Os ganhadores do Prêmio Nobel ficam ricos?

Por , em 13.10.2010

Os ganhadores do Prêmio Nobel são bastante prestigiados pela sociedade, mas será que eles se beneficiam financeiramente pelas suas pesquisas e descobertas?

Apesar de ganharem o valor de 2,49 milhões de reais (valor do Prêmio Nobel nos últimos nove anos), a maioria dos vencedores não se torna milionário. Até porque, muitas vezes esse dinheiro é compartilhado por até três pessoas em um determinado campo. Em seguida, os fundos são tributados.

O que resta ainda é uma quantia significativa. Mas a maioria dos ganhadores não se aposenta, nem abandona seus trabalhos nas universidades. Também não é raro os cientistas, que tem situação financeira bem estabelecida, acabarem doando o dinheiro para universidades ou instituições de caridade – afinal eles não vivem apenas do Nobel, muitos podem ganhar um dinheiro extra dando palestras, aulas, aconselhando empresas ou escrevendo livros.

Ainda assim, a principal razão pela qual muitos ganhadores do Prêmio Nobel não ficam ricos é porque suas descobertas são frequentemente atribuídas a trabalhos teóricos pouco compreensíveis. Além disso, as leis da natureza não são patenteáveis. Muitos vencedores do Nobel colaboraram muito para a identificação ou o desenvolvimento de tais leis, mas não há lucro direto para eles.

Alguns ganhadores afirmam que é possível ganhar mais dinheiro após receber o Prêmio Nobel, mas é raro que algum deles conscientemente se aproveite esta oportunidade. Segundo eles, receber o prêmio é um evento cultural, e não financeiro.

Aliás, muitos se sentem até desconfortáveis de entrar no mundo dos negócios, trabalhando para empresas, por exemplo. Historicamente, a maioria dos cientistas do período do Renascimento ao século 19 já eram de família rica e mesmo assim era inadequado para eles ganhar dinheiro trabalhando, porque isso era considerado a antítese dos valores da ciência, que inclui virtudes como o desinteresse e o desprendimento das coisas materiais e da sociedade em geral.

Claro que hoje o enriquecimento pessoal através da pesquisa científica não é mais inaceitável, mas muitos ainda o consideram um tabu, especialmente na área da biologia e da medicina.

Mas nada disso significa que não existam ganhadores do Prêmio Nobel que sejam ricos. Só que a maioria deles conseguiu sua fortuna por consequências após ter vencido o prêmio. Porém, existem outras vantagens de se ganhar o Nobel. O prêmio dá aos cientistas um status de celebridade em seu campo. Segundo um dos vencedores, ganhar o prêmio dá a oportunidade de fazer coisas que você tinha vontade, como trabalhar com figuras que você sempre quis.

De qualquer forma, se você está querendo ficar rico, digamos que ganhar o Prêmio Nobel não é a maneira mais rápida de se conseguir isso. E, se você for um ganhador, vai ter que aproveitar bastante as oportunidades e fazer seus negócios para se dar bem. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • D.D versao 2.0:

    “Claro que hoje o enriquecimento pessoal através da pesquisa científica não é mais inaceitável,”

    Voto de pobreza é para idiota, em qualquer área ou ideologia.

  • lhana:

    será que a Paz tem preço?
    A PaZ depende de que e de quem?
    mesmo quem nunca vai pensar em querer ganhar dinehiro emtroca do premio do nobel, pode pelo omenos desejar a Paz, ja é uma boa intenção.Mas esse premio com certeza á pra quem fez por merecer.

  • orlando julio da silva:

    SE A DESCOBERTA FOI SÓ DELE,É ÓBIVIO QUE NÃO TEM QUE REPARTIR COM MAIS NINGUÉM.SE FOI UMA EQUIPE, MAIS QUE LÓGICO QUE TEM QUE DIVIDIR.

  • Letícia:

    Se ele tem consicência de que a descoberta não foi só dele está correto dividir o prêmio ,ora. E acredito que o “povo” que ganha o nobel não seja burro 🙂

  • geraldinho:

    Um que deve ter se aproveitado bem da fama é o Paul Krugman, que ganhou o Nobel de economia no ano passado. Eu e mais um monte de gente nunca tinhamos ouvido falar do sujeito, e hoje o nome dele está em todo lugar. O que esse cara dá de entrevista é muita coisa, se ele cobrou 1 dólar de cada já ficou multi milionário.

Deixe seu comentário!