Um comercial de televisão ficou notório nos Estados Unidos nos últimos anos. Era da empresa de computadores Macintosh, criadora da Apple. O comercial mostrava uma cena associando um jovem de 20 anos a um laptop e um “coroa” a um PC (da Microsoft), computador que se massificou nos nãos 90. E um site de assistência técnica e dicas para usuários dos Estados Unidos, Hunch, afirma que esse estereótipo realmente se confirma.
A equipe de pesquisadores da Hunch fez um levantamento entre os 338 mil usuários que foram auxiliados pelo site. O questionário perguntava, entre outros tópicos, a “lealdade” dos usuários aos computadores: enquanto 52% se declararam devotos do PC, apenas 25% se disseram adeptos do Mac.
É muito difícil mudar do Windows para um Mac?
Comparando estes dados com as informações sobre os usuários, a Hunch traçou um perfil psicológico e social dos pesquisados. 67 % dos usuários de Mac são formados, enquanto este índice está em 54% entre os seguidores do PC. Os que usam Mac são 80% mais propensos ao vegetarianismo. Usuários de PC, nos EUA, foram retratados tendo hábitos mais como roupas convencionais, refrigerantes populares, jornais conservadores e filmes da cultura americana tradicional. A faixa de usuários do Mac, por outro lado, prefere roupas de grife moderna, limonada, jornais de linguagem mais dinâmica e filmes indie.
Mais importante que estes dados, verificou-se que os usuários da Microsoft estão há mais tempo na condição de compradores de computadores e internautas, ou seja, são os primeiros usuários. De maneira geral, afirma-se que o Mac é computador de jovens, que viveram a adolescência na última década e não estavam inseridos na primeira fase histórica dos computadores, entre os anos 80 e 90. [CNN]