Pescador captura peixe de 200 anos

Por , em 4.07.2013

O peixe bodião de shortraker (Sebastes borealis) é muito esquisito. Ele é bastante comum no Pacífico e é considerado prêmio entre os pescadores de mar profundo – coloridos em tons de laranja, rosa e vermelho, eles podem viver em profundidades de cerca de 1.219 metros.

No último dia 21 de junho, um pescador de Seattle (EUA) capturou um desses peixes, mas o mais impressionante não foi a pesca em si, e sim a idade do espécime de quase 18 quilos: fazia provavelmente dois séculos que a criatura nadava tranquilamente até ser puxado à superfície 16 quilômetros ao largo da costa do Alasca.

“Eu sabia que era anormalmente grande, mas não sabia que era um recorde até o caminho de volta, quando olhei o livro guia do Alasca que estava no barco”, conta Henry Liebman, o pescador responsável pela captura do peixe de 1,04 metro.

ku-medium

O recorde ocorreu perto de Sitka. Troy Tidingco, gerente da Secretaria Estadual de Caça e Pesca do Alasca, disse que o animal ainda está sendo analisado, mas que ele acredita que tem, pelo menos, 200 anos – o que iria bater o recorde atual de 175 anos.

Liebman diz que quer levar o bodião de volta para casa para exibi-lo como troféu, mas forneceu ao departamento uma amostra de tecido do espécime para que os pesquisadores pudessem determinar sua idade exata – eles são capazes de fazer isso contando o número de anéis de crescimento ao longo do osso do ouvido do peixe.

Em 2007, um pescador comercial pegou um bodião de tamanho similar que acabou tendo 115 anos de idade. Surpreendentemente, pesquisadores da Associação Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA dizem que o peixe ainda estava fértil no momento de sua captura.

Os cientistas ainda não entendem completamente a longevidade dos animais. Normalmente, animais menores tendem a viver mais do que os maiores, no entanto, isso não parece ser verdade para o bodião. Em registro atualmente, o mais antigo animal conhecido foi um molusco de 400 anos de idade.[Yahoo, io9]

original

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

23 comentários

  • Luiz Carlos Júnior:

    Eu gosto de pescar… porém, não concordo com o que este cara fez…

  • Alexandre Altmann Lutz:

    HAHAHAHA.
    Quanta hipocrisia vejo por aqui. Realmente é triste ele ter matado o animal, mas vocês acham que as empresas que trazem os peixes para os supermercados e peixarias, aqueles mesmos que vocês compram, devolvem os mais velhos para o mar?
    HA HA HA.

  • Letícia Carvalho:

    Infelizmente esse é só mais um caso de humanos que matam animais por diversão, para bater record ou por qualquer outro motivo banal… Ai depois os seres que se julgam humanos se perguntam porque a natureza se revolta…

  • Rafael Celestino:

    Chega dar nojo em ver a cara de “ser humano”… há inúmeras competições de pesca esportiva onde soltam os peixes de volta ao seu habitat sem precisar matá-lo. O otário em questão, para alimentar seu ego não se contentou em apenas observar, como diz a matéria: fazia provavelmente dois séculos que a criatura nadava tranquilamente até ser puxado à superfície…

    Homens! Desde o princípio acabando com o mundo em que vivemos.

  • Raquel Masil:

    É a sociedade do espetáculo na avenida do tudo pode , pessoal!

  • David Quirino:

    Pescar por que se tem fome, ou para alimentar as populações famintas, já é bastantye trágico, mas, matar por esporte! …Eu nunca esquecerei o que disse o velho macaco, no filme original, embora não me lembre exatamente as palavras, mas, sei que ele disse que o homem é o único primata que mata desnecessáriamente; por prazer… por esporte! Que tal um FDP desses ser mantido vivo por não mais muito tempo; uma vez que já deveria ter idade suficiente para ter um vislumbre de racionalidade… já é um velho idiota… para ser solto num campo de caça aos velhos? …E, quero dizer aqui, que, sou carnívoro por, sendo omnívoro e ter sido habituado a, desde minha mais tenra infância, alimentar-me de outros animais, não consegui, até hoje, adaptar-me a um tipo de alimento que supra completamente a falta do alimento de origem animal, mas, que seria maravilhoso se o ser humano, que dizemos dotado de racionalidade, interessasse-se por clonar carne a partir de nutrientes de origem vegetal, para alimentar-se… é só querer, pois já se clonem órgãos; …seria muito mais fácil simplesmente clonar uma alcatra, ou uma picanha. Há quaser um século atrás, René Barjavel já nos descrevia em seu livro, Devastação, ou, Volta à natureza, um mundo onde onde nem mais se saberia como abater um animal para come-lo. …Manda esse cara ir pescar o avô dele!

  • Raphael Saunders:

    Senti nojo desse cara! Super feliz e sorridente exibindo o pobre peixe, e mesmo sabendo que matou um ser tão antigo, tá super satisfeito e quer exibir como troféu. Será mesmo racional o ser humano?

  • João Alves:

    FUCK HUMANS!!!!

  • Daniel Miyamura:

    “Normalmente, animais menores tendem a viver mais do que os maiores…” Em via de regra, não seria o contrário?

  • Ronaldo Guisoni:

    Apos 200 anos, tinha que aparecer um imbecil sorridente a exibir seu trofeu de idiota. Humanos…!

  • Marina Soares:

    Que ridículo! O bicho vive por 200 anos tranquilo e dai vem um humano idiota desses matar pra expor.

  • Marli Glória Garcia:

    Pôxa vida! Ele deveria ter fotografado o animal e devolvido o mesmo ao seu habitat. Onde já se viu tirar uma vida de dois séculos somente para bater um record. Quem será o animal? Eita ser humano! Humano ?!?!?!?

  • EDSONSALE:

    Que F.D.P. Matar o pobre animal …200 anos interrompido por um “animal”

  • Andreina Silva:

    Perfeito. O cara vai se “divertir”, mata um peixe que poderia ir muito além de 200 anos e vem se exibir com fotografia, sorrindo como se fosse a coisa mais perfeita do mundo ter matado o peixe apenas por matar.
    Ótimo! É isso mesmo ser humano. Continue destruindo tudo o que tem na natureza.

  • Nara Letícia Vieira Rocha:

    “(…) fazia provavelmente dois séculos que a criatura nadava TRANQUILAMENTE até ser puxado à superfície 16 quilômetros ao largo da costa do Alasca.”

  • Harima779:

    Ele deveria ter devolvido o animal para agua.

  • Ronmatos:

    O ilustríssimo mata um animal de 200 anos e ainda sai sorrindo na foto, ele devia era sentir vergonha.

  • PHAS:

    Belos comentários, amigos. Vocês me fizeram ter ainda alguma esperança na humanidade.

  • Ulisses Eleodoro Dos Santos:

    Olha felicidade….o pai dele tem quantos anos…será que seria legal ser pescado e tratado como record…

  • Valdeir:

    Os americanos adoram matar qualquer coisa que se mova. Vejam o vídeo do weakleaks mostrando a matança de civis no Iraque. Pior, agora o Assange é que fica preso na embaixada.

  • Marco Rodrigues:

    Eeee! Ele matou um bicho de 200 anos por diversão! Yay, humanos!

    • Jonatas:

      Ele interrompeu uma vida que ainda poderia ir mais longe além dos dois séculos. Existe ciência melhor pra estudar idade animal, na minha opinião a pesca devia ser proibida quando a atividade é apenas esporte ou industrial – sendo a industrial a que mais mata criaturas marinhas e talvez levado a extinção espécies que nem chegamos a conhecer – *e não de sobrevivência.

  • Islan Victor Oliveira:

    E é motivo de exibição matar um animal com essa idade só por diversão?

Deixe seu comentário!