Patrões abusivos podem causar problemas de casamento nos empregados

Por , em 30.11.2011

Seu patrão é abusivo? Se sim, a verdadeira vítima pode ser o seu casamento. De acordo com um novo estudo, o estresse e a tensão causados por patrões abusivos no trabalho têm um efeito negativo sobre a vida matrimonial e familiar dos empregados.

“Pode ser que, como o abuso do supervisor aumenta a tensão na relação, o trabalhador fica menos motivado ou capaz de se
envolver em interações positivas com seu parceiro e outros membros da família”, disse Merideth Ferguson, coautora do estudo.

280 funcionários em tempo integral e seus parceiros foram entrevistados para a pesquisa. As ações ofensivas dos patrões identificadas no estudo incluíram acessos de raiva, crítica pública e rudeza em geral para com os empregados.

Os pesquisadores descobriram uma conexão entre as respostas dos funcionários, quando eles identificaram patrões lhes insultando e quando seus parceiros relataram problemas em casa.

“A evidência ressalta a necessidade das organizações enviarem uma mensagem clara para aqueles em posições de supervisão: que comportamentos hostis e abusivos não serão tolerados”, afirma Dawn Carlson, outro pesquisador do estudo.

No entanto, a pesquisa também descobriu que os funcionários que estavam em relacionamentos mais longos e que tinham mais crianças foram menos afetados pelas ações dos patrões abusivos.

Para combater as ações ofensivas no trabalho, os autores também recomendam que os empregados busquem apoio, seja através de sua empresa ou outras formas de aconselhamento e gestão de estresse, para evitar trazer problemas do local de trabalho para casa.

“Os empregadores devem tomar medidas para evitar ou cessar o abuso, e também oferecer oportunidades para os subordinados gerirem eficazmente as consequências do abuso, evitando que isso afete suas famílias”, disse Carlson.[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • rogerio727:

    às vezes o problema não é o patrão, são os colegas!… Por isso demiti todos os dois da minha vida.

  • rui da silva:

    eu proponho diminui a carga horaria que é de 8 horas diárias para 5 ou 6 diários, assim vai ser gera mais empregos e o trabalhador comum igual a mim vai ter tempo de se recicla e ter uma vida social vai ter mais tempo e proibi horas extras para quem ta fazendo cursos estudando ou uma faculdade.

  • Curioso:

    é por isso que nóis quer se separar da patroa…

  • rui da silva:

    nao tem emprego e quando tem, é uma exigência pra trabalha; nao contratam pessoas idosos, doentes, sem experiencia e com antecedentes criminais. Isso é injustiça nesse mundo cruel de cao; é por isso que ta todo muno virando ladrao; o crime compensa e nao sao humilhados por patroes nojentos. eu proponho diminui a caraga horaria e as proibi horas extras para essas empresas grande contratarem mais pessoas. sao 8 horas honorarias diminui para 5 ou 6 horas diárias e fica proibia horas extra corta so quem quiser fazer nao obriga o trabalhador comum de fazer porque isso é so enrolaçao pra segura o empregado na empresa

    • rogerio727:

      Gostei do teu comentário. Faltou dizer os baixos salário oferecidos. O pior salário mínimo do mundo está no Brasil.

Deixe seu comentário!