo que é o planeta x… ou seja, é o planeta da xuxa chegando again.

  • Luciano:

    são os ets

  • José Calasans:

    Resta esperar para ver se haverá confirmação de que,são
    realmente sinais de comunicação inteligente,ou não é mais um fenômeno natural.

  • Cláudia de Lima Bandeira:

    Não vou dizer a vocês que pode ser o planeta X…

  • Fanchoni:

    Nada disso pessoal….
    Esse vindo ai é o Smallville que chega agora em setembro na 10 temporada. Ele estava de férias e foi visitar os Katorianos….

  • Edinei Júnior:

    Ah, muleque!!!

    Falou tudo agora, Amberto ^^

  • Amberto:

    Esclarecendo a “teoria dos paus”
    não sei se é visivel pra vcs mas existe um espaço entre as particulas solidas então quando o pau for movido 10 centimetros aqui na terra ele não andara 10 centimetros na lua
    ele vai ser comprimido apenas isso e depois com as caracteristias elasticas da madeira ele vai tentar voltar ao tamanho original e como não pode espandir na terra vai espandir na lua mas dado o tamanho do pau isso pode demorar horas.

  • Donato:

    Será o planeta x chegando??????

  • Luciano Hansen:

    Os takions podem muito bem viajar a partir da velocidade da luz a infinitamente mais vezes do que esta, uma espaçonave com tecnologia assim poderia deixar de existir em nosso universso atravessando os pontos entre galaxias instantaneamente como cruzar uma porta, estamos infinitamente longe desta tecnologia, mais funciona na teoria, quando o ser humano alcançar essa tecnologia então jornada nas estrelas ficará ultrapassada.

  • Edinei Júnior:

    O senhor Ernesto Cruz Utiliza algo realmente incomum no mundo científico (pelo menos para mim, pois nunca vi teoria do tipo), e eu concordo que velocidades acima da luz possam ser alcançadas mas racioninemos:

    Estamos Falando de ONDAS DE RÁDIO, e estas não possuem massa, logo não se aplicam à “Teoria dos Paus” proposta anteriormente…

    quanto ao fato de obter velocidade maior que a da luz, foi explicado tbm que na versão original do texto, diz:
    “Os efeitos da relatividade (propostos por esta) de produzir uma espécie de ilusão de ótica fazem com que a velocidade pareça superluminal.

    Estou disposto a discussões/esclarecimentos…

    E Francisco Carlos Silva Ramos, adoraria vislumbrar sua imagem:

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=9567618355378855996

    edicat_junigato@hotmail.com

  • Vick:

    Isso me lembrou um livro do Carl Sagan (Contato – 1985).
    Mas essa galáxia está muito distante para ser um video do Hitler ;D

  • Marise:

    Caros amigos, vejo que são todos doutorados em física, contudo, recomendo leitura sobre os avanços da Física quântica (quarks, fotóns…). Vale ressaltar, que os aceleradores de partículas continuam com suas experiências fantásticas. Hoje, sabe-se que duas partículas aparecem em dois lugares diferentes em tempo zero. O que ainda, intrigam os cientistas, é saber para onde elas vão quando somem de determinado lugar e aparecem em outro, em TEMPO ZERO! Não há, distância mensurável neste caso. Daí surgiu a Teoria M (teoria da Membrana); A existência dos Universos paralelos ou universos holográficos estão sendo aceitos como a única explicação aceitável, contudo, para essa teoria ser totalmente aceita por todos os cientistas que labutam na descoberta, devem ser unânimes em aceitar a 11ª Dimensão, pois, somente assim, poderão comprová-lo.
    Se houver interesse no assunto, pesquise “Física Quântica e os Universos Paralelos”.
    Abraço a todos

  • anonimo:

    bons comentarios!!!!!!!!!!

  • ERNESTO CRUZ:

    rite rite, mas ainda vais ouvir falar de mim.

  • Everton:

    Vamos criar a teoria dos “Super Paus”, hehehhehe.

  • Everton:

    Isso tá ficando cada vez melhor, o ERNESTO tem uma visão bem peculiar sobre esse tipo de dinâmica, hehehe

  • ERNESTO CRUZ:

    TODA A GENTE ESTÁ ENGANADA EM RELAÇÃO À VELOCIDADE.
    EXISTEM ONDAS QUE VIAJAM INSTANTANEAMENTE.
    Ex. SE CONSEGUISSEMOS POR UM PAU DA TERRA ATÉ À LUA, QUANDO ANDARMOS COM O PAU DEZ CENTIMETROS, INSTANTANEAMENTE NA LUA O PAU TAMBEM ANDARIA.
    É ASSIM QUE ALGUMAS ONDAS SE DESLOCAM, NÃO EXISTE VELOCIDADE ESTAÕ LIGADAS NO UNIVERSO EM TODAS AS DIRECÇÕES.

  • ERNESTO CRUZ:

    experiencia

  • Loback:

    Não me refiro aos buracos de minhoca com a velocidade da luz, mas com a possibilidade de ir a lugares distantes, mesmo que com nossa tecnologia ainda esteja limitada a velocidade da luz.

    quanto assunto de viajar a velocidade superiores a da luz, vamos deixar para um outro tópico para não desvirtuar o tema.

  • Loback:

    Tem haver com a chegar a grandes distâncias, para explorar o universo …

  • Cesar:

    Leiam essa entrevista: http://www.alfredo-braga.pro.br/discussoes/cesarlattes.html

  • Cesar:

    Cesar Lattes dizia que a relatividade era uma farsa

  • Luciene:

    Everton e Morerusco, concordo com vcs.

  • Anderson:

    Eu acho que deveríamos responder aos sinais de rádio com estilo e elegância…
    O que acham de colocar um som da Britney Spears ou do Steve Wonder? (I just called to say I love you)

    =)

  • Everton:

    Buracos de minhoca não tem relação direta com a velocidade da luz, mas sim “Dobra Espacial”

  • Loback:

    Mas grandes distâncias podem ser atingidas com os “Buracos de Minhoca”. Quanto as velocidades superiores a da Luz, procurem por tákions.

  • Leila:

    Quantas vezes tenho que me recadastrar p continuar a receber as newletters? Já fiz isso umas cinco vezes e SEMPRE recebo o aviso de recadastramento!!!!!!!!!

  • Bruno:

    Pessoal, abram a mente. Até quando vocês considerarão que a luz é a coisa mais rápida que a humanidade vai conhecer? Para explorar um universo infinito até onde conhecemos, um homem que viaja à velocidade da luz mesmo que passe toda sua vida viajando talvez não consiga ir mais longe que a “esquina do nosso sistema solar”, quanto mais sair de nossa galáxia, que é apenas uma entre milhões, talvez bilhões das que existam.

    E o efeito à distância que ninguém sabe explicar, que é milhares de vezes mais rápido que a luz???? Conceitos mudam gente, não sejam conservadores!

  • Francisco Carlos Silva Ramos:

    Quando eu falei que existe mais coisas entre o céu e a terra, que o ser humano não imagina. Tenho aqui em meu arquivo a foto para comprovar, e caso alguém queira levar a um laboratório para os perítos fazerem uma análise, ela está a disposição. Pena que o o recurso para a foto no momento que eu dispunha era um celular com uma camera VGA, e o evento foi muito rápido pela velocidade do objeto que até hoje não conseguir saber sua identidade. Em 23 de Outubro de 2007, estando eu no trabalho noturno, quando derrepente surgiu aquela bola voadora que ficou de todas as cores e que em menos de dez segundo saiu em uma velocidade imensa em direção a lua, e em seguida desviou-se para esquerda, onde consegui tirar a foto, com sua imagem bem pequena divido a distância que alcaçou em poucos segundos. Caso alguém se interessa pela foto, me envie seu E-mail que eu encaminharei essa com com todo prazer.

  • Francisco Carlos Silva Ramos:

    Quando eu falei que existe mais coisas entre o céu e a terra, que o ser humano não imagina. Tenho aqui em meu arquivo a foto para comprovar, e caso alguém queira levar a um laboratório para os perítos fazerem uma análise, ela está a disposição. Pena que o o recurso para a foto no momento que eu dispunha era um celular com uma camero VGA, e o evento foi muito rápido pela velocidade do objeto que até hoje não conseguir saber sua identidade. Em 23 de Outubro de 2007, estando eu no trabalho noturno, quando derrepente surgiu aquela bola voadora que ficou de todas as cores e que em menos de dez segundo saiu em uma velocidade imensa em direção a lua, e em seguida desviou-se para esquerda, onde consegui tirar a foto, com sua imagem bem pequena divido a distância que alcaçou em poucos segundos. Caso algué se interessa pela foto, me envie seu E-mail que eu encaminharei essa com com todo prazer.

  • julio:

    Deve ser algum rádio com bateria solar que ficou perdido no espaço… e agora estão captando Orson Wells….

  • Leandro:

    Sera q eh uma transmisão alienigena????, seria legal colocarem em algum lugar o som dela pra vermos (civis)….hehehhehe

  • Economical:

    Ah… pensei que haveria um arquivo de áudio com algum som causador de distúrbios.

  • einstein:

    com certeza warp.

  • gargwlas:

    4 vezes a velocidade da luz?? hyperdrive??? Warp ?? hehe

  • einstein:

    entendeu “incógnitas”.

  • einstein:

    ééééééé voltei, aquele túmulo era muito apertado.(era difícil me mexer [se isso responde incógnitas{Fábio e Victor}]).
    todavia, a ciência “não é nada” sem mim.

  • einstein:

    Claro que explico,
    4 x 3.10a15 = 12.000.000.000.000.000 Km/s
    Não é tão difícil.

  • henrique ;D:

    quatro vezes a velocidade da luz? D:
    essa doeu! alquem explica please!

  • rosimar soares:

    Sinistro véio !!!!!!!

  • samia:

    A história do garoto BORISKA é realmente interessante quase acredito, se encaicham ao que está acontecendo na atualidade.

  • MAURO MELO:

    CONCORDO COM O FRANCISCO CARLOS (8) PROCUREM LER ALGUMA COISA SOBRE O GAROTO RUSSO BORUSKA

  • MORERUSCO:

    JA PENSOU SE NOSSAS 0PERADORAS TELEFONICAS TIVESSEM ESSA TECNOLOGIA! MELHORARIA O TAL “ESTÁ FORA DE ÁREA DE SERVIÇO”.

  • Edison:

    As coisas vão surgindo e procuramos explicações. Dois dias atrás apareceu nos céus dos EUA (Wiscosin) uma bola imensa de fogo que se fragmentou. Mas, cadê os seus destroços?Não saem notícias complementares… Eu sei que não estamos sózinhos no universo. Ainda, por certo veremos ocorrer a chegada de gente mais qualificada aqui na terra para mostrar aos humanos que se Deus fez o homem à sua própria imagem e semelhançaa, quiz, sobretudo que ele vencesse a sí mesmo e descortinasse um mundo melhor e esse mundo está dentro dele mesmo. Mas, cadê a capacitação para viver uma vida grandiosa e de auto-domínio?

  • Mirna Cavalcanti de Albuqueque:

    A beleza que o percrutar dos céus proporciona para os que têm ‘olhos de ver’ e sensibilidade para captar a grandiosidade do Universo, é indescritível.

    Não se pode aceitar que neste incomensurável Universo – Universos? – apenas este nosso pequeno planetinha seja habitado. Por isso não entendo o início do texto, onde se lê:” Há algo de muito estranho emm nossa vizinhança cósmica”…
    Mirna Cavalcanti de Albuquerque

  • EVALDIR DE SOUZA:

    eu acredito que há vida em outros planetas, que assim como nós tem curiosidade em saber se são os únicos no universo.ç

  • Alan:

    AAAAA, na ciência do século XIX e XX são existem teorias. Einstein é cheio de teorias também…

  • Francisco Carlos Silva Ramos:

    Não é estranho para mim esses acontecimentos, por que existe mais coisas entre o céu e a terra do que podemos imaginar. Não tenho dúvidas que existem civilizações no universo dezenas de vezes mais inteligentes do que a raça humana, por que nós aqui na terra só olhamos apenas de um ângulo e com os ólhos material, quando na verdade, tudo que é sobrenatural está além da visão humana. Os cientitistas com todo avanço da técnologia, estão apenas rondando a periferia da nossa gálaxia, onde temos um universo com milhões de gálaxias. Mas com certeza um dia eles irão mais além, e assim a raça humana irá se conscientizar que não estamos sozinhos nesse imenso universo.

  • Thiago Vono:

    Que droga, achei que seria uma outra civilizacao “inteligente” =/

  • Antonio Celso:

    Algo misterioso ? Eu, particularmente não acredito. Com certeza deva ser alguma transmissão de rádio-frequencia, entretanto, de algum transmissor esperimental desenvolvido por humanos e portanto nada de misterioso. Opinião muito pessoal, segundo meus princípios.

  • Everton:

    Bom, agora está explicado.
    Pois também fiquei surpreso com o ” quatro vezes a velocidade da luz”.

  • Alex:

    Já foi constatado que um fóton viajou acima da velocidade da luz. Há também a teoria em que um determinado objeto viajando por meios de inúmeras pontes einstein-rozem enfileiradas que abririam caminho na dimensão espaço-tempo percorreriam bilhões de quilomêtros em alguns minutos na visão de um observador externo, o que criaria a aparente velocidade superluminar.

  • claudio:

    A dificuldade de codificar essas ondas é puramente ridícula,nos esquecemos da frequência AM,utilizando apenas FM por isso mesmo! Jamais saímos do AM e FM,prestem atenção nessas ondas interespaciais,alguém de lá via google,ou telescópios obsevaram as ondas do Hawaí e querem curtir…

  • Altair:

    A explicação está no texto original mas não foi traduzida:
    “The stuff in these jets is moving towards us at a slight angle and travelling at a fair fraction of the speed of light, and the effects of relativity produce a kind of optical illusion that makes the motion appear superluminal.”

  • Victor:

    @Fábio

    Não, Einstein não está se revirando no túmulo, já que suas teorias nunca excluíram a possibilidade de uma velocidade superluminal. Um objeto não pode viajar na velocidade da luz porque a quantidade de massa necessária seria infinita, o que não acontece em velocidades acima da luz.

  • Marcio Melo:

    Não me espantaria em descobrir que são nossas ondas de rádio em ritmo de “bate e volta”

  • Fabio:

    Do artigo original:

    Yet it does seem to be moving – and fast: its apparent sideways velocity is four times the speed of light. Such apparent “superluminal” motion has been seen before in high-speed jets of material squirted out by some black holes.

    APPARENT. Nem precisar ter doutorado em língua inglesa pra entender o que isso significa, mas afeta drasticamente a compreensão do artigo. Tá precisando de um revisor?

  • Fabio:

    QUATRO VEZES A VELOCIDADE DA LUZ?

    Coitado do Einstein, se mexeu no túmulo agora.

Deixe seu comentário!