Panjat Pinang – o festival do “pau de sebo” da Indonésia

Por , em 6.09.2010

Não pense que o “pau de sebo” é uma tradição única das festas juninas e quermesses brasileiras – na Indonésia, uma espécie diferente da brincadeira é feita desde os dias em que o local era uma colônia holandesa.

O Panjat Pinang é feito para comemorar a independência da Indonésia. Todos os anos, vilas e cidades erguem um tronco de árvore, sem galhos, com vários prêmios pendurados em seu topo. O tronco é coberto, então, com óleo e outras substâncias lisas e todos os homens jovens de cada cidade podem tentar pegar os prêmios.

Como os troncos (normalmente de castanheiras) são muito altos, um único rapaz dificilmente consegue alcançar os prêmios sozinhos, então eles formam equipes. Se você prestar atenção nos objetos presos pode pensar que eles não são lá grandes coisas, mas como os participantes geralmente não são abastados, os prêmios são itens de luxo.

O Panjat Pinang gera vários debates na Indonésia. Alguns acreditam que seja uma forma de ensinar os jovens a trabalhar juntos, outros acham que é um festival degradante. [Oddity Central]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

Deixe seu comentário!