Os rios do mundo inteiro estão em perigo

Por , em 3.10.2010

A água doce é amplamente considerada o recurso mais essencial do mundo – sustenta não apenas as formas de vida vida como também o desenvolvimento econômico. Durante muitos milênios, os humanos têm exercido uma influência crescente sobre os recursos de água doce. Rios, em especial, foram alterados com a construção de barragens, irrigação e outras práticas agrícolas e de engenharia.

Agora, segundo um novo estudo, os rios do mundo inteiro estão em crise, e isso poderia ter um impacto terrível sobre as 5 bilhões de pessoas que vivem perto deles, e que precisam da água doce, bem como para milhares de espécies que os habitam.

As novas descobertas sobre a ameaça aos rios é a primeira iniciativa de escala global para quantificar o impacto de estressores em seres humanos e na biodiversidade ribeirinha. Foram produzidos uma série de mapas que documentam a influência de vários tipos de ameaças à qualidade da água e a vida aquática em sistemas fluviais de todo o planeta.

Nos últimos tempos, a poluição química, a população humana crescente e a redistribuição global de plantas, peixes e outras espécies animais – todas criaturas “invasoras”, que não são originárias do local em que se encontram – tiveram efeitos de longo prazo sobre os rios e seus habitantes aquáticos.

Então, os pesquisadores criaram mapas integrados com 23 diferentes itens, como poluição, barragens e represas, uso excessivo de água, escoamento agrícola, perda de zonas úmidas, e introdução de espécies invasoras, e os fundiram em um único índice. No passado, foram feitos estudos que lidaram com um problema de cada vez. Mas a pesquisa recente oferece uma imagem mais rica e mais significativa, pois todas as ameaças foram consideradas simultaneamente.

Os pesquisadores notaram que os rios em diferentes partes do mundo estão sujeitos a tipos semelhantes de problemas, independentemente da sua presença em um país desenvolvido ou em desenvolvimento. Alguns desses impasses são a intensificação da agricultura, o desenvolvimento industrial, a modificação do habitat ao redor do rio e outros fatores.

Alguns dos mais altos níveis de ameaça estão nos rios dos Estados Unidos e da Europa. Segundo os pesquisadores, os americanos pensam que seus problemas de poluição da água estão sob controle, mas o fato é que eles ainda enfrentam desafios enormes.

Os cientistas também disseram que os rios representam a única fonte de recursos hídricos renováveis para os seres humanos, e que após o mapeamento destas diversas fontes de ameaça, eles puderam observar uma síndrome global de degradação dos rios.

Um dos objetivos do projeto é apoiar protocolos internacionais que serão utilizados para proteger os sistemas de água no mundo. [OurAmazingPlanet]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Missao Tanizaki:

    Biotecnologia–ÉTICA de Interesse da HUMANIDADE & A G U A P É

    Prezados Cidadãos Brasileiros & Interessados pelo AGUAPÉ,

    A Equipe BR do AGUAPÉ por meio deste ALERTA informa as Autoridades Mundiais que as “MENTIRAS que se tornam VERDADES” precisam ser COMBATIDAS, com ÉTICA, como o Maior INIMIGO da HUMANIDADE.

    Na QUESTÃO das Mudanças Climáticas que preocupam Muitas Autoridades Mundiais, o PETRÓLEO & Seus MALEFÍCIOS chegam a ser IRRISÓRIOS se for comparado ao que o CARVÃO MINERAL pode causar ao Planeta TERRA & BIODIVERSIDADE, onde inclui–se a própria HUMANIDADE – Essa QUESTÃO vem sendo conduzida / tratada de forma EQUIVOCADA porque as Autoridades Mundiais não tem percebido como as “MENTIRAS que se tornam VERDADES” ou porque muitos são INDIVÍDUOS NÃO–ÉTICOS.

    Tudo que vem sem realizado para Combater as Mudanças Climáticas é INSUFICIENTE para evitar a PIOR de todas as CATÁSTROFES, essa afirmação tem por base ao FATO que segue.

    As RESERVAS do PETRÓLEO devem se esgotar em 40 a 60 anos e o CARVÃO MINERAL levará entre 150 a 200 anos – facilmente percebemos que a HUMANIDADE ainda NÃO ENXERGOU o Seu MAIOR INIMIGO & PERIGO.

    Biotecnologia–ÉTICA de Interesse da HUMANIDADE & AGUAPÉ: a nossa PROPOSTA é a de desenvolver o AGUAPÉ TRANSGÊNICO que poderá / deverá ser utilizadas nas Fazendas Marinhas, para a Produção & Industrialização do AGUAPÉ, em MEGA ESCALA, visando a Substituição TOTAL do PETRÓLEO & CARVÃO MINERAL, certo que conseguiremos efetivar a mais AMPLA DESPOLUIÇÃO das suas ÁGUAS.

    OBSERVAÇÃO: recomendamos a VOCÊ contribuir para uma Ampla DIVULGAÇÃO quanto ao exposto, se acredita em Biotecnologia–ÉTICA & Química VERDE.

    NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradeçerão.

    LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do A G U A P É
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

  • Missao Tanizaki:

    Nem TUDO requer Enormes Investimentos

    Prezado Cidadão Brasileiro,

    Por devemos COMEÇAR com o AGUAPÉ ? ? ? ? ?

    A Equipe BR do AGUAPÉ tem procurado mostrar à Sociedade Brasileira por onde se deve começar quando se BUSCA / LUTA, visando estabelecer o nosso Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    Percebemos que os ESFORÇOS são de MUITOS, porém observa–se que a RESULTANTE tende a ser NULA porque não está ocorrendo um DIRECIONAMENTO SÁBIO – FORÇAS em Direções Opostas se ANULAM & RECURSOS acabam indo para o RALO, como tem ocorrido com o BIODIESEL (Um TIRO no PÉ) ! ! ! ! ! !

    No Governo Passado muitos acreditavam que a Mamona seria a Matéria-Prima para o BIODIESEL e hoje sabemos que foi um ERRO INFANTIL. Também afirmamos que a GLICERINA poderia se tornar um Grande Poluidor porque não teria onde utilizá–lo.

    Acertamos & Continuar Acertando ! ! ! ! ! !

    Aqui deixamos mais um Importante ALERTA:

    A Sociedade Brasileira precisa aprender a SOMAR ESFORÇOS, caso contrário Muito RECURSO vai para o RALO e isso não pode mais ser aceito, pois os outros PAÍSES CONCORRENTES não admitem isso já a um Bom Tempo, certo que é um FREIO para o próprio DESENVOLVIMENTO.

    A maioria das Tecnologias e Matérias–Primas atualmente utilizadas são POLUIDORAS por isso a HUMANIDADE começou a passar a investir na Química VERDE – aqui neste PONTO a Equipe BR do AGUAPÉ tem procurado deixar outro ALERTA: é preciso estabelecer primeiro as Matérias–Primas que apresentam características apropriadas que possam ser importantes para a Preservação do Meio Ambiente & Biodiversidade – todas as matérias–primas que vem sendo objetos de Estudos e / ou Pesquisas apenas absorvem o Gás Carbônico – na visão da Equipe BR do AGUAPÉ, todos estão cometendo um Novo Grave ERRO, pois não estão focando os Demais POLUENTES que poderá se tornar FATAL para toda Biodiversidade do Planeta Terra.

    A Equipe BR do AGUAPÉ adotou a Planta Aquática (O AGUAPÉ) porque ELA própria se revelou DESPOLUIDORA das ÁGUAS. Sempre preocupamos com a POLUIÇÃO e sempre soubemos que ELA vai parar nas ÁGUAS – A ÁGUA é a BASE da VIDA, portanto é fácil perceber que é FUNDAMENTAL dar PROPRIDADE na Preservação / Conservação das ÁGUAS de todo o Planeta TERRA.

    Escolhemos o AGUAPÉ, também, porque os NÃO – ÉTICOS levaram Mudas / Sementes dessa Nossa Espécie VEGETAL e depois passaram a denominá – la de PRAGA. Trata– se de mais uma “Mentira que quiseram transformar em VERDADE”, mas LUTAMOS para desfazer a IMAGEM DENEGRIDA e acreditamos que a tornaremos no Mais Importante VEGETAL Brasileiro que a NATUREZA nos deixou para promover o nosso Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    A Equipe BR do AGUAPÉ tem, com muita persistência, afirmado que o AGUAPÉ tem de IMEDIATO algumas APLICAÇÕES ao ALCANCE dos Pequenos Produtores que podem torná–los altamente COMPETIVOS, requerendo baixo ou nenhum Investimento Financeiro.

    Os Pequenos Produtores podem utilizar o AGUAPÉ como Adubo VERDE / Adubo ORGÂNICO (BioFertilizantes) na substituição da sua Agropecuária CONVENCIONAL pela Agropecuária ORGÂNICA, compensando / neutralizando todas as suas antigas POLUIÇÕES e contribuindo para promover VIDA mais SAUDÁVEL à toda Sociedade Brasileira. Podem , também, fazer uso do AGUAPÉ no preparo / formulação das RAÇÕES de menor CUSTO.

    Porque os nossos Pequenos Agricultores e mesmo os PESQUISADORES não ousam iniciar a utilização do AGUAPÉ ? ? ? ? ?

    A Equipe BR do AGUAPÉ acredita que a Sociedade Brasileira apresenta uma série de Vícios / Crendices / Traumas de Difíceis Soluções. A Sociedade Brasileira precisa estabelecer Novas Somas de Esforços para Reduzir / Eliminar esses Gravíssimos PROBLEMAS, pois se trata dos fatores ESCRAVIZANTES da Sociedade Brasileira, uma vez que tem comprometido o Desenvolvimento Pessoal, Profissional, entre outros, da maioria dos Nossos Cidadãos Brasileiros.

    CUIDADO: O AGUAPÉ, na maioria das situações, pode estar contaminado por Microorganismos Patogênicos ou Produtos Tóxicos que pode atingir / contaminar as Pessoas Inexperientes e ser FATAL – requer utilização de Sistema de Proteção apropriado.

    NOTA 01: a Equipe BR do AGUAPÉ recomenda ampla utilização do AGUAPÉ à todos que acreditam na Química VERDE.

    NOTA 02: o RELATO da sua Experiência de Vida pode VALER muito mais que RESULTADOS de PESQUISAS NÃO-ÉTICOS, Novas LEIS, entre outros recursos, estabelecidos e aprovados por Deputados / Senadores pouco PREPARADOS para estabelecer as Verdadeiras Soluções para essa e outras QUESTÕES.

    NOTA 03: é de sua RESPONSABILIDADE utilização CORRETA / ÉTICA das INFORMÇÕES repassadas pela Equipe BR do AGUAPÉ.

    NOTA 04: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do AGUAPÉ, te agradeçerão.

    NOTA 05: torne-se DIFERENTE no seu Dia a Dia, certo que no FUTURO, não distante, conseguirá FANTÁSTICOS RESULTADOS que poucos conseguem – na medida do possível inicie o seu DIA, arregaçando as mangas & mãos as obras no cumprimento das suas Obrigações / Deveres, certo que vai Pré-Aquecer a sua MENTE para realizar, com SABEDORIA os TRABALHOS do DIA a DIA, entre OUTROS.

    NOTA 06: a Equipe BR do AGUAPÉ já tomou as iniciativas para a criação da OSCIPE – Equipe BR do AGUAPÉ, visando abrir OFICIALMENTE as PORTAS para toda Sociedade Brasileira, principalmente para os PESQUISADORES, AUTORIDADES e os POLITICOS que se apresentarem Interessados pelo AGUAPÉ.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE – Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    Equipe BR do AGUAPÉ:
    1. Adriane Alves / Prof.POA
    2. Amadeu Elizeu Ribeiro Neto / MAPA
    3. Antônio Ugattis / SP”
    4. Ayrton Jun Ussami / MAPA
    5. Bernardo Sayão / MAPA
    6. Celso Cordeiro Silva / MAPA
    7. FENDEL
    8. Kleber Souza dos Santos / Orgânicos / MAPA
    9. Lázaro Cabral da Costa
    10. Marcus Fonseca
    11. Miguel Nicolau
    12. Missao Tanizaki
    13. Motezuma
    14. MT JR
    15. Murilo Carlos Muniz Veras
    16. RENNER
    17. Rodrigo Batista de Paula
    18. Rogério Lellis
    19. Sylmar / CATI

  • Missao Tanizaki:

    Produção de AGUAPÉ é uma MINA RENOVÁVEL.

    Prezado Cidadão Brasileiro,

    A Equipe BR do AGUAPÉ está ciente que os MINÉRIOS tendem a se ESGOTAR e a POLUIÇÃO tende a PIORAR a QUALIDADE de VIDA dos Seres Humanos porque as DOENÇAS afetarão mais devido a Qualidade dos Alimentos, da ÁGUA e do AR de que necessitamos.

    A Equipe BR do AGUAPÉ já percebeu que a Produção do AGUAPÉ tem tudo, também, além de ser o Substituto Natural do PETRÓLEO POLUIDOR, entre outros, para se tornar a MINA RENOVÁVEL de diversos Produtos / Minerais.

    Através da Fotossíntese no AGUAPÉ o Gás Carbônico é transformado na sua BIOMASSA, com mais de Mil e Uma UTILIDADES – não custa informar que, também, haverá grande Produção de Oxigênio que é fundamental para a VIDA.

    O AGUAPÉ é capaz de retirar das ÁGUAS os POLUENTES, como o Nitrogênio, Fósforo, Cádmio, Chumbo, entre outros (falta PESQUISAS para vários outros MINERAIS POLUENTES) – isso nos faz acreditar que o AGUAPÉ daqui a uma década passará a ser considerada a MINA RENOVÁVEL do MILÊNIO e que será BÁSICO / FUNDAMENTAL para o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    Aos Fiscais Federais Agropecuário já foram ALERTADOS sobre o ESGOTAMENTO MUNDIAL do FÓSFORO – o FÓSFORO é um Ingrediente dos Fertilizantes e sem ELE a Produção Agropecuária Brasileira terá que recorrer ao AGUAPÉ Brasileiro, mas é preciso atuação com SABEDORIA & Soma de Esforços, com iniciativas principalmente dos Fiscais Federais Agropecuários, Produtores Rurais e Empresários, como, também, dos Políticos, Pesquisadores, entre outros.

    CUIDADO: O AGUAPÉ, na maioria das situações, pode estar contaminado por Microorganismos Patogênicos ou Produtos Tóxicos que pode atingir / contaminar as Pessoas Inexperientes e ser FATAL – requer utilização de Sistema de Proteção apropriado.

    NOTA 01: a Equipe BR do AGUAPÉ recomenda ampla utilização do AGUAPÉ à todos que acreditam na Química VERDE.

    NOTA 02: o RELATO da sua Experiência de Vida pode VALER muito mais que RESULTADOS de PESQUISAS NÃO-ÉTICOS, Novas LEIS, entre outros recursos, estabelecidos e aprovados por Deputados / Senadores pouco PREPARADOS para estabelecer as Verdadeiras Soluções para essa e outras QUESTÕES.

    NOTA 03: é de sua RESPONSABILIDADE utilização CORRETA / ÉTICA das INFORMÇÕES repassadas pela Equipe BR do AGUAPÉ.

    NOTA 04: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do AGUAPÉ, te agradeçerão.

    NOTA 05: torne-se DIFERENTE no seu Dia a Dia, certo que no FUTURO, não distante, conseguirá FANTÁSTICOS RESULTADOS que poucos conseguem – na medida do possível inicie o seu DIA, arregaçando as mangas & mãos as obras no cumprimento das suas Obrigações / Deveres, certo que vai Pré-Aquecer a sua MENTE para realizar, com SABEDORIA os TRABALHOS do DIA a DIA, entre OUTROS.

    NOTA 06: a Equipe BR do AGUAPÉ já tomou as iniciativas para a criação da OSCIPE – Equipe BR do AGUAPÉ, visando abrir OFICIALMENTE as PORTAS para toda Sociedade Brasileira, principalmente para os PESQUISADORES, AUTORIDADES e os POLITICOS que se apresentarem Interessados pelo AGUAPÉ.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE – Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    Equipe BR do AGUAPÉ:
    1. Adriane Alves / Prof.POA
    2. Amadeu Elizeu Ribeiro Neto / MAPA
    3. Antônio Ugattis / SP”
    4. Ayrton Jun Ussami / MAPA
    5. Bernardo Sayão / MAPA
    6. Celso Cordeiro Silva / MAPA
    7. FENDEL
    8. Kleber Souza dos Santos / Orgânicos / MAPA
    9. Lázaro Cabral da Costa
    10. Marcus Fonseca
    11. Miguel Nicolau
    12. Missao Tanizaki
    13. Motezuma
    14. MT JR
    15. Murilo Carlos Muniz Veras
    16. RENNER
    17. Rodrigo Batista de Paula
    18. Rogério Lellis
    19. Sylmar / CATI

  • iris bastos de santana:

    as pessoas tem que se concientizar com seus atos

  • Farofa:

    “e isso poderia ter um impacto terrível sobre as 5 bilhões de pessoas que vivem perto deles”

    está certo esse numero 5 bilhões

    não é possivel que apenas 1 bilhão de pessoas morem longes de rios

  • Elizabeth:

    Isso acontece porque as pessoas não tem consciência coletiva. Elas pensam apenas no bem estar imediato delas, não pensam nem no futuro delas próprias.
    Já passou da hora das pessoas se conscientizarem. Será que a ganância e o egoísmo é tão maior que tudo?

  • roseane:

    È muito bom,a pessoa está sempre, bem informada
    Com tudo, o que acontece com o nooso meio ambiente.
    e ficarei grata em receber novos comentarios.

Deixe seu comentário!