Ícone do site HypeScience

Pesquisadores russos são feitos reféns por ursos polares no Ártico

Cientistas russos foram feitos reféns por ursos polares por vários dias em uma estação de pesquisa meteorológica no Ártico. A estação fica na ilha de Troynoy no mar Kara, e pelo menos 10 ursos adultos e alguns filhotes cercaram a estrutura.

Uma fêmea passou quatro noites escondida embaixo da construção e quebrou algumas janelas da estrutura. Na tentativa de espantar os animais, todo o estoque de sinalizadores foi utilizado e um dos dois cães dos pesquisadores foi morto por um urso. Isso impediu que os cinco cientistas saíssem da estação para realizar observações meteorológicas em outros locais.

A agência de observação climática orientou os pesquisadores a não sairem da estação a não ser que fosse absolutamente necessário e para continuar apenas com as observações possíveis. Um helicóptero foi enviado com mais sinalizadores e cães nesta quarta-feira (14).

“No final de outubro ou no começo de novembro as águas do litoral da ilha vão congelar e os ursos vão deixar a ilha em busca de alimento”, explica o porta-voz da agência.

Ursos polares estão na lista e espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e também no livro de espécies protegidas pelo governo Russo. A caça aos ursos polares está banida no país desde 1957. [Russian News Agency]

Sair da versão mobile