Pesquisa descobre que homens casados são mais agradáveis e simpáticos

Por , em 9.12.2010

Segundo um novo estudo, os homens tendem a se comportar melhor quando são casados. Isso pode ser devido a dois motivos: ou porque o casamento provavelmente ajudou a melhorar o seu comportamento, ou porque os homens agradáveis são mais propensos a se casar.

A pesquisa está incluída em um debate de longa data entre cientistas, quanto ao porque homens casados mostram qualidades menos associadas com transtorno de personalidade anti-social, tais como o comportamento criminoso, mentira, agressão e falta de remorso. Será que é porque o casamento os transforma, ou porque os homens menos desagradáveis são mais propensos a se casar?

A resposta: um pouco de ambos. Os pesquisadores descobriram que homens com menos qualidades desagradáveis tinham mais chances de se casar. Mas entre os homens que se casaram, alguns mostraram sinais de melhora no mau comportamento após a união.

Segundo os pesquisadores, os homens casados não eram tão anti-sociais, para começar, e quando se casaram, ficaram ainda menos anti-sociais. Os resultados ajudam a explicar outras descobertas consistentes de que os homens casados cometem menos crimes. Um estudo recente, por exemplo, mostrou que o casamento foi associado com uma redução de 35% na criminalidade.

Historicamente, os estudos também descobriram que pessoas casadas tendem a ser mais saudáveis do que as solteiras, embora pesquisas recentes sugiram que a vantagem de saúde do casamento pode estar desaparecendo. Ainda assim, as pessoas casadas tendem a viver mais, ser menos deprimidas, e sofrem menos com doenças cardíacas e derrames.

Os pesquisadores adotaram uma nova abordagem para estudar a ligação entre o casamento e o transtorno de personalidade anti-social. Eles seguiram 289 pares de gêmeos por 12 anos, entre as idades de 17 e 29 anos. Mais de metade eram gêmeos idênticos, o que significa que compartilhavam todos os seus genes e, principalmente, ambiente da infância, já que foram criados na mesma casa.

Os homens que se casaram durante o período do estudo, cerca de 60%, apresentaram menos comportamentos anti-sociais nas idades de 17 e 20 anos, sugerindo que os homens com mais dessas características são menos propensos a se casar.

Especificamente, aos 29 anos de idade, os homens solteiros tinham uma média de 1,3 comportamentos anti-sociais, em comparação com 0,8 entre os homens casados.

No entanto, entre os gêmeos idênticos, nos quais um era casado e outro não, o gêmeo casado tinha menos comportamentos anti-sociais depois da união do que o gêmeo não-casado. Dado que os gêmeos idênticos têm características genéticas semelhantes e foram criados no mesmo ambiente na infância, eles deveriam ter as mesmas tendências anti-sociais. Portanto, os resultados indicam que o casamento ajudou a eliminar os maus comportamentos.

Não está claro por que os comportamentos dos homens podem melhorar depois do casamento, mas os pesquisadores têm algumas teorias. Os homens casados podem passar mais tempo com suas esposas do que com seus amigos, e os maus comportamentos tais como a delinquência e o consumo excessivo de álcool tendem a ser atividades de grupo. Além disso, os homens casados “têm mais a perder” se forem pegos fazendo atividades ilegais. Eles também podem se importar com o que seus cônjuges pensam.

Também não é claro por que os homens com mais comportamentos anti-sociais são menos propensos a se casar. Os cientistas afirmam que eles provavelmente não são os solteiros mais cobiçados, pois são mais propensos ao roubo, agressão, e outras coisas. E para os homens com essas tendências, o casamento pode não ser tão atraente também.

Os pesquisadores não sabem se a mesma tendência é verdadeira para mulheres, já que elas são menos propensas a ter comportamentos anti-sociais. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • RAMON VALDES:

    NAUM DO CASO DO ROGER ABDEL MACID!

  • Reynaldo Andrade:

    Eu também concordo em partes, explico, o homem é mais simpático sim , depois do casamento, ele esta vivendo um sonho assim como ela também , mas é muito mais ele, porque nós os homens somos muitos ingênuos, achamos que estamos abafando, o primeiro ano é tudo amor, paixão, o segundo manézão, já é convivencia, vc, casou mesmo né, do terceiro em diante é tolerancia até vc, ficar cosacocheio, aí se separa, o que vém mané? PENSÃO Alimentícia, isso analizando pacificamente, depois o resto meu se já sabe, e se não sabe, vai vendo meu……..

  • Marie:

    uma coisa não tem a ver com a outra. há um imenso numero de criminosos e pessoas violentas casadas. Estão querendo promover o casamento. Esta matéria é marketing.

  • grace romao:

    Um amigo aqui ao lado deu a solução: casado é mais simpático pra outras moças porque casado se escreve com S,
    não com P.

  • Marcos Psiq:

    De modo geral, só consegue casar e manter-se casado quem tem mais estabilidade emocional, maior capacidade de tolerância a frustrações e limitações do casamento, essas pessoas geralmente tem uma boa saude mental.

    E, pessoas com boa saude mental geralmente são mais agradaveis e simpaticas… Então, a pesquisa confirma o que já se esperava.

  • Romero:

    Homem casado tá morto…

  • Sheik Ghalib:

    Na pesquisa poderia ter verificado se os casados eram recém-casados ou de longa data. Pois no início o casamento é legal, mas com o tempo a mulher se torna uma chata reclamona e fode todo casamento. Pra mim essa pesquisa deve ter visto somente caras casados com menos de 5 anos de união, só pode.

  • ana paula camoesas:

    Muito interessante esse estudo.Mas em que grupo ficam aqueles que dão tareias de morte,nas mulheres,todos os dias? E cada vez há mais disso.

Deixe seu comentário!