Os 5 maiores riscos relacionados a enchentes

Por , em 20.03.2012

Muitas regiões do planeta, principalmente as áreas urbanas, são frequentemente assoladas por enchentes. As mudanças climáticas têm colaborado para um aumento desses índices, devido à notável elevação da média mensal de chuvas em várias áreas.

Logo depois de uma tragédia, em geral, as autoridades calculam o total do prejuízo a partir de danos em construções e outros recursos materiais da cidade. Mas nessa conta não entra o custo público em saúde, que pode ser verificado a partir de várias consequências do desastre. Confira cinco danos “humanos” que as enchentes proporcionam:

5 – Afogar-se tentando dirigir

Em regiões nas cidades atingidas por enxurradas, é comum que os motoristas tentem dirigir em meio à água até conseguir escapar para um lugar seguro, às vezes contra a correnteza. Em 2010, 44% das mortes em enchentes nos EUA aconteceram dentro de carros.

4 – Contaminação da água da enchente

A maioria das pessoas pode pensar que o problema de contaminação em enchentes só acontece em países pobres, sem saneamento, em que doenças como a leptospirose são facilmente disseminadas.

Mas é um engano: existem mais de cem vírus, bactérias e parasitas que são agentes causadores de doenças nestas situações. Esgoto, derivados de petróleo, pesticidas, herbicidas e excrementos animais estão entre os principais perigos encontrados nestas águas.

3 – Mofo tóxico nas casas

Muitas residências são invadidas pelas águas, em alguns casos a níveis superiores de um metro de altura. Depois da enxurrada, as casas precisam secar lentamente por dentro, e é muito comum que as paredes juntem mofo e bolor. Sem tratamento, os fungos tomam conta dos aposentos e representam um grave risco à saúde dos moradores, especialmente a pessoas com reações alérgicas mais aguçadas.

2 – Contaminação de água em locais de entretenimento

Esse perigo é especialmente alto em áreas litorâneas. Não é nada fácil limpar e purificar uma piscina pública, um lago para banhistas ou até mesmo uma praia depois que suas águas entram em contato com um leque tão amplo de imundícies.

1 – Retorno do esgoto aos encanamentos

Dependendo da estrutura sanitária da cidade, da capacidade de vazão líquida das ruas e do local onde estão as casas, os habitantes correm um risco seriíssimo. Algumas vezes, a pressão do volume de esgoto por baixo da terra empurra os dejetos de volta à superfície, e o líquido pode voltar pelo encanamento até chegar novamente às residências. Você pode imaginar quão desagradável isso é. [Live Science]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

6 comentários

  • Isabeli Mel:

    Só sabem reclamar, não é culpa dos governantes que os bueiros entopem.

    Pode-se dizer que 90% das enchentes aqui no Brasil é culpa do infeliz que não consegue jogar lixo no lixo.

  • Mario:

    essa nº1 é meio sensacionalista.

  • claudemir da silva:

    é um desafio constante ter q enfrentar uma enchente

  • Flor de Lis:

    Ô vida difícil a de quem enfrenta enchente todo ano… E os governantes só pensando em se apoderar de mais um pouquinho da verba pública não preparam as cidades pra cheia dos rios, e no fim só o povo “paga o pato”.

  • João da cru\ vieira leite:

    Bastante desagradavel e constrangedor,sempre temos que ficar
    atento a estes hecatômbes.

  • jose ajosilaudof eliciano mendes:

    hoje preecisamos nos tornar profissionais de enchentes,pois as populações ribeirinhas, todo ano enfrenta esse problema, e o governo espera acontecer para tomar providencias. o governo tem peena do nosso bolso, vai.

Deixe seu comentário!